Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

A história da Troller começa em 1994, em Fortaleza, quando o empresário Mario Araripe resolveu construir, na cidade de Horizonte, um fora de estrada que pudesse ir além das trilhas e do fora de estrada e encarar também as dunas do Ceará. Tudo mudou alguns anos depois, quando a Ford do Brasil adquiriu a marca, investiu milhões de dólares e passou a contar a historia de uma maneira muito mais profissional. Ao longo dos anos o Troller foi ganhando confiabilidade e um público cada vez mais fiel ao seu estilo estradeiro e que transpira aventura. Segundo a marca ele é mais que um utilitário, representa um estilo de vida para os seus fãs, um modo de ser e pensar. É um veículo que distingue seus proprietários, escolhido por quem quer chegar onde ninguém consegue e ter boas histórias para contar. Todo o processo de produção do utilitário foi então revisto e modernizado, incorporando a experiência da marca em todas as fases do projeto, desde o desenvolvimento à manufatura e controle de qualidade.

Evolução

Em 2013, o utilitário ganhou novo motor 3.2 Diesel com turbo de geometria variável. Em 2014, o Troller T4 passou por sua primeira grande transformação com o lançamento do modelo de nova geração, que modernizou o design e introduziu vários aprimoramentos sem abrir mão da robustez e vocação off-road. A mudança incluiu também uma completa remodelação da fábrica e dos processos de manufatura, além da reformulação da rede de concessionárias. O novo Troller T4, porém, começou a fazer sucesso bem antes do lançamento. Foi eleito o melhor conceito do Salão do Automóvel de 2012, onde foi exibido como protótipo TR40. Em 2016, foi lançado o modelo Troller Bold.

Anúncio

Novidades para 2019

Na semana passada a Ford reuniu a imprensa especializada em Itú, no interior de São Paulo para apresentar o que a linha do Troller T4 traz de novidade, o destaque fica para conectividade e o visual que recebeu leves mudanças. São duas novas cores perolizadas – vermelho Toscana e cinza Moscou – e uma exclusiva central multimídia JBL Harmann CP100, com tela capacitiva de 6,5 polegadas sensível ao toque. O novo multimídia inclui rádio AM/FM, conexão Bluetooth, comandos de voz, entrada USB e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Conta com dois pré-amplificadores de linha, câmera de ré opcional e pode receber atualizações via USB. O novo Troller T4 2019 chega com preço de R$133.706 com pintura sólida e R$134.546 com pintura metálica ou perolizada.

Na água e na terra

Valente e robusto do teste drive elaborado pela Ford para apresentação da linha 2019 fez parte uma trilha com alguns trechos bem radicais, onde pode ser testada toda capacidade off-road do modelo, inclusive uma travessia por um rio com agua quase chegando ao nível da maçaneta das portas. Ele passou incólume e despontou inteiro na outra margem. Tudo isso é possível graças aos ângulos de entrada e saída – 51 graus – ângulo de transposição de rampa de 30 graus. O Troller T4 tem força para superar aclive máximo de 45 graus e inclinação lateral de 40 graus, além de atravessar áreas alagadas com até 800 milímetros de profundidade, como em nosso teste. A robustez é garantida pela carroceria de compósito especial, material leve e resistente ao fogo, corrosão e impactos. Seu chassi de aço com perfil retangular fechado amolda-se ao terreno e favorece o contato das rodas com o solo. A carroceria conta com uma estrutura metálica tubular que envolve todo o veículo para a proteção dos ocupantes.

Herança

O motor Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência é uma herança da Ford Ranger e conta com tecnologia de injeção a alta pressão e turbocompressor de geometria variável. Ele disponibiliza o torque máximo de 470 Nm em uma faixa ampla de giro, de 1.700 a 2.500 rpm, para encarar qualquer terreno. A transmissão manual de seis velocidades tem marchas escalonadas para otimizar a economia e aproveitar ao máximo o torque do motor. O comando eletrônico de tração permite selecionar três opções pelo botão no console: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low, para diferentes condições de terreno, privilegiando economia ou a força para superar obstáculos.

Capacidade fora-de-estrada

O sistema de seleção “shift on the fly” permite o acionamento do modo 4×4 High em até 120 km/h. O diferencial traseiro autoblocante, com sistema de bloqueio Trac-Lock, se integra com a tração 4×4. Ele pode atuar parcialmente, transferindo torque para a roda com maior aderência em terrenos difíceis, e também compensa as variações do piso. O freio a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), reconhece o tipo de piso para garantir eficiência e controle nas paradas. Os pneus de uso misto oferecem uma condição equilibrada de uso para rodagem on-road e off-road.

Equipado

No estande do Salão do Automóvel, que aconteceu em novembro passado, foi exibida uma versão do Troller T4 equipado com a linha de acessórios originais da marca, formada por mais de 100 itens de funcionalidade e personalização. Entre eles, snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço, bagageiro e diversos tipos de protetores para quem deseja agregar praticidade nas trilhas. O Troller T4 tem mantido um volume de vendas na faixa de 120 unidades mensais. São dezenove o número de concessionárias autorizadas da marca em todo Brasil, em Belo Horizonte a Trilha Real é a representante e responsável pelas vendas e pós-vendas da Troller. (RC)

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *