Vantagens do ensino em tempo integral
Vantagens do ensino em tempo integral
Vantagens do ensino em tempo integral
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O ensino integral vai além de manter as crianças mais tempo dentro da escola, e oferece uma formação global aos alunos durante a educação básica.

Nos últimos anos, escolas em tempo integral têm ganhado cada vez mais adeptos, principalmente na educação infantil. O ensino em tempo integral oferece muitos benefícios aos alunos, como a oportunidade de praticar diferentes atividades que ajudem no desenvolvimento crítico, cultural, intelectual, físico e social do aluno.

Além disso, o ensino de forma integral também é uma ótima opção aos pais, pois assim, ficam mais tranquilos quanto a segurança de seus filhos enquanto estão trabalhando. O ensino integral é utilizado por países que são referência em educação, como a Coreia do Sul, o Chile e a Irlanda.

Esse modelo de ensino é uma oportunidade de enriquecer a formação de crianças e adolescentes. E vem ganhando cada vez mais adeptos justamente pelo reconhecimento de novos métodos de ensino diferentes dos tradicionais, que são limitados à vivência dentro das salas de aula.

Para que o ensino seja considerado integral, a instituição precisa oferecer um regime de 7 horas diárias de estudo, o que totaliza 1400 horas ao ano. Mas o ensino integral vai além de permanecer na escola por mais horas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse modelo busca oferecer uma formação global aos alunos durante a educação básica.

Benefícios da escola em período integral

Melhora a autonomia e o rendimento escolar

O ensino integral proporciona que as crianças utilizem melhor o tempo ocioso e, com isso, obtenham mais autonomia e melhores rendimentos na escola. O período que essas crianças passariam em frente aos computadores, celulares ou videogames é melhor aproveitado quando passam nas escolas.

Convivência social

Os alunos do ensino integral experimentam melhores vivências com seus colegas e professores. Essa convivência social é necessária para desenvolver empatia, respeito e interação com outras pessoas, além de contribuir para que essas crianças ou adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais.

Pensamento crítico e social

O mundo muda a cada dia e está cada vez mais inclusivo. Pensando nisso, é necessário saber respeitar as diferenças e conviver em grupo.

O ensino integral proporciona isso aos alunos, pois colocam seus conhecimentos em prática em oficinas e laboratórios que simulam diferentes realidades do dia a dia e incentivam a criatividade e o pensamento crítico para tomada de decisões em momentos considerados difíceis.

Habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais são essenciais para a vida pessoal, social e profissional de todos. As escolas em tempo integral, por meio das atividades extracurriculares, contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades em crianças e adolescentes.

São inúmeras atividades que podem ser oferecidas pelas escolas com esse objetivo, como a prática esportiva, em que esses alunos aprendem a trabalhar em equipe ou a inserção de jogos de tabuleiro, que incentivam a resolução de problemas.

Orientação nutricional

As crianças precisam de uma alimentação saudável e balanceada para terem um melhor desenvolvimento e energia. Muitos pais, pela falta de tempo, deixam que os filhos consumam alimentos com baixo teor nutricional, seja para tentar suprir o tempo que passam longe ou até pela praticidade de alimentos congelados.

Nas escolas em tempo integral, as crianças recebem uma alimentação adequada, baseada em um cardápio devidamente elaborado por nutricionistas.

Lazer, cultura e acesso à tecnologia

Como dito anteriormente, os esportes são ótimas opções para serem oferecidas no ensino integral. Porém, além das práticas esportivas, os alunos também podem ter suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia supridas por meio de cursos diferenciados e pensados pedagogicamente, como robótica, xadrez, artes e música.

Evita riscos sociais

Crianças e adolescentes que passam tempo sozinhos têm mais chances de arrumar problemas. A preocupação dos pais não se resume apenas às travessuras, mas também com os riscos do envolvimento com drogas e más influências.

Ao passar o dia todo na escola, entretido com diversas atividades que contribuem para sua formação, essas crianças e adolescentes têm acesso à formação e acompanhamento. Além disso, a interação com o mundo fora dos muros da escola é feita com a supervisão dos professores, pedagogos, diretores e educadores preparados para lidar com os estudantes.

Mais atenção dos professores

Ao passarem mais tempo dentro das escolas, os alunos automaticamente têm mais atenção dos professores e mais contato com a cultura pedagógica. Com isso, os profissionais podem identificar dificuldades que essas crianças ou adolescente possam apresentar.

Método Super Cérebro

O Super Cérebro foi desenvolvido no Japão e na Universidade de Harvard utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas. O objetivo do método, que utiliza o Soroban e jogos de tabuleiro, é aprimorar as competências cognitivas e socioemocionais de crianças, adolescentes, jovens, adultos e até do público sênior.

Por ter um modelo de aplicação flexível, o Super Cérebro é uma ótima opção para ser utilizado no ensino integral ou em atividades extracurriculares.

Por meio do método, é possível desenvolver a socialização, planejamento, inteligência emocional e cooperação nos alunos.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades