Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Compra de equipamentos, obras de ampliação e modernização, treinamento e reestruturação financeira estão entre os itens que podem ser financiados

 

O governador Geraldo Alckmin anunciou no dia 10 de maio, durante o 22º Congresso da Fehosp, em Campinas, o acesso das Santas Casas do Estado de São Paulo a uma linha de crédito com juros subsidiados pelo governo paulista. As instituições já podem acessar o financiamento por meio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, contando com taxas de juros e prazos de pagamento diferenciados para apoiar a reestruturação de endividamentos e fortalecer a capacidade dos atendimentos.

“A Saúde é a maior preocupação da população e as Santas Casas são a retaguarda do sistema. O financiamento da Desenvolve SP dará fôlego a essas instituições, além de contribuir para a melhoria do atendimento. Até o momento, a agência já recebeu 310 milhões em pedidos”, disse o governador.

Anúncio

As taxas de juros aplicadas a essas operações, com recursos da linha de crédito BNDES Saúde, são compostas pela TJLP + remuneração do BNDES + remuneração do agente repassador, nesse caso a Desenvolve SP. Como forma de incentivar a recuperação das Santas Casas, o Governo do Estado irá subsidiar a remuneração a ser paga para a Desenvolve SP, desde que as instituições estejam em dia com as prestações. Dessa forma, as taxas serão reduzidas em 2% e o custo final para tomar será a partir de 5,9% ao ano para projetos e modernização e 6,5% ao ano para reestruturação financeira.

Entre os itens que podem ser financiados estão a aquisição de equipamentos, móveis, importação de máquinas, compra de softwares, gastos com pesquisa e capacitação técnica, treinamento de pessoal e reestruturação do endividamento bancário e com fornecedores, entre outros. Para saber a lista completa, assim como os requisitos necessários para acessar o financiamento, consulte a página da Desenvolve SP na internet. “Além de apoiar a recuperação das Santas Casas e garantir a continuidade dos atendimentos, vamos possibilitar que as instituições ampliem seus leitos e o número de procedimentos médicos”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

O Estado de São Paulo concentra mais de 1 mil hospitais filantrópicos, cerca de 50% do total das instituições do País. Segundo um relatório elaborado pela Câmara dos Deputados e a Federação das Santas Casas, o setor, que atravessa uma severa crise financeira, é responsável por 45% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Governo de São Paulo vai fazer funcionar a linha do BNDES Saúde”, disse o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

A Desenvolve SP, instituição financeira do Governo do Estado, acaba de atingir R$ 1 bilhão em financiamentos voltados ao crescimento das empresas e ao desenvolvimento da economia paulista, se tornando a mais jovem agência de fomento do País a alcançar esse número. A instituição financia empresas com faturamento anual a partir de R$ 360 mil, com taxas de juros a partir de 0,41% ao mês (+IPC/FIPE) e prazos de até 10 anos.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *