O Fim de Ano está ficando pra trás, mas as festas que duram até mais de uma semana deixam pra frente um monte de alimentos que sobraram na comilança.

Um dos produtos campeões de sobra é o Panettone.

Há anos, esse tradicional astro do Natal italiano tornou-se uma iguaria fácil de fazer. Fácil, no sentido de encontrar todos os seus ingredientes. Da farinha aos acessórios, os bons supermercados oferecem produtos, tanto importados quanto nacionais, de boa qualidade.  Até mesmo as batedeiras que quebram um grande galho na hora de fazer a massa são excelentes – no caso do Panettone, as nacionais – tipo Planetária – são ótimas.
 
Para quem ainda não arriscou fazer seu próprio Panettone, aqui vai uma receita básica muito comum no interior da Itália. Não precisa esperar pelo Natal:

Os ingredientes: 540g de farinha de trigo; 1 dl de água morna; 2,5 dl de leite; 60g de fermento fresco; 100g de açúcar; 100g de manteiga;  4 ovos; 1 gema; 100g de passas sem sementes; 50g de nozes picadas.

Como fazer: Aqueça o leite e reserve.
Misture o fermento com a água morna e mexa até dissolver.
Adicione o leite morno, o açúcar, o sal, a manteiga, os ovos, a gema e 360g de farinha.
Com a batedeira na velocidade média, bata até obter uma massa lisa. Mude para uma tijela.
Misture com uma colher de pau (ou com as mãos) enquanto junta o resto da farinha.
Bata bem até se desprender da tigela.
Acrescente as passas e nozes, misture bem.
Cubra a tigela com um pano de cozinha e deixe fermentar em local aquecido até dobrar de volume (o que leva cerca de 2 horas).
Unte com manteiga uma forma de abrir com 25cm de diâmetro, coloque em volta uma tira dobrada de papel alumínio (ou manteiga) de 5 cm de largura.
Coloque a massa na forma.
Cubra novamente com um pano de cozinha e deixe fermentar em local aquecido por mais 1 hora. Aqueça o forno a 170ºC.
Faça a cobertura: bata a clara junto com uma colher de sopa de água e pincele a massa com esta mistura. Misture a farinha de trigo, o açúcar, a canela e a manteiga, até obter uma farofa.
Salpique sobre o panettone e leve ao forno por aproximadamente 1 hora.
Retire deixe esfriar; retire o papel e sirva.
 
Se sobrou Panettone do Natal e Reveillon, você tem várias opções para aproveitar o que ficou. Os Supermercados ainda estão com um estoque considerável do produto. Esta é uma sugestão do italiano Dino di Bellis, um cozinheiro milanês, para você se surpreender com o resultado: 
Ingredientes: 1/4 de panettone; 10 gde manteiga; 2 ovos;1copo de leite; manteiga; creme de confeiteiro. 

Como fazer: picar o Panettone com as mãos em uma tijela; juntar o leite, o açúcar e um ovo batido; untar uma forminha de gateau com 7cm de altura e colocar a mistura até quase encher todo o recipiente; colocar as forminhas num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 160° por 15 minutos. 
Servir quente com o… 
Creme de Confeiteiro: numa caçarola, ferver 400ml de leite com gotas de essência de baunilha; bater as claras de 2 ovos com duas colheres de açúcar até obter uma massa lisa; juntar o leite fervido suavemente à massa, batendo com um fouet até ficar bem incorporado; levar a caçarola ao fogo médio, continuando a bater em parar para não talhar. Quando estiver bem cozido, retirar e servir com o Panettone. 

A outra maneira de aproveitar a sobra é sugerida pelo chef Memmo Biadi, do restaurante Dona Derna, em BH. Modo mais simples, não há:
Cortar o Panettone em fatias da mesma espessura (até 2cm) e molhar com licor de laranja (Arancello, Grand Marnier ou Cointreau); bater 8 gemas (para 10 fatias) com 500ml de creme de leite fresco e molhar o Panettone com essa mistura; dispor as fatias numa assadeira, polvilhar levemente com canela e levar ao forno aquecido a 160°por 15 minutos (ou até que comece a dourar).

Como o Panettone tem um prazo de validade bem longo, se bem armazenado, você pode aproveita-lo até depois do Carnaval. 
 
* Por Sérgio Augusto Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *