Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

A TRACBEL – um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados do país – está trazendo para o Brasil um projeto pioneiro na capacitação de operadores de máquinas pesadas, principalmente da marca Volvo. Com um sistema gráfico em 3D de alta resolução e uma plataforma de movimentos elétricos, o equipamento reproduz dezenas de cenários e situações, além de transmitir as sensações de atrito e variações de terreno e inclinação para o operador. Montado em um trailer, o Simulador de Formação Avançada Volvo começa, ainda este mês, a se deslocar por todos os clientes da TRACBEL no Brasil.

Além da evidente redução de custos e garantia da formação teórico-prática do operador, o simulador também atende às exigências da Norma Regulamentadora 12, do Ministério do Trabalho, que, desde março deste ano, passou a regulamentar a função de operador de máquinas pesadas, que deverá passar por testes e obter certificações reconhecidas e homologadas oficialmente. Somente operadores autorizados poderão trabalhar.

“Dentro da filosofia da TRACBEL em oferecer a melhor assistência técnica para seus clientes, estamos trazendo este simulador, de última geração. É um projeto piloto e somos um dos primeiros distribuidores, em todo o mundo, a fazer esta parceria com a Volvo”, informa o CEO da TRACBEL Group, Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira. “No total, estamos investindo neste primeiro momento R$ 550 mil nesta modalidade avançada de treinamento e, até o final de 2014, a previsão de investimento é de R$5 milhões”, acrescenta.

Anúncio

Uma das vantagens é que o operador fica sentado em uma cabine semelhante à das máquinas e acompanha o trabalho que está realizando por um monitor LED de 55 polegadas. Uma turma com 12 pessoas, sem nenhum conhecimento anterior, em 80 horas/aula, estará apta a operar os equipamentos com certificação e homologação da TRACBEL. No caso de aperfeiçoamento e reciclagem, são necessárias 32 horas/ aula. O curso é dimensionado com 20% de base teórica com 80% de prática dentro do simulador.

O simulador traz mais segurança para o cliente, pois seus operadores passam a ter mais domínio do equipamento diminuindo o risco de acidentes. Segundo o Instituto Opus, programa da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção), 94% dos acidentes graves envolvendo equipamentos de grande porte ocorrem por falhas humanas e falta de treinamento adequado.

Ainda segundo o Opus, muitos operadores no Brasil são formados a partir do treinamento com outros profissionais da própria empresa, nem sempre existindo um cuidado com a formação conceitual do equipamento, que exige além de habilidade e coordenação motora, conhecimentos de física, mecânica e intimidade com os computadores de bordo.

Outras vantagens são que as máquinas são poupadas, reduzindo o consumo de combustível e a poluição atmosférica. Normalmente, quando em treinamento, os operadores costumam cometer erros que podem desgastar o equipamento, o que é evitado pela simulação.

Assim, um operador de alto desempenho não somente executa as tarefas com perfeição como obtém o melhor desempenho da máquina otimizando consumo de combustível e as condições pré-determinadas pelo fabricante.

Fabricado com tecnologia sueca, o simulador tem versões para carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados. São dezenas de tarefas, desde o simples embarque e desembarque do equipamento em cima da carreta de transporte, até tarefas mais complexas como o transporte de rochas e pedras em terrenos instáveis.

Durante o curso, as diversas tarefas são pontuadas percentualmente e o próprio simulador sinaliza e sugere a repetições de determinadas ações que não atingiram o nível determinado pelo instrutor. São levados em conta além dos procedimentos corretos, o tempo de execução. Segundo os instrutores, o realismo das tarefas é acima de 90%.

“Podemos trabalhar de acordo com a demanda do cliente ou de forma individual. Grandes clientes podem fechar pacotes ou turmas específicas. A partir deste lançamento vamos iniciar uma série de treinamentos em todos os clientes interessados da TRACBEL”, informa o Gerente de Suporte Técnico e Treinamentos, Luis Otavio de Lima.

 

Saiba Mais sobre o Grupo TRACBEL

Fundação: 1967

Máquinas que representa: Volvo Construction Equipment (retroescavadeiras, escavadeiras, motoniveladoras, carregadeiras, minicarregadeiras, miniescavadeiras, rolos compactadores e caminhões articulados), Clark (empilhadeiras), Massey Ferguson (tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas), Tigercat (máquinas para o segmento florestal), Precision Husky (picadores e descascadores de madeira), SP Maskiner (cabeçotes florestais), além de pneus industriais Michelin. A TRACBRAZ, outra empresa do grupo, representa a marca SDLG.

Áreas de atuação: região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo); região centro-oeste (DF,GO e TO) e região norte (Pará, Amapá e Amazonas e Roraima). Já no setor florestal, a TRACBEL representa as suas marcas em todo o território nacional.

Colaboradores: 850

Premiações:

Eleita 4 vezes pelo Anuário Melhores e Maiores 2012, da Revista “Exame”, a melhor revendedora de máquina do Brasil. Recebeu da Volvo Construction Equipment, por nove oportunidades, o troféu Círculo de Excelência, de melhor dealer da América Latina.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *