TOP OF MIND 2022 Vem aí o 27ª Edição –Marcas de Sucesso – MercadoComum - Minas Gerais
TOP OF MIND 2022 Vem aí o 27ª Edição –Marcas de Sucesso – MercadoComum - Minas Gerais
TOP OF MIND 2022 Vem aí o 27ª Edição –Marcas de Sucesso – MercadoComum – Minas Gerais
MercadoComum estará, em breve, anunciando os vencedores do 27º Prêmio Top of Mind
MercadoComum estará, em breve, anunciando os vencedores do 27º Prêmio Top of Mind
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

MercadoComum estará, em breve, anunciando os vencedores do 27º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2022, que será realizado no mês de junho, através de evento que será determinado em dia e local ainda a serem definidos brevemente.

A premiação, que neste ano completa 27 anos, reconhecerá as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos através de pesquisa de opinião, encomendada com exclusividade, por MercadoComum, ao Instituto OLHAR – Pesquisa e Informação Estratégica.

A pesquisa foi realizada durante o período de 07 a 28 de março de 2022 e contou com 1.500 entrevistas (1.200 no interior do estado e 300 na capital) nos 30 maiores municípios de Minas Gerais representativos de 50% da população total estadual. Estão sendo consideradas apenas as respostas espontâneas dos entrevistados e a divulgação das marcas vencedoras ocorrerá ainda na 1ª quinzena de abril.

As empresas vencedoras que veicularem publicidades na edição especial de MercadoComum que circulará em julho receberão uma certificação com a sua classificação, um troféu especialmente preparado em aço inox estilizado, a íntegra da pesquisa realizada, um descritivo institucional da empresa na edição, além de convites especiais para a solenidade de premiação.

 

Durante a solenidade de premiação é que serão divulgados os vencedores da Categoria Top do Top of Mind de Minas Gerais – 2022

Durante a solenidade de premiação é que serão divulgados os vencedores da Categoria Top do Top of Mind de Minas Gerais – 2022, considerada a mais elevada deste estudo.

MercadoComum circulará, no mês de julho, com uma edição impressa e outra eletrônica especial, contendo o descritivo da pesquisa e sua metodologia, além de matérias jornalísticas específicas sobre as empresas vencedoras, destacando a importância e o relevante papel exercido por esta iniciativa, que é também o de procurar ampliar a divulgação da imagem econômica e social de Minas, aumentando as chances de atração de novas empresas para o Estado e de amplificar os negócios daquelas aqui já presentes. As edições eletrônicas em PDF de MercadoComum são encaminhadas diretamente, via e-mail, a um público superior a 100 mil formadores de opinião em Minas e em todo o país e, as suas páginas na internet, estão sendo acessadas e visualizadas por cerca de 1 milhão de pessoas mensalmente.

Este 27º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2022 já conta, inicialmente, com os apoios especiais da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

1 – METODOLOGIA

Foram realizadas, no total, 1.500 entrevistas. A amostra foi desenhada proporcionalmente à população residente nos municípios selecionados, considerando-se o sexo e a faixa etária, a partir de dados disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Tornou-se desnecessário aplicar qualquer tipo de peso, dado que os perfis coletados corresponderam ao planejamento amostral.

A margem de erro máxima estimada é de 2,5 pontos percentuais considerando os resultados obtidos para o total da amostra, 5,6 pontos percentuais para Belo Horizonte e 2,8 pontos percentuais para o interior (considerando todos os municípios). O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que há probabilidade de 95% de os resultados dessa pesquisa retratarem o momento atual, considerando a respectiva margem de erro.

SOBRE O TOP OF MIND

“Top of Mind” é um termo em inglês que, em tradução literal significa “topo da mente”, ou seja, o que cada indivíduo se lembra primeiro a respeito de qualquer coisa, espontaneamente e sem nenhum tipo de estímulo. Cada consumidor tem preferências e marcas enraizadas em seu pensamento. Dessa forma, a metodologia Top of Mind é utilizada para medir o que é mais lembrado por determinada parcela da população – a partir das respostas dadas, temos as marcas e empresas Top of Mind.

As perguntas do Top of Mind são abertas e o entrevistado responde o que vem à mente, sem nenhum tipo de estímulo, dado que nenhuma opção de resposta é estimulada.

Os entrevistadores também não realizaram nenhum tipo de explicação nem apresentaram exemplos sobre determinado segmento ou categoria durante a aplicação do questionário, caso o respondente apresentasse dúvida. Se não viesse nenhuma marca na cabeça do respondente ou se ele não soubesse o significado de determinada categoria, coube ao pesquisador registrar “Não sabe/Nenhuma”.

Estão sendo realizadas, no total, 1.500 entrevistasAlém disso, foram sorteados segmentos que foram excluídos da pesquisa em 2021, e outros novos foram incluídos, de forma a se ampliar o conjunto de categorias a serem perguntadas, e também oferecer ao público uma dinâmica diferente a cada premiação.

A principal pergunta dessa pesquisa é sobre qual marca é mais lembrada primeiro pelos indivíduos em determinado segmento, utilizando como pergunta chave o enunciado: “Qual é a primeira que vem à sua cabeça, quando se fala em… (por exemplo, leite, cerveja, etc.)?”. Essa pergunta é essencial, mas não é a única que compôs a pesquisa, dado que a mesma é feita por amostragem e foi realizada com pessoas de diferentes perfis, de forma que a garantir que o resultado seja representativo do universo pesquisado.

Por isso, ter informações sobre idade, sexo, renda e escolaridade é de extrema importância – e, nessa pesquisa, foram perguntas-filtro, ou seja, só estavam aptos a responder a pesquisa os indivíduos que aceitaram responder também a essas perguntas.

1ª Solenidade de Premiação do Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais - 1995

1ª Solenidade de Premiação do Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 1995

3 – OS NÚMEROS DO TOP OF MIND EM MINAS GERAIS

Durante os 26 anos anteriores deste estudo foram:

– 34.308 entrevistas realizadas

–   1.475 Segmentos pesquisados

– 2.305 Marcas premiadas em diversos Categorias

2 – SIGNIFICADO DAS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

Categoria Especial – Top do Top – Reservada às premiações especiais. Destina-se à premiação das marcas que mais se destacaram, de forma substancial e diferenciada em relação às demais, conforme aferição da pesquisa. Na atual versão são aquelas mais citadas pelos entrevistados, ou seja, as que obtiveram o maior percentual de respostas da pesquisa realizada.

Serão premiadas as marcas mais lembradas de BH, Interior e Geral. As classificações serão divulgadas apenas durante a solenidade de premiação do 27º Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2022, do dia 7 de junho.

Estas “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais”ou seja, aquelas que obtiveram o maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros serão apenas conhecidas e divulgadas durante a solenidade de premiação e consistirá na premiação das cinco primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral, tanto em relação à Capital, ao Interior do Estado e no cômputo geral. No tocante aos grupamentos por sexo, faixa etária, classe social e grau de instrução serão destacadas aquelas que conquistaram os primeiros lugares da pesquisa.

Categoria Excelência – É a Categoria mais elevada. Nesta situação, significa que a marca vencedora obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. A margem de erro prevista de 2,5% sempre é considerada. São praticamente nulas as chances de se ocorrer empates técnicos. Neste ano são em número de 20 os vencedores desta Categoria.

Categoria Liderança – Significa não ter a marca obtido mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas obtido confere a ela a liderança daquele segmento. A margem de erro prevista de 2,5% é também considerada e pode haver mais de uma marca vencedora, configurando-se nesta situação, a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 27 marcas vencedoras nesta Categoria. 

Categoria Expressão – Significa que a marca obteve mais de 10% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas não foi o suficiente para conferir a ela a liderança ou a excelência desse segmento. A margem de erro prevista é de 2,5% e pode haver mais de uma marca nessa condição, considerando-se a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 15 marcas vencedoras nesta Categoria.

MercadoComum supera a marca de 1,3 Milhões de leitores
MercadoComum supera a marca de 1,3 Milhões de leitores

SETORES ECONÔMICOS QUE ESTÃO SENDO PESQUISADOS:

1 – ALIMENTOS E BEBIDAS

10 itens:
Arroz
Batata industrializada e congelada
Cachaça Mineira
Café
Carne (congelada ou resfriada, de qualquer tipo)
Feijão
Queijo
Leite
Macarrão/Massas
Whisky Importado

2 – COMPRAS E CONSTRUÇÃO

12 itens:
Cartão de Crédito
Colchão
Instituição Financeira/Banco
Livraria/Papelaria – BH
Loja de Calçados
Loja de Produtos Eletroeletrônicos/Eletrodomésticos
Loja de Roupas
Site de Compras
Shopping Center – BH
Supermercado – BH e Interior
Tijolos (BH)
Tinta (de Parede)

SETORES ECONÔMICOS QUE ESTÃO SENDO PESQUISADOS
SETORES ECONÔMICOS QUE ESTÃO SENDO PESQUISADOS

3 – COMUNICAÇÃO

3 itens:
Aparelho de Telefone Celular
Jornal Impresso Diário Mineiro – BH e Interior
Operadora/Telefonia de Aparelho Celular – BH e Interior

4 – INSTITUCIONAL, LAZER, TRANSPORTES E SERVIÇOS

11 itens:
Caminhão
Carro Nacional (fabricado no Brasil)
Companhia Aérea (Nacional)
Empresa Estatal Estadual de Minas Gerais
Empresa Estatal Brasileira
Empresa Mineira (Empresa que mais se identifica com Minas Gerais)
Empresa de Transporte de Valores e de Segurança
Empresa Brasileira/Nacional
Hotel – BH
Motocicleta
Posto de Combustível

5 – HIGIENE E SAÚDE

7 itens:
Clínica/Hospital – BH
Drogaria/Farmácia – BH e Interior
Laboratório de Análises Clínicas – BH e Interior
Plano de Saúde – BH e interior
Produtos de Higiene Pessoal
Produtos de Limpeza Doméstica
Site de Medicamentos e de Produtos Farmacêuticos

MercadoComum circulará, em julho, com uma edição especial alusiva ao evento e contendo o descritivo da pesquisa, além de matérias jornalísticas sobre as marcas campeãs de Minas Gerais.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades