Olá,
Encaminho a edição 22/2019 - período de 1º a 30 de Novembro de 2019 da Newsletter MercadoComum Online.
Os Destaques Especiais são:

-  O XXIII Ranking MercadoComum de Empresas Mineiras - 2019/2018, pioneiro em seu gênero no Estado.

- Debate Econômico: Não é culpa do governo Romeu Zema, mas Minas caiu para o 8º lugar no Ranking de  Competitividade Nacional;

- 56,5% dos municípios de MG têm gestão fiscal crítica;

- Premiados os vencedores do XXI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores e do XI Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico
Sinta-se à vontade em compartilhar esta edição junto a colegas e amigos.

Para acessar a edição completa de MC: CLIQUE AQUI.

Abraços Especiais,

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Presidente/Editor Geral

XXIII Ranking de Empresas de Minas Gerais
 
Estamos trazendo novamente a nossos leitores o estudo intitulado XXIII Ranking MercadoComum de Empresas Mineiras – 2019/2018 que, anualmente, vem sendo realizado pela MinasPart – Desenvolvimento Econômico e Empresarial Ltda. – pioneiro e inédito em seu gênero em Minas Gerais. Ressaltamos nossas premiações XI Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico ASEMG/MercadoComum, nesta edição, com destaque para o economista Paulo Brant, vice-governador do Estado, agraciado com o título de Desenvolvimentista do Ano, assim como o XXI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial, com a missão de valorizar as empresas com sede em Minas e que teve como destaque, o Instituto Hermes Pardini e como Personalidade Empresarial, o médico Roberto Santoro.
 

Noite do “Oscar da Economia Mineira 2019”: Premiadas as melhores e maiores empresas e as pessoas que mais se destacaram na luta pelo desenvolvimento econômico
MercadoComum premiou os vencedores do XXI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas 2018/2019 durante solenidade realizada no Espaço Institucional ACMinas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas, em Belo Horizonte – MG, no dia 24 de outubro. Após a solenidade de premiação foi realizado coquetel de confraternização, para cerca de 300 convidados especiais.Considerada há muito como a Festa do PIB Mineiro ou a Noite do Oscar da Economia de Minas Gerais, a premiação teve, mais uma vez, o objetivo de homenagear um conjunto de empresas que mais se destacaram em Minas Gerais durante os anos de 2018/2019, em função de suas atividades econômicas, desempenho operacional e equilíbrio econômico financeiro.

Assista ao vídeo completo da solenidade de premiação.

 

Debate Econômico: Não é culpa do governo Romeu Zema, mas Minas caiu para o 8º lugar no Ranking de Competitivi-dade Nacional

*Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Estudo elaborado pelo Centro de Lideranças Públicas com pesquisa técnica da Tendências Consultoria e da Unidade de Inteligência da revista britânica The Economist divulgado no dia 18 de outubro, revela que Minas Gerais é o 8º Estado mais competitivo, em que pese ser a terceira maior economia e a 2ª maior população do País. No ranking geral, Minas Gerais atingiu 54,3 pontos – o que significa que o Estado caiu duas posições em relação ao ano passado.

Grupo Pardini recebe quatro premiações
 
A festa do Oscar da Economia Mineira premiou profissionais e empresas, por suas atividades econômicas, desempenho operacional e resultados financeiros, no dia 24 de outubro, na sede da ACMinas (Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais), em Belo Horizonte. O XXI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas homenageou em quatro categorias, o Grupo Pardini – um dos maiores players de Medicina Diagnóstica do país, formado por 12 empresas, com atuação nacional. A companhia, aos 60 anos, se consolida como uma referência em saúde.


Entrevista exclusiva com o Dr. Roberto Santoro – presidente executivo do Grupo Pardini
Chegamos aos 60 anos orgulhosos das nossas conquistas. Nosso grupo está entre os maiores e mais respeitados players de Medicina Diagnóstica do país. Somos 12 empresas, mais de 6 mil colaboradores, atuamos em todos os estados brasileiros. Somos pautados pela constante busca por inovação e tecnologia que gere valor para o cliente, seja o paciente ou o laboratório parceiro.

IFGF: 56,5% dos municípios de MG têm gestão fiscal crítica
 
Mais da metade dos municípios de Minas Gerais (56,5%) têm gestão fiscal crítica e 31,2% tem situação difícil. Apenas 12,2% das cidades possuem gestão fiscal boa ou excelente. É o que aponta o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados fiscais oficiais de 2018. Belo Horizonte, apesar da 36ª posição entre os municípios mineiros, alcançou nota máxima em dois indicadores do índice e conquistou a nona melhor posição no ranking das capitais.
Avaliação na reforma administrativa

José Pastore

O governo se prepara para dar início à reforma do serviço público. Dentre as várias medidas a serem tomadas, a avaliação dos servidores é uma tarefa crucial”. Leia o artigo na integra.

Leia Mais >
 
O aprendizado do príncipe de Abrantes

Neste artigo do economista Paulo Rabello de Castro ele revela que “Ainda é cedo para saber se o Brasil terá vantagens comerciais palpáveis. Por enquanto, os acordos são mais genéricos. Porém, podemos afirmar que o presidente lucrou com sua abertura de cabeça. A China não come criancinhas, apesar de ter seus presos políticos”. Leia o artigo na íntegra.
 
 
 
 
CPI de Brumadinho da Câmara apresenta relatório final das investigações

Documento lido pelo relator, deputado Rogério Correia, pede indiciamento da Vale, TÜV SÜD e outros 22 envolvidos e criação de um observatório permanente.Por cerca de três horas, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), relator da CPI de Brumadinho da Câmara, apresentou no dia 29 de outubro o relatório final sobre o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro deste ano.O referido relatório foi votado em 5 de novembro, quando completam cinco anos do rompimento da barragem do Córrego do Fundão, em Mariana.
 
 
O exemplo chileno: o PIB de um país expressa a verdade da nação?
*Jaime Vita Roso
Leia Mais >
A indústria brasileira e a baixa participação na economia nacional
Leia Mais >
A próxima década da indústria brasileira
*Por Fabiano Lourenço
Leia Mais >
Faculdade Unimed expande atuação com inauguração de nova sede
Leia Mais >
A balança comercial reflete o baixo dinamismo da economia mundial e da economia brasileira
Leia Mais >

Bravo Caminhões assume operação da MAN Volkswagen em Minas Gerais

Leia Mais >

CDL/BH e PUC Minas realizam parceria para fomentar a conexão entre o meio acadêmico e o mercado
Leia Mais >

VLI anuncia novo diretor-presidente
Leia Mais >

Helibras anuncia mudanças em sua Diretoria
Leia Mais >

Cargill anuncia mudança no comando das suas operações no Brasil
Leia Mais >

Estreia na Casa de Juscelino
Leia Mais >

Passageiros com necessidades especiais podem solicitar assistência
Leia Mais >

Novo marco legal do saneamento causa insegurança jurídica no país
Leia Mais >

Desenvolvimento sustentável de Itabira foi tema de evento na cidade
Leia Mais >

“Mineirão: a gente honra a nossa camisa” é a nova campanha do Gigante da Pampulha
Leia Mais >

Vice-presidente da República e ministro da Economia confirmam presença no ENAEX 2019
Leia Mais >

Uruguai entre os 10 melhores países para visitar em 2020
Leia Mais >

Santuário do Caraça é opção inusitada para eventos corporativos
Leia Mais >

 
 

Enviado por MercadoComum
www.mercadocomum.com