Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Dados do Global Dynamism Index (GDI) 2013, da Grant Thornton mostram que o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países que criam os melhores ambientes para o crescimento dos negócios, o maior retrocesso dentre os BRICs. Apesar de performar a pior queda, o Brasil ocupa o 42ª lugar, ainda na frente da Rússia – 43ª colocada com queda de 3 posições e da Índia, no 48º posto e queda de 6 postos em relação ao ano passado. A China se distanciou com larga vantagem do grupo de países em desenvolvimento e está em 3° lugar do ranking geral, atrás apenas de Austrália e Chile.

O melhor desempenho do Brasil nas cinco categorias do GDI foi no quesito ambiente financeiro (14ª posição), seguido pelo ambiente para desenvolvimento de negócios (36ª). Já os piores resultados estão em ciência e tecnologia (40º), economia e crescimento (45º) e trabalho e capital humano (53º).

Leandro Scalquette, sócio da Grant Thornton Brasil, ressalta que o resultado reflete o baixo crescimento da economia brasileira em 2012 – de apenas 0,9% – e também as recentes manifestações populares que se iniciaram pelo incremento da tarifa no transporte público. “Vivemos em um cenário de pouco crescimento econômico, aumento da inflação e o fim de expansão gerada por alta das commodities e do crédito. Apesar das promessas do governo no sentido de maior transparência política, as políticas econômicas permanecem confusas e arriscadas na visão dos investidores”.

“Mesmo em uma posição adversa, a Rússia se mostra confiante com os preços de suas commodities no mercado global e com o pacote de medidas econômicas que incluem investimentos em infraestrutura e pequenas e médias empresas. Já a Índia aposta na abertura de setores chave de sua economia para investimentos externos como forma de reverter o cenário econômico de desvalorização da rúpia e crescimento em queda”, explica o sócio da Grant Thornton no Brasil.

O relatório mostra que a China se distanciou dos BRICs ancorada principalmente em investimentos nas áreas de P&D, TI e produtividade no trabalho e que está lidando com a desaceleração da economia de forma mais eficiente do que seus pares. “Há dez anos, a China era atrativa basicamente por oferecer mão de obra barata. No entanto, o aumento dos salários e o surgimento de uma nova classe de consumidores chamaram a atenção do investidor estrangeiro para o mercado local, não apenas tipo exportação, como no passado. Ainda há muitas questões regulatórias para serem aprimoradas, mesmo assim, as oportunidades são muito grandes para serem ignoradas”, afirma Scalquette.

 

Sobre o Global Dynamism Index

O Global Dynamism Index (GDI) da Grant Thornton é um projeto anual de pesquisa conduzido pela Economist Intelligence Unit (EIU). Seu objetivo é avaliar os ambientes de crescimento de negócios de 60 das maiores economias do mundo, classificando-as por meio de 22 indicadores de dinamismo em cinco categorias. Dinamismo refere-se às alterações da economia que atuam no sentido de acelerar as taxas de crescimento. Para saber mais, acesse: www.gti.org/gdi ou www. globaldynamismindex.com.

 

Sobre a Grant Thornton International Ltd

Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

 

Sobre a Grant Thornton Brasil

A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *