Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Paulo Queiroga

pqueiroga@terra.com.br

Cenário bucólico de montanhas, a rotina do homem do campo, cavalgadas, visita a museus participar da ordenha no curral. No café da manhã servido no casarão das fazendas, degustação de uma variedade de quitutes e iguarias, experimentando as quitandas mineiras. As Serras rurais do Sul de Minas ficam a 160 km do aeroporto de Guarulhos, SP, a pouco mais de uma hora da capital paulista. Tudo acompanhado da conhecida hospitalidade mineira. Com foco no público paulista, as Serras de Minas oferecem esses programas atraindo turistas para MG com serviços de qualidade. Os municípios incluídos no roteiro são: Camanducaia (inclusive Monte Verde), Cambuí, Extrema, Gonçalves, Córrego do Bom Jesus, Itapeva, Bom Repouso, Pouso Alegre e Senador Amaral. 

Em Monte Verde, cidade mais famosa do roteiro, os termômetros registram 1 grau nas noites mais frias, temperatura ideal para o visitante curtir um clima de montanha, tomando vinho e comendo fondue. Conhecida como a Suíça mineira, a região concentra renomados chefs internacionais, que servem delícias gourmets inspiradas na culinária mineira. Um dos pontos mais valorizados na região é a Fazenda Esperança, com um expressivo acervo histórico, composto por um casarão de 1882, um museu e muitas histórias de cinco gerações da família do proprietário. Além de ser um atrativo para o turista não habituado com a vida no campo, a fazenda dispõe de chalés e um restaurante com produtos feitos na propriedade, inclusive a carne de porco “na lata”, método adotado por tropeiros que usavam a banha de porco para conservar a carne. No sítio Quebelo, os turistas participam de oficinas de artesanato, esculturas ou leitura. No município de Gonçalves, famoso pela sua culinária, a empresa Senhora das Especiarias produz geleias e antepastos. No Recanto do Ipê, o turista pode tomar um café colonial com 28 itens na casa dos proprietários da fazenda, com direito a boas conversas e quitandas disponíveis para venda.
Rota da Cachaça
Indicada para pessoas interessadas em conhecer o processo de produção da cachaça desde a plantação da cana-de-açúcar. Dá ao visitante a possibilidade de experimentar e levar para casa diferentes marcas de destilados de várias cidades da região, além de produtos feitos a partir da cachaça. O passeio tem duração de um ou três dias.
Recantos Rurais – Monte Verde Rural
Monte Verde já é um destino conhecido, mas, nesta programação apresenta novas experiências rurais, como passeio a cavalo, visitas a entrepostos de produção e gastronomia rural. Ver o cultivo de frutas vermelhas, de ervas ou de trutas, provar da hospitalidade mineira em um almoço caseiro. É possível também passar por uma reserva de samambaiaçu, planta ameaçada de extinção, e conhecer um moinho de pedra. Isso tudo sem deixar de visitar os encantos da vila de Monte Verde, num agradável passeio de, pelo menos, dois dias.
Rota Fernão Dias – Na Trilha dos Bandeirantes
Em dois dias de passeio, o visitante tem a oportunidade de percorrer sítios e fazendas começando por Extrema, cidade que separa os estados Minas e São Paulo. No Recanto do Ipê será possível tomar um “Café Mineiro, Uai”, antes de conhecer cachoeiras da região. Mas o turista também pode ver a produção de morangos orgânicos, conhecer um alambique e saborear um suculento um leitão à pururuca.
Minas Gourmet nas Serras Rurais
Ofertado ao público interessado em conhecer experts gourmets locais, produção orgânica e agricultores familiares, com a possibilidade de experimentar tradicionais receitas rurais, bem como pratos mais elaborados. Envolve experiências como um passeio de “trenzinho” puxado por trator, o conhecimento da criação de trutas, uma cavalgada e a participação em uma oficina de geleias, além de contato com a natureza. No Bar Libertas será possível conhecer o Thiana, um agricultor e chef de cozinha com muita história para contar. Pode ser ofertado em 1 ou 3 dias, com a possibilidade de hospedagem em pousadas de charme em Extrema, Cambuí ou Gonçalves. Serras Rurais integra um conjunto de 23 roteiros elaborados ou reformulados pelo projeto Talentos do Brasil Rural, que inclui a agricultura familiar entre as principais atrações. O trabalho é resultado de uma parceria entre o Sebrae e os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *