Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Wilson Renato Pereira

Jornalista, psicólogo e psicanalistawrenato.pereira@gmail.com

Como todo projeto bem-sucedido, a Cervejaria Verace (vera cervisiam) começou com um sonho, o mesmo sonho para três pessoas: duas delas apreciadores de uma boa breja e a outra que nem cerveja bebia, por incrível que pareça.

Eduardo Petri e Túlio Silva eram engenheiros em uma multinacional do setor cimenteiro e, por hobby, fabricavam sua própria cerveja em casa. Já Alessandro Fontenelle era consultor financeio na empresa em que seus sócios atuais trabalhavam.

O interesse deles começou em 2015, época de crise na engenharia brasileira, quando perceberam oportunidade no mercado das cervejas artesanais, que crescia 70% ao ano. Decidiram, então, juntar prazer e negócios e, com sua experiência de executivos, investiram na formação cervejeira e aplicaram todas as suas economias no novo empreendimento.

Hoje, Eduardo e Túlio são mestres e sommeliers de cervejas, responsáveis, respectivamente, pelos setores comercial e industrial. Já Alessandro cuida da área de gestão. A eles, vieram se juntar suas mulheres Rivana, Rosana e Valéria, que também são beersommelières e respondem pelas áreas financeira,marketing e pelo Pub Verace.

Tudo aconteceu muito rápido. Em seis meses, a fábrica já estava montada no bairro Jardim Canadá, Nova Lima, município da região metropolitana de Belo Horizon-te. A brassagem dos primeiros 30 mil litros foi em setembro de 2016 e, cinco meses depois, a produção cresceu mais 40 mil litros, chegando depois aos 120 mil litros atuais. Uma nova expansão, de mais 25 mil litros está pre-vista para maio do ano que vem.

A fábrica da Verace conta com equipamentos de última geração, controlados por telemetria, um moderno e bem montado laboratório e planta piloto para desenvolvimento de receitas. Implantada em um espaço de 1.500 metros quadrados, toda essa tecnologia visa obter um padrão ótimo de estabilidade sensorial das cervejas que saem dos fermentadores.

O mercado-alvo da Verace concentra-se nas classes A e B e é formado por consumidores mais exigentes, dispostos a pagar por bebidas feitas com insumos especiais, a maioria importada da Europa e Estados Unidos. Os sócios da empresa fazem questão de ressaltar que não abrem mão de princípios rígidos de gestão, incluindo ética empresarial e definiçãode preços de acordo com o nível dos produtos que fabricam. 

Essa opção pela qualidade, além de bem aceita pelos consumidores, é reconhecida por outros players do mercado de cervejas especiais. Exemplo disso é que a Höfbrauhaus incluiu a Verace como uma das quatro cervejarias brasileiras convidadas da primeira Oktoberfest realizada por essa tradicionalíssima marca fora da Alemanha, este ano, em Belo Horizonte.

Da leve American Premium Lager a uma encorpada Dark Strong Ale, a família de cervejas da Verace nasceu compartilhando o mesmo gene: o das receitas fiéisàs tradicionais escolas cervejeiras e o desafioda inovação em aromas, sabores e experiências sensoriais.

O carro-chefe da empresa são as cervejas Lager e o estilo Pilsen, mas a empresa também investe na produção de cervejas mais complexas e sofisticadas.Atualmente, fazem parte do portfólio Verace os seguintes rótulos:

ALEGRIA NO. 9 

É uma Vienna Lager de coloração avermelhada brilhante. Cerveja clássica, que equilibra o amargor do lúpulo europeu com a presença adocicada de maltes nobres, possui um sabor leve e marcante. Harmoniza com salsichas brancas, risotos leves, queijos mais suaves e saladas com presunto. ABV 5,1%, IBU 19,25.

DJANGO

American Brown Ale que traz equilibrado aroma de café e chocolate amargo, com um leve toque de mel, complementado pela presença marcante de lúpulos americanos cítricos e frutados. Harmoniza com carne assada, grelhada ou cozida, hambúrguer, rabada e trufa de chocolate amargo. ABV5,8%, IBU 31.

1516

German Pilsener clara, brilhante e leve, que se destaca pelo aroma e amargor agradável de lúpulos nobres alemães, com intensas notas aromáticas floraise herbais. Desenvolvida pelo mestre cervejeiro Alfredo Ferreira. Harmoniza com saladas leves, bolinho de bacalhau e casquinha de siri. ABV 4,8%, IBU 38.

ESB

Extra Special Bitter de coloração vermelho-escuro, com uma forte base de malte e disposição de sabores em perfeita combinação. As variedades de lúpulos utilizados são balanceadas por maltes especiais, proporcionando uma ótima sensação no paladar. Desenvolvida pelo mestre cervejeiro Evandro Zanini. Harmoniza com hambúrguer, carne assada, aves de caça. ABV 5,2%, IBU 39.

RHEINGOLD

Weizen com maltes de cevada e trigo, refrescante, com intensa carbonatação e própria para o verão. De coloração alaranjada, não filtrada,com aroma e sabor frutados, também surpreende pela leve picância e cremosidade da espuma. Desenvolvida pelo mestre cervejeiro Evandro Zanini. Harmoniza com comida japonesa, saladas e frutos do mar. ABV 4,7%, IBU 8,2.

Sócios da Verace: Eduardo Petri, Alessandro Fontenellee Túlio Silva

DISTURBED

Double IPA: os lúpulos americanos e australianos originam um amargor marcante, que encontra equilíbrio no corpo, no maracujá e no sutil toque de melão e frutas vermelhas. Harmoniza com carnes gordurosas, linguiça, pizza de calabresa e comida mexicana apimentada. ABV 8,1%, IBU 81.

UAI SO SERIOUS

É uma Lacto IPA, com adição de lactose e doses generosas de coco. Essa cerveja é sedosa e cremosa, tem um caráter tropical marcante e uma lupulagem assertiva, com notas de graviola sentidas no retrogosto. Harmoniza com comidas picantes e condimentadas, como curry e pratos mexicanos, carnes grelhadas, frituras e torta de coco com abacaxi. ABV 6,2%, IBU 63.

MARACUTAIA

“É uma maracutaia do bem”, explica o pessoal da Verace, com senso de humor. A receita é inusitada, fazendo com que essa Fruit Beer ganhe, ao mesmo tempo, a suavidade da pitaia e a citricidade do maracujá. De cor rosa-goiaba, surpreende pela refrescância e sofisticação Harmoniza com carpaccio, cheesecake, torta de limão e morangos. ABV 5,4%, IBU 24.

SYRENA

A Syrena é uma American IPA, um estilo sempre escolhido por quem prefere cervejas muito lupuladas, robustas e ousadas. Bebida clara e forte, de coloração acobreada, tem o lúpulo marcante no aroma e sabor, com intensas notas cítricas e frutadas e amargor equilibrado. Harmoniza com hambúrguer, churrasco, pizza calabresa e carne de porco. ABV 6,5%, IBU 65. 

A CERVEJA DA VEZRIVER FLOW

Mesmo criando receitas bem complexas e inovadoras, a Verace emprega o mesmo esmero para produzir um tipo de cerveja bem tradicional, como a Lager, preferido pela maioria dos apreciadores de bebidas leves. A River Flow é uma American Premium Lager de cor clara, baixo amargor e ótima drinkability. Refrescante e com baixo teor alcoólico, é perfeita para ser consumida à vontade. 

Desenvolvida pelo mestre cervejeiro Evandro Zanini, harmoniza com uma ampla gama de tipos de comida, começando por salada de folhas, pizza de muçarela, frutos do mar e chegando até suculentos churrascos. É melhor apreciada se consumida num copo tipo Lager, em temperaturas de dois a cinco graus. ABV 4,8%, IBU 18.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *