Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Por mais um ano consecutivo, o Supermercados BH foi eleito o principal estabelecimento do gênero pelos entrevistados do XX Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2015. Desta vez, o reconhecimento veio em dupla: a empresa faturou os troféus na categoria Liderança, pela atuação em Belo Horizonte, e na categoria Excelência, pelo desempenho no interior do estado.  
A rede, fundada por Pedro Lourenço de Oliveira, conta atualmente com 140 lojas em Minas Gerais, responsáveis pelo faturamento de R$ 3,4 bilhões em 2014, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Estes números devem ainda ser incrementados pela abertura das 29 novas lojas previstas para os próximos três anos, com um aporte de R$ 40 milhões, mostrando assim toda a força do empresário no setor. 
Com sede em Contagem, município localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Supermercados BH deve também receber investimentos para a construção de um terceiro centro de distribuição, que será usado para armazenar produtos da linha seca e terá capacidade de 10 mil m². Assim, a rede passará a operar com a capacidade total de 22 mil m², o suficiente para atender a demanda da empresa em um período de cinco há dez anos. 
A rede de Supermercados BH não para de crescer e suas responsabilidades e deveres também não. Cientes do seu papel junto à comunidade, a empresa tem relevante atuação social junto às principais instituições no entorno aos seus pontos de venda e, só para citar um exemplo, gera aproximadamente 13.300 empregos diretos. 
Hoje, os maiores consumidores da rede são das classes C, D e E, mas este público vem sendo continuamente ampliado graças à relação de proximidade entre gestão, colaboradores e clientes, o que possibilitou ao empresário conhecer a fundo as expectativas do seu o público-alvo e entender suas demandas. Inicialmente, cada loja aberta era estudada e planejada visando atender a comunidade onde se estabeleceria, processo que se mantém até os dias atuais, mostrando que a história da Rede de Supermercados BH é resultado de muito trabalho e também de muitas conquistas.
Entre as áreas de atuação do Supermercados BH estão Belo Horizonte e Região Metropolitana (Contagem, Caeté, Santa Luzia, Ribeirão Das Neves, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Sabará, Vespasiano, Sarzedo, Betim, Igarapé, Pedro Leopoldo, Juatuba, Mário Campos e Esmeraldas), e o interior de Minas Gerais, nas cidades de Abaeté, Bom Despacho , Carandaí, Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Divinópolis, Congonhas, Lagoa da Prata, Ouro Branco, Montes Claros, Pirapora, Bocaiuva, Várzea da Palma, Itabirito, Pompéu, Prudente de Moraes e Matozinhos. 
O criador da rede, Pedro Lourenço de Oliveira, nasceu em Paineiras, no interior de Minas Gerais, no ano de 1955. Filho de dona de casa e lavrador, começou a trabalhar ainda criança, aos seis anos, ajudando o pai na lida. Como a família era grande e os recursos eram escassos, ainda jovem e apenas com o curso de ensino fundamental básico, aos 18 anos mudou-se para a capital mineira, Belo Horizonte, em busca de trabalho. 
Sua trajetória profissional no varejo teve início na empresa Casas da Banha (CB Merci), primeiramente como repositor e depois foi encarregado de mercearia. Com bom relacionamento, esforços e desempenhando bem as funções que lhe eram designadas, gradativamente o hoje empresário foi conquistando a confiança e merecendo a ascensão para outras funções. Em 1981, começou a trabalhar no Carrefour, como vendedor de eletrodomésticos. Em 1984, tornou-se gerente de loja nos Supermercados Dragão.
Em 1989, foi indicado para assumir a supervisão de vendas do Ferreirão, uma empresa atacadista capixaba, com uma central de distribuição em Belo Horizonte. Empenhado e comprometido com o ramo varejista, em 1996, o visionário empreendedor resolveu investir neste setor, abrindo sua primeira loja, com apenas três check outs, 12 empregados e 300 m² de área de venda, na cidade de Santa Luzia. Em 1996, trabalhou como vendedor de café, percorrendo várias cidades e adquirindo mais conhecimento do mercado varejista mineiro. 
Deu-se início então a um trabalho árduo em uma área em que Lourenço já dominava. O empresário se orgulha de sua trajetória e mantém a simplicidade de um bom mineiro, que não abre mão dos laços estreitos com a família e com os amigos, como um exemplo de dignidade e honradez para aqueles que com ele convivem. Gosta da proximidade com as pessoas, principalmente com seus colaboradores e clientes, exercitando seu lado humanitário sempre que possível.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *