Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

MercadoComum está realizando neste mês de maio mais uma versão da Premiação Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais. Os vencedores deste 20º Prêmio Top of Mind, bem como o processo da escolha, estão descritos a seguir. Os resultados foram apurados após pesquisa contratada com exclusividade para esta publicação, realizada em dezembro de 2014 e janeiro de 2015 por Instituto Olhar – Pesquisa e Informação Estratégica.
A amostra utilizada pela pesquisa foi composta por 1.571 entrevistas domiciliares – 621 das quais realizadas em Belo Horizonte e 950 entre os maiores municípios de Minas Gerais, de acordo com a sua população e potencial de consumo, conforme critério adotado na realização do IPC-Índice de Potencial de Consumo.
Para o cálculo do Top of Mind foram efetuadas as ponderações tendo como base a representatividade da Capital e cidades do interior do Estado. A margem de erro global associada a este estudo é de 2,5%, para o intervalo de confiança de 95,0%. Isso significa que, se a pesquisa fosse realizada outras mil vezes, o resultado seria praticamente o mesmo em 950 vezes.
Estabeleceu-se uma amostra de 1546 entrevistas nas 23 maiores cidades de Minas Gerais considerando o seu percentual de participação no IPC (Índice de Potencial de Consumo), que representa 49,12% da população estadual total. Logo, o número de entrevistas em cada cidade foi proporcional ao IPC dela. Após a aplicação dos questionários obteve-se uma amostra de 1571 entrevistas. Além disso, a amostra foi selecionada proporcionalmente ao sexo e a faixa etária. As definições de margem de erro da pesquisa levaram em consideração um intervalo de confiança de 95%, alcançado 4% de erro amostral para a capital Belo Horizonte, 3,2% para o interior (para o somatório de todos os municípios) e 2,5% para Minas Gerais (Capital mais Interior).
A distribuição das variáveis sexo, idade e renda foram proporcionais aos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, enquanto a variável classe socioeconômica foi baseada no critério de classificação econômica Brasil da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Por se tratar de um estudo cujo foco está diretamente relacionado ao consumo, optou-se por privilegiar as classes e regiões de maior potencial de consumo, tendo sido entrevistados somente moradores de regiões urbanas.
Todas as respostas das entrevistas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados. Neste aspecto, a pesquisa encomendada por MercadoComum pode se diferenciar significativamente das demais, por não levar em conta as segundas, terceiras ou outras respostas por parte dos entrevistados e, ainda, devido ao fato de elas serem exclusivamente espontâneas, não sofrendo qualquer tipo de influência por parte dos entrevistadores. Também, a cada ano são sorteados dez segmentos que deixam de participar da pesquisa e outros dez novos são incluídos, o que permite oferecer uma dinâmica diferente ao público a cada premiação.
A pergunta-chave e considerada como básica da pesquisa, junto aos entrevistados é: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala em ….(por exemplo arroz, cerveja, drogaria, leite etc)?” Os resultados obtidos ganham relevância bastante especial no meio empresarial, de marketing e de comunicação, pois se transformam numa série histórica importante sob o ponto de vista mercadológico.
O significado das  categorias da premiação
 
A marca mais premiada desta edição é a Itambé com três premiações. A Itambé é também é uma das poucas marcas que conquistou todas as versões desde o início desta premiação, sendo a mais premiada de Minas Gerais. 
Todas as marcas vencedoras estarão recebendo, gratuitamente, troféus em aço inox e diplomas, especialmente encomendados para o evento.
A solenidade de premiação ocorre no dia 26 de maio, no auditório do Espaço Amadeus, em Belo Horizonte, seguida de um coquetel de confraternização a todos os participantes e vencedores.
 
 
As marcas mais premiadas de Minas Gerais nestes 20 anos
 

A história do Top of Mind

AS MAIS LEMBRADAS 
As “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais” – ou seja, aquelas dispondo do maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros serão apenas conhecidas e divulgadas durante a solenidade de premiação e consistirá na premiação das dez primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral, além daquelas consideradas como as primeiras classificadas em relação à Capital e Interior do Estado, bem como, no tocante aos grupamentos por Sexo, Faixa Etária e Classe Social.
 
São as seguintes as marcas vencedoras deste 20º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2015:
 
Marcas de Sucesso
 
Relação das marcas vencedoras

 

Marcas vencedoras por categoria
 
 
Marcas vencedoras por segmento
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *