Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Em dezembro de 2010, o FOMIN/BID (Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento), o SEBRAE, a Fundação Getúlio Vargas (Centro de Tecnologia e Sociedade) e o site Facebook se uniram para lançar projeto pioneiro de economia criativa, focado no desenvolvimento da indústria da música do Estado do Rio de Janeiro através do uso das novas tecnologias.

O projeto Estrombo tem o objetivo de capacitar, formalizar e apoiar, ao longo de três anos, pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias. O objetivo é que o mercado se fortaleça e forneça soluções para essa integração com novos canais de distribuição — como, por exemplo, o desenvolvimento de aplicativos para redes sociais e celulares, além da integração de músicas com os games em redes como a Rock Band Network, dentre outras. Este é o primeiro projeto de economia criativa a ser apoiado pelo BID no mundo, e visa servir de modelo para implementação de ações semelhantes em outros países latinoamericanos.

As ações previstas para o projeto Estrombo incluem ainda capacitação presencial e on-line sobre novos modelos de
negócio no ambiente digital, direitos autorais nas novas mídias, empreendedorismo e formalização no mercado da música.

Anúncio

O projeto também mapeará a cadeia produtiva da música do Estado do Rio de Janeiro, como forma de subsidiar políticas
públicas voltadas para o desenvolvimento e formalização do setor, e incentivará a música emergente das periferias, com sua força econômica e circuitos próprios.

Cláudio Rocha Oliveira

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *