Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Por: Cláudio Rocha Oliveira

 

O ano de 2013 foi marcado pelo forte desempenho dos filmes brasileiros nas salas de exibição, segundo informa o relatório da ANCINE. Destaque para duas marcas históricas: o maior público desde a retomada (27,8 milhões de espectadores) e o maior número de lançamentos da história do cinema brasileiro (127 estreias nacionais).

No acumulado do ano, o mercado de salas de exibição somou 149,5 milhões de ingressos vendidos, com renda de mais de R$ 1,7 bilhão – o maior patamar das duas últimas décadas. O crescimento de público foi semelhante ao verificado em 2012, com incremento de 2%, enquanto a renda teve alta de 8,6%. A presença de público nos filmes brasileiros chegou ao fim do ano em 18,6%, um crescimento de mais de 77% em relação a 2012. O bom desempenho é resultado de um número maior de obras brasileiras que atingiram mais de um milhão de espectadores.

Nos últimos anos, em média, cinco títulos superaram essa marca a cada ano. Em 2013, foram dez obras brasileiras com mais de um milhão de ingressos vendidos. O número de títulos brasileiros com mais de 100 mil espectadores também aumentou, passando de 17 obras em 2012 para 24 em 2013. Ao todo, quatro filmes brasileiros estiveram entre as 20 maiores bilheterias do ano.

Entre os 127 títulos brasileiros lançados em 2013, foram 75 obras de ficção, 50 documentários e 2 animações, o que representa um pequeno aumento na proporção de ficções sobre o total de estreias em relação a 2012. Os lançamentos brasileiros somaram quase 7.500 salas em suas semanas de estreia – uma expansão de 42% em relação a 2012.

Por outro lado, os filmes estrangeiros tiveram queda de público em relação ao ano anterior (redução de 7%), sendo que a renda se manteve estável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *