Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Quando a cultura se une à educação e à ciência com o intuito de superar barreiras geográficas e sociais, o céu passa a ser o limite. E é isso o que está acontecendo neste exato instante no nordeste do Brasil, através da iniciativa revolucionária de um neurocientista brasileiro com sotaque internacional.

Idealizada, viabilizada e dirigida por Miguel Nicolelis, o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont atua no sertão nordestino, utilizando os conhecimentos das áreas de educação, saúde materno-infantil, neurociências e neuroengenharia para “promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira”. Para isso, o instituto mantém hoje três centros de educação científica, além do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.

Nos centros de educação científica (CECs) são oferecidas, todos os anos, 1.400 vagas para alunos de escolas públicas que estejam cursando séries do segundo segmento do ensino fundamental. Lá, eles têm a oportunidade de frequentar oficinas de educação científica no contraturno do ensino regular, nas áreas de ciência e tecnologia, biologia, química, física, história, arte, robótica, comunicação e meio ambiente. Os trabalhos são desenvolvidos em turmas de até 25 alunos e sob orientação pedagógica de dois educadores por oficina. Os CECs estão localizados em Natal (RN), Macaíba (RN) e Serrinha (BA).

Anúncio

Já o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), localizado em Macaíba (RN), é dedicado à formação, ao desenvolvimento e à educação permanente de profissionais de saúde, atuando como serviço de referência em saúde materno-infantil. O CEPS possui convênio firmado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo objetivo é proporcionar cenário de práticas para as atividades acadêmicas e estágio curricular obrigatório aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN. O Centro conta ainda com uma equipe multidisciplinar de preceptores cuja diretriz básica de trabalho é a perspectiva da educação e da ação interprofissional. Todos os serviços prestados à população são oferecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Finalmente, o Instituto Internacional de Neuro-ciências Edmond e Lily Safra, localizado em Macaíba (RN), desenvolve pesquisas em duas linhas temáticas principais: interface cérebro-máquina e neuromodulação. O IIN-ELS é pioneiro ao oferecer o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, certificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde o início das atividades do curso, em 2013, já foram recebidos 32 alu-nos oriundos de todas as regiões do país.

Museus

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 15ª Semana de Museus, que ocorre entre 15 e 21 de maio, irá realizar mais de 3 mil eventos em todo o País. A temporada cultural, que celebra o Dia Internacional de Museus, contará com programações em 1.070 museus e instituições de memória localizadas em 485 cida-des de 26 estados.

Em 2017, ao completar 15 anos de existência, o evento tem sido um importante fator de promoção e valorização dos museus brasileiros, assim como de ampliação do acesso da nossa população à cultura. Em 2016, a Semana de Museus gerou para as instituições participantes um aumento de 79% no número de visitantes durante seu período de abrangência, segundo dados de pesquisa realizada pelo Ibram. Quanto ao impacto econômico, houve crescimento de 21% na geração de emprego e renda pelo setor.

Curtas

Estão abertas até 28 de abril as inscrições para a quarta edição do Prêmio BDMG Cultural/Fundação Clóvis Salgado de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. O concurso se divide em duas categorias – estreante e não-es-treante –, sendo que cada uma delas elegerá dois vencedores. Estes, por sua vez, receberão prêmios de R$ 30.000 e R$ 50.000, respectivamente. Os projetos selecionados ainda poderão contar com consultoria técnica de profissional com larga experiência cinematográfica. Mais informações na Gerência de Cinema da FCS, que fica dentro do prédio do Palácio das Artes.  

Lei Rouanet

O Minc divulgou nova Instrução Nor-mativa alterando a Lei Rouanet nos seguin-tes aspectos:  


» A partir de agora, a prestação de contas será feita em tempo real, através de um novo modelo de transação eletrônica;

» Foram definidos novos limites para a captação de recursos, no que se refere a:

1) valor de cada item orçamentário;

2) preço de venda dos produtos culturais resultantes;

3) lucratividade do projeto;

4) percentual gasto com divulgação;

» Há flexibilização dos limites para projetos integralmente realizados nas regiões norte, nordeste e centro-oeste; » Serão priorizados projetos que já tenham captado 10% dos recursos do orçamento aprovado.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *