Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

MercadoComum divulga, a seguir, os vencedores do XVIII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2015/2016. Os agraciados serão premiados durante solenidade a ocorrer no Espaço Institucional ACMinas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas, em Belo Horizonte – MG, no dia 26 de outubro. Haverá um coquetel de confraternização e espera- se um público de 350 convidados especiais.

As empresas agraciadas com esta premiação foram definidas por processo eminentemente técnico que teve, como sustentação e fundamentação, as informações e dados relativos ao estudo intitulado XX Ranking de Empresas Mineiras, que também está sendo publicado nesta edição de MercadoComum.

O principal elemento que permeou e definiu a escolha das empresas premiadas deste evento é a sua efetiva contribuição à economia e ao desenvolvimento de Minas Gerais, com a preponderante determinação de fatores determinantes como: agregação de valor; inovação e absorção tecnológica; expansão de vendas; integração nacional e internacional; governança corporativa; competitividade e produtividade; geração de riqueza; transparência; liquidez; geração de renda e emprego; contribuição de impostos; EBITDA; sustentabilidade; respeito ao consumidor; “compliance” e integração junto à sociedade da qual participa e integra; visão de futuro.

Considerada há muito a Festa do PIB Mineiro ou a Noite do Oscar da Economia de Minas Gerais, a atual versão da premiação tem, mais uma vez, o objetivo de homenagear um conjunto de empresas que mais se destacaram em Minas Gerais durante os anos de 2015/2016, em função de suas atividades econômicas, desempenho operacional e resultados financeiros.

Uma única pessoa física participa como homenageada deste evento: Tadeu Carneiro, presidente da CBMM – Cia. Brasileira de Metalurgia e Mineração, que receberá o título de Personalidade Empresarial do Ano de Minas Gerais.

A escolha do agraciado da Categoria Personalidade Empresarial do Ano de Minas Gerais é realizada por uma Comissão Especial, composta por todos os agraciados anteriores com o mesmo título; pelos membros do Conselho Editorial e Consultivo de MercadoComum; pelos presidentes das principais entidades de classe empresarial do Estado e por consulta, direta e seletiva, a leitores e assinantes da publicação.

 

Personalidade Empresarial do Ano de Minas Gerais

LISTA DOS AGRACIADOS

1998/1999 – FIAT Automóveis S.A. 1999/2000 – CEMIG – Cia. Energética de Minas Gerais
2000/2001 – CEMIG – Cia. Energética de Minas Gerais
2001/2002 – CEMIG – Cia. Energética de Minas Gerais
2002/2003 – CEMIG – Cia. Energética de Minas Gerais
2003/2004 – USIMINAS – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.
2004/2005 – USIMINAS – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.
2005/2006 – USIMINAS – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.
2006/2007 – FIAT Automóveis S.A.
2007/2008 – FIAT Automóveis S.A.
2008/2009 – FIAT Automóveis S.A.
2009/2010 – FIAT Automóveis S.A.
2010/2011 – FIAT Automóveis S.A.
2011/2012 – CEMIG Distribuição S.A.
2012/2013 – FIAT Automóveis S.A.
2013/2014 – FIAT Automóveis S.A.
2014/2015 – CBMM – Cia. Brasileira de Metalurgia e Mineração
2015/2016 – Drogaria Araujo S.A.

A escolha de todos os agraciados, a exemplo das vezes anteriores, obedeceu a critérios rigorosos e estritamente técnicos, dispondo como fundamento essencial a análise dos balanços, das demonstrações de lucros e perdas e os relatórios de administração divulgados pelas empresas, com base no exercício de 2015.

O mais relevante elemento que subsidiou de forma substantiva no levantamento e inventário de todas as informações, como alicerce principal deste estudo, conforme já mencionado, foi o XX Ranking das Empresas Mineira, nele considerados os seus principais índices e indicadores de desempenho das empresas analisadas.

O Ranking das Empresas Mineiras não encontra similar em nível nacional. Vem sendo considerado uma das pesquisas mais relevantes e amplas sobre o desempenho das empresas com sede no Estado.

Presentemente, contemplou a análise de mais de quatro mil empresas que publicaram os seus balanços ou que os remeteram à redação de MC até o dia 18 de agosto último para integrar a base do referido estudo. Desse total, 861 empresas se habilitaram a participar do XX Ranking, sendo: 500 – Empresas agropecuárias, industriais e de serviços 50 – Empresas holdings e de participações/ investimentos 50 – Instituições financeiras, cooperativas de crédito, seguradoras e corretoras 600 – Total de empresas participantes do ranking De outro lado, constitui o estudo numa peça importante na análise da evolução da economia mineira, incluindo em suas estatísticas e comparações, os dados de muitas empresas que não possuem os seus números contemplados em estudos similares em nível nacional. A equipe encarregada de sua realização é liderada pela MinasPart – Desempenho Empresarial e Econômico Ltda., que se encarrega pelo levantamento e inventário das informações, a sua análise e conclusões, desde o início desta iniciativa, há vinte anos.

 

Incluídas entre as 50 empresas da Categoria Melhores e Maiores, são em número de 25 as classificadas na Categoria Empresa Excelência de Minas Gerais. Os seus nomes serão anunciados apenas na hora da solenidade de premiação

Cabe salientar que, praticamente, quase todas as empresas compreendidas neste estudo e premiação têm, ao longo de sua realização, destacado este evento em seus relatórios anuais. Realmente, este tem sido o grande objetivo desta premiação, que é o de valorizar as empresas e pessoas que efetivamente contribuem para o melhor desempenho da economia e alavancam, com sua eficiência e produtividade, o desenvolvimento socioeconômico de Minas.
 

 

Relação dos agraciados e categorias da premiação

1 – PERSONALIDADE EMPRESARIAL DO ANO DE MINAS GERAIS
– Tadeu Carneiro – Presidente do Grupo CBMM-Cia. Bras. Met. Mineração

2 – EMPRESA DO ANO DE MINAS GERAIS
– Drogaria Araujo S.A

3 – EMPRESA EXCELÊNCIA DE MINAS GERAIS
Os nomes dessas empresas serão divulgados durante a solenidade de premiação

4 – 50 MELHORES E MAIORES EMPRESAS DE MINAS GERAIS – EM ORDEM ALFABÉTICA

5 – INICIATIVA CULTURAL
– Museu de Artes e Ofícios/SESIMINAS

6 – INICIATIVA PÚBLICA
– Projeto Integração Regional Aérea – CODEMIG
– Minas Digital/SEED – (Startups and Entrepreneurship Ecosystem
Development (Secret. Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais)

7 – INICIATIVA DO SETOR PRIVADO
– Conexão Empresarial de Tiradentes – VB Comunicação

8 – TRADIÇÃO E PERPETUIDADE
– Associação Comercial e Empresarial de Minas – 115 anos
– Usiminas S.A. – 60 anos
– FAEMG – Federação da Agricultura e Pec. Est. M. Gerais – 60 Anos
– Unimed-BH – 45 anos
– Fundação Dom Cabral – 40 anos
– Clamper – Ind. Com. S.A. – 25 anos
– Supermercados BH – 20 anos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *