Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Depois de ter sido a primeira prefeita da cidade de Três Pontas, na região Sul de Minas Gerais, e também de ser a primeira mulher a presidir a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Conselheira Adriene Barbosa de Faria Andrade, foi eleita no dia 19/12/2012, a primeira mulher Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Com votos de todos os seus pares, a Conselheira foi escolhida em sessão plenária juntamente com o Vice Presidente, Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro, e o Corregedor, Conselheiro Cláudio Couto Terrão. A nova composição toma posse no dia 20 de fevereiro de 2013 e terá dois anos de mandato.

A Conselheira Adriene Andrade vai suceder Wanderley Ávila que enfatizou ter “o maior orgulho de ser o conselheiro que passará às suas mãos a Presidência do Tribunal de Contas, que tem pela frente, com certeza, um futuro de muitas realizações”. Ele também fez questão de ressaltar que em todas as funções que já ocupou em sua vida, a Conselheira Adriene deixou a marca da seriedade, compromisso e responsabilidade. E acrescentou: “além de suas qualidades como ser humano, a sua proficiência, a sua habilidade, sua competência e a sua visão de futuro darão um novo ritmo a esta Casa”.

Em seu primeiro discurso como Presidente eleita, a Conselheira afirmou que assume “com muito entusiasmo, pois esta Casa vivencia um momento ímpar na busca do novo e do contemporâneo, oxigenando e rearticulando rumo à modernidade que os novos tempos exigem, em um processo coletivo em que sentimos o envolvimento e comprometimento de todos os servidores e membros.”

Adriene Andrade acrescentou que “este Tribunal chega a um nível de maturidade que poucos órgãos adquiriram: a condição de conjunto onde sentimos harmonia e união em busca do sucesso.” E fez um convite aos seus pares: “Tenho espírito aberto e desde já solicito o auxílio da experiência vivida e da sabedoria adquirida pelos meus eminentes colegas. Quero extrair deste conselho sapiente – os de ontem e os atuais – a experiência para a condição desta minha nova empreitada.”

A Presidente eleita destacou, ainda, a qualidade dos servidores do TCE: “Temos também invejável material intelectual que são nossos servidores, para os quais continuaremos a dar merecida atenção no que concerne à modernização dos métodos de trabalho e também quanto às condições de crescimento pessoal e humano, porque entendemos que vocês, servidores, são os verdadeiros responsáveis pelo resultado deste Tribunal.”

Formada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, além de ser prefeita de Três Pontas (2001-2004) e de presidir a AMM por dois mandatos, também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Pontas, sendo ainda Delegada Regional Sul II de APAE’s, atuando por 14 anos em defesa das políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades especiais. Foi também membro do Conselho de Administração da Federação Estadual de APAE’S e membro titular do Conselho do Serviço Voluntário de Assistência Social-SERVAS. Teve participação atuante como membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Três Pontas por vários mandatos. Tomou posse como Conselheira do TCEMG em 10 de novembro de 2006.

O Vice-Presidente eleito Sebastião Helvecio tomou posse no Tribunal de Contas em 23 de setembro de 2009. Ele foi o escolhido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e nomeado pelo então Governador Aécio Neves para substituir o Conselheiro Simão Pedro Toledo, falecido em 2009. É Médico, bacharel em Direito, professor universitário, doutor em Saúde Coletiva. Elegeu-se Deputado Estadual, cargo que ocupou por seis legislaturas consecutivas.

Sebastião Helvecio expressou a sua gratidão à Corte de Contas personalizada em todos que ali trabalham e simbolizada na pessoa do Presidente. O Vice-Presidente eleito citou o físico suíço-alemão Paracelsus criador da palavra bombástica: “Os quase três anos de Presidência do Conselheiro Wanderley Ávila foram de compromisso, seriedade e principalmente de inovação, foi um período bombástico.” – enalteceu.

Cláudio Terrão, o Corregedor eleito é proveniente do Ministério Público de Contas, tomou posse como Conselheiro do TCEMG, no dia 22 de dezembro de 2010, após nomeação do Governador Antônio Anastasia. É graduado em Direito e Ciência da Computação. Iniciou sua carreira profissional como militar da Aeronáutica, onde se formou como sargento especialista em aviões. Foi Auditor-Tributário do Município do Recife, Auditor-Fiscal do Trabalho, Auditor-Fiscal da Previdencia Social e Procurador Federal.

O Conselheiro Cláudio Terrão também parabenizou o Presidente que, em seu segundo mandato, “soube conduzir com serenidade uma gestão já iniciada pelo Conselheiro Antônio Andrada”

Contas do Governo

Na mesma sessão, o Conselheiro Eduardo Carone Costa foi designado como relator das Contas do Governador relativas ao exercício de 2013. O Conselheiro José Alves Viana será o revisor e Gilberto Diniz o Auditor do Balanço Geral do Estado.

Foi anunciada ainda a composição das Câmaras para biênio 2013/2014. A Primeira Câmara será formada pelos conselheiros Sebastião Helvecio (Presidente), Wanderley Ávila, José Alves Viana e pelo Auditor Hamilton Coelho.

Irão compor a Segunda Câmara os conselheiros Eduardo Carone Costa (P)residente), Cláudio Terrão, Mauri Torres e os auditores Gilberto Diniz e Licurgo Mourão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *