Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

A produção de café em Minas Gerais para a safra 2015 deve superar a marca de 23 milhões de sacas.
Os dados são do 1° Levantamento da Safra de Café, divulgado em janeiro/2015 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A área em produção deve totalizar 973,5 mil hectares, 2,16% abaixo da safra passada, e a produtividade média do estado está estimada em 23,97 sacas de café por hectare, 5,36% acima da safra 2014, mas 10,05% inferior à safra 2013. A cafeicultura está presente em mais de 500 dos 853 municípios mineiros.
Em comparação com a safra 2014, quando ocorreu a inversão da bienalidade do café, observa-se uma tendência de crescimento em torno de 3% da produção, graças principalmente à expansão projetada para a Zona da Mata Mineira e microrregiões do Sul de Minas, que se encontram em período de bienalidade alta. O crescimento também se respalda na recuperação dos preços do café em 2014 e nas condições climáticas favoráveis no período pós-floradas.
No entanto, em comparação à safra 2013, também de bienalidade baixa, há uma expectativa de retração de 15,61%. A maior quebra é esperada na região do Sul de Minas (-21,82%), seguida pela Zona da Mata (-14,29%), Cerrado Mineiro (-4,00%) e Norte de Minas (-1,04%).
As questões climáticas foram novamente marcantes. Embora as precipitações tenham voltado a ocorrer de forma continuada e bem distribuída do final de novembro em diante, os volumes acumulados de precipitação ainda se encontram abaixo da média histórica e as lavouras carregam para a safra 2015 resquícios do impacto negativo.
O estudo reforça ainda que os números projetados traduzem a expectativa atual. As variáveis estarão mais claras e bem definidas a partir de janeiro e fevereiro de 2015, período crítico de enchimento de grãos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *