Frederico Peret, diretor-presidente da UNIMED-BH
Unimed-BH reforça seu compromisso com o crescimento sustentável
Unimed-BH reforça seu compromisso com o crescimento sustentável
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Atenta à Agenda ESG, a Cooperativa tem avançado em ações de responsabilidade social, sustentabilidade e inovação

A UNIMED-BH – Cooperativa de Trabalho Médico Ltda. é vencedora do 24º Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores – MercadoComum – 2022 na Categoria Excelência – Saúde.

A Unimed-BH é reconhecida por ser uma das maiores cooperativas de trabalho médico e uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil. Em 2022, atingiu 1,5 milhão de clientes e tem ampliado seu olhar para oferecer a melhor assistência e revolucionar o mercado de saúde. Atenta às mudanças do mercado, a Cooperativa está comprometida com o crescimento sustentável e tem ampliado sua atuação dentro da pauta ESG, que envolve os temas de responsabilidade social e ambiental e governança corporativa.

De acordo com o diretor-presidente, Frederico Peret, a cooperativa já tem investido na pauta ESG com ações concretas. “Como cooperativa temos como princípio o interesse pela sociedade, pela coletividade e pelo desenvolvimento sustentável. Hoje nosso compromisso como uma grande corporação na área de saúde é continuar ampliando nossas práticas sustentáveis, buscando soluções que tenham impacto positivo não só para nossos cooperados, colaboradores e clientes, mas também para a sociedade no geral”, afirma o diretor-presidente.

Para isso, a Unimed-BH tem atuado com algumas iniciativas, por exemplo, o Instituto Unimed-BH, que completará 20 anos em 2023 e tem projetos consolidados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, a Cooperativa tem apostado em outras frentes como o apoio ao Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

A seguir, leia a entrevista com o diretor-presidente, Frederico Peret, que fala sobre os projetos desenvolvidos pela Cooperativa:

 Frederico Peret, diretor-presidente da UNIMED-BH

Frederico Peret, diretor-presidente da UNIMED-BH

MC – Como a Unimed-BH tem avaliado esse grande tema ESG?

FP – A Unimed-BH já possui ações consolidadas dentro do tema de responsabilidade socioambiental, governança corporativa e diversidade. Entre os projetos, cito o trabalho desenvolvido pelo Instituto Unimed-BH que é responsável por gerir um dos maiores programas socioculturais do país, considerado uma das maiores iniciativas de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas no Brasil. Dentro da atuação do Instituto, destaco a Escola de Artes Instituto Unimed-BH no Morro das Pedras, que existe há 15 anos e atende diversas famílias dessa comunidade localizada em Belo Horizonte. Com uma atuação contínua, a Escola de Artes vem contribuindo ativamente para a formação de jovens e crianças, promovendo aulas de balé, jazz, danças urbanas e percussão e impactando profundamente a vida dessa comunidade.

A Cooperativa também possui uma série de ações ambientais como o uso de energia limpa. Hoje 99% da nossa energia vem de usinas fotovoltaicas e de compra de energia no Mercado Livre. Investimos na construção de telhados verdes em nossas unidades, ampliando as áreas de absorção da água da chuva e consequentemente melhorando a qualidade do ar. A Cooperativa também tem uma forte atuação junto à Redesol MG, que é uma rede de cooperativas de materiais recicláveis que atua em Belo Horizonte e região metropolitana.

MC – E na área da diversidade, o que a Unimed-BH tem feito?

FP – A Cooperativa orgulha-se de ser uma das primeiras operadoras de planos de saúde a aderir ao nome social na carteirinha dos clientes. Outro compromisso da Unimed-BH é com a equidade de gênero. Hoje já temos 76% de mulheres como colaboradores. Também temos consolidado um programa de capacitação de pessoas com deficiência, que existe desde 2012, e já formou centenas de pessoas para o mercado de trabalho. Além disso, estamos comprometidos com a geração de emprego e capacitação de jovens por meio do Programa Jovens Profissionais Instituto Unimed-BH – projeto que busca a formação empreendedora e a qualificação profissional de jovens, por meio da orientação de voluntários da Unimed-BH sob a metodologia da Junior Achievement de Minas Gerais.

Apresentação dos alunos de percussão da Escola de Artes Instituto Unimed-BH
Apresentação dos alunos de percussão da Escola de Artes Instituto Unimed-BH

MC – Quais são as principais mudanças no mercado de saúde e o que a Unimed-BH tem feito nesta área? 

FP – O mercado de saúde está evoluindo para o atendimento mais personalizado e um cuidado integrado dos pacientes. Para isso, as operadoras têm apostado no uso de algoritmos e de inteligência artificial e a nossa Cooperativa tem sido pioneira neste sentido. Hoje somos uma das poucas empresas de saúde no Brasil a contar com cerca de 30 modelos de inteligência artificial (19 implantados e 10 em fase de implantação) que, de forma preditiva e prescritiva, fornecem uma visão mais transparente da carteira de clientes como um todo e evidenciam necessidades de atuação prioritárias em determinados grupos.

MC – E quais as outras ações a Cooperativa têm realizado na área de inovação?

FP – Além da Agenda ESG, outro tema que está entre as grandes propostas da gestão da Unimed-BH é investir na inovação e no uso da tecnologia, ampliando as possibilidades de cuidado para os pacientes. Fomos pioneiros no lançamento da consulta on-line e atualmente estamos segmentando o serviço para atender cada vez mais os pacientes de forma personalizada. A Central Consulta Online da Unimed-BH surgiu para atender casos de Covid-19. Atualmente temos o Pronto Atendimento Online para pequenas urgências, ampliamos a equipe médica para atender apenas pacientes pediátricos e, em novembro, colocamos em funcionamento o atendimento online para gestantes.

Não só na telemedicina, mas temos desenvolvido soluções de ciência de dados e inteligência artificial para modernizar, inovar e resolver desafios de negócio na operação assistencial e administrativa. Desenvolvemos um Sistema Integrado de Cuidado, utilizado no telemonitoramento de pacientes de alto risco (doenças renais, pulmonares e cardíacas graves e AVC). Por meio de ferramentas de inteligência artificial, são avaliadas a vinculação médica, a utilização de recursos, além das comorbidades que geram risco. Toda a jornada assistencial do paciente fica disponível na plataforma para navegação do cuidado, e a atividade feita pelo profissional de saúde responsável pelo telemonitoramento é registrada na ferramenta, que foi desenvolvida pela Unimed-BH.

Resultado de tudo isso é que em julho deste ano fomos eleitos a empresa de planos de saúde mais inovadora do país pelo Ranking Valor Inovação, publicado pelo jornal Valor Econômico. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, que é levar a inovação para o dia a dia das pessoas. (Fotos: Nitro Imagens)

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/

DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas