A Cabify (http://cabify.com) e a BID Invest anunciam um financiamento de US$ 70 milhões, concedida pela entidade financeira à plataforma de mobilidade urbana. Trata-se de um acordo inédito e o maior para empresas privadas. As organizações se reuniram em Lima (Peru) para formalizar o anúncio da parceria financeira e foram coanfitriões do painel de especialistas sobre "Desafios e Oportunidades da nova Economia Digital para promover inclusão financeira e previdência social para profissionais autônomos".
 
O financiamento permitirá a Cabify reforçar suas ações em favor de cidades mais inteligentes, melhorar a vida dos cidadãos e este projeto em conjunto comprova a preocupação da Cabify em gerar impactos positivos na sociedade. Como startup que nasceu dentro da nova economia digital, a plataforma ocupa hoje uma posição de liderança quando se trata de fornecer soluções para as disparidades econômicas e os desafios sociais e ambientais mais críticos que afetam atualmente os países da América Latina. A operação, a primeira realizada pelo BID Invest e estruturada por meio de produto financeiro inovador para uma empresa de modelo de negócio digital em mobildiade urbana, permitirá que o Grupo BID desempenhe um papel importante na evolução da mobilidade urbana na América Latina e Caribe.
 
O crédito, que incluiu a mobilização de fundos como o Blue like an Orange Sustainable Capital Fund, será destinado principalmente para três áreas: melhora da mobilidade urbana, permitindo que a Cabify aumente as opções de serviços oferecidos a consumidores e empresas; a otimização da qualidade do serviço; fomento à inovação, tendo um plano para melhorar as oportunidades de renda dos motoristas parceiros e que aumente a inclusão financeira e ajude no acesso a benefícios sociais.
 
O anúncio do financiamento ocorreu durante o painel "Desafios e Oportunidades da nova Economia Digital". A Cabify e o BID Invest foram coanfitriões do encontro de especialistas para promover inclusão financeira e previdência social para profissionais independentes no Peru. A Cabify considera ter papel relevante na geração de renda para grupos socioeconômicos de difícil inserção no mercado de trabalho e procura contribuir para a solução de importantes desafios relacionados o bem-estar social e o futuro dos condutores, além de promover sua inclusão financeira e, consequente, melhoria socioeconômica no futuro. Seu modelo de negócios transparente, digital e jurídico permite a rastreabilidade das operações e transações e, portanto, representa uma oportunidade para formalizar a economia na América Latina.
 
"Olhamos atentamente vários grupos relacionados ao nosso mercado e um deles é o de motoristas parceiros. Entre os principais perfis reunidos no grupo estão jovens, desempregados que tiveram dificuldade em retornar ao mercado de trabalho, pessoas com mais de 45 anos e mulheres que são responsáveis por sustentar a família. Todos encontram na plataforma uma modelo de trabalho autônomo sustentável, flexível e seguro. Acreditamos que colaborando com a luta contra a desigualdade social e econômica, que certamente é um dos principais desafios enfrentados pela região. Os aliados estratégicos, como a BID Invest, nos permitirá replicar nosso impacto positivo não apenas nas cidades, mas também naqueles que dão vida diariamente aos nossos ambientes urbanos", afirma Juan de Antonio, fundador da Cabify.
 
"Nós vemos na Cabify um esforço genuíno para contribuir na resolução de alguns dos desafios de desenvolvimento e inclusão financeira na região. As ações para profissionalizar e formalizar grupos, que normalmente estão fora da economia formal e também do sistema bancário e da previdência, são diferenciais chaves do modelo de negócio da empresa e, sem dúvida, um aliado do nosso trabalho", diz Gema Sacristán, Diretora Geral de Negócios da BID Invest.
 
O projeto financiado pela BID Invest está alinhado com a missão da Cabify de tornar as cidades um lugar melhor para viver, torná-las mais sustentáveis e também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à agenda 2030, os quais foram incluídos nos objetivos da empresa ao aderir o Pacto Global da ONU. "Essas metas são ambiciosas e alcançá-las não será possível sem um esforço com soluções disruptivas, escaláveis e, acima de tudo, que gerem uma transformação sistêmica. E, para isso, não poderíamos contar um aliado melhor que a BID Invest", conclui Juan Antonio.
Sobre a Cabify
A Cabify, empresa signatária do Pacto Global da ONU, conecta usuários e empresas por meio de soluções de transporte que melhor atendam as necessidades da população. Seu principal objetivo é transformar as cidades em um melhor lugar para viver. Para isso, procura descongestionar as ruas ao oferecer, por meio da tecnologia, alternativas de mobilidade seguras e de qualidade. Em 2019, a Cabify integrou sua equipe de liderança com a da Easy, duas empresas da holding Maxi Mobility, além de incluir a categoria "Taxi" em sua plataforma. Este movimento estratégico faz parte dos planos da Cabify para criar um modelo de mobilidade como serviço (MaaS) líder na América Latina e Europa, capaz de oferecer mais serviços a seus motoristas parceiros e taxistas, assim como mais opções de transporte para seus passageiros. 
Fundada em 2011, em Madri (Espanha), a Cabify expandiu para a América Latina depois de poucos meses do início da operação. A empresa está presente atualmente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Uruguai, Portugal e República Dominicana, com atuação adequada para atender as necessidades de cada uma das mais de 130 cidades em que opera. Com uma equipe predominantemente latina, a Cabify se destaca no setor por apostar em profissionais locais, gerando empregos de alto valor em uma indústria que está sendo transformada pela tecnologia e pela inovação. A Cabify mantém como compromisso ser uma companhia com ações dedicadas à responsabilidade social e alinhada com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos em pela ONU, sendo a primeira MaaS na América Latina a compensar 100% das emissões de CO2 geradas em sua operação.
 
Sobre BID Invest
 
BID Invest busca ser o banco de soluções do setor privado para a América Latina e Caribe. Apoiamos projetos que incentivam a energia limpa, modernização da agricultura, fortalecimento dos sistemas de transporte, expandir o acesso ao financiamento. Projetos que têm um impacto significativo e contribuem com o desenvolvimento sustentável da região.
 
Em linha com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nosso compromisso é com o crescimento econômico e a inclusão social, conceitos centrais da nossa identidade como parte do Grupo BID. A diferença é que nós nos concentramos no setor privado. Como braço de investimento no setor privado do Grupo BID, conhecemos bem a região. Há hubs em Buenos Aires, Bogotá, Cidade do Panamá e Porto Espanha, assim como representantes em toda a região, trabalhamos onde estão nossos clientes e podemos oferecer a eles soluções de financiamento personalizado e consultoria especializada no mercado e setor em que operam.
 
Além disso, trabalhamos em conjunto com o BID, aproveitando sua experiência e diálogo permanente com o setor público, para facilitar as relações de negócios. As sinergias dentro do Grupo BID nos permitem proporcionar um melhor serviço a nossos clientes e produzir melhores resultados para o desenvolvimento, em estreita colaboração com nossos doadores e parceiros.
 
A BID Invest é gerida por 45 países, sendo que 26 deles estão localizados na região da América Latina e do Caribe. O poder de voto de cada país é proporcional a quantidade de ações que possuem do BID Invest.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *