Flytrex, startup focada em tornar a entrega de drones uma realidade, está usando um drone DJI M600 para entregar pacotes para seus clientes em vários países

A Flytrex, uma startup focada em tornar a entrega feita por drones uma realidade, começou sua história entregando pacotes em Reykjavik, na Islândia, local onde ajudou a gigante do comércio eletrônico Aha a distribuir sushi e sanduíches por toda a cidade. Fundada por Yariv Bash juntamente com Amit Regev, a empresa agora tem operações contínuas na Islândia e na Costa Rica, com mais de mil viagens de drone bem-sucedidas.

Primeira implantação em grande escala nos Estados Unidos
No outono de 2018, a Flytrex completou sua primeira grande implantação nos Estados Unidos. A entrega de drones ainda não é legal nos EUA, mas a Flytrex e os parceiros locais encontraram uma forma ideal de acordo com as regulamentações do país para realizar operações comerciais de entregas sem a necessidade de permissões especiais da Administração Federal de Aviação. Durante quatro semanas, sobrevoou o King’s Walk Golf Course, em Grand Forks, no estado da Dakota do Norte, transportando hambúrgueres e refrigerantes para os clientes que desfrutavam de uma partida de golfe.

Operações avançadas
O próximo grande teste está previsto para Holly Springs, cidade situada na Carolina do Norte. Esta implantação fará parte do Programa Piloto de Integração UAS (IPP) e envolve o trabalho em estreita colaboração com a FAA (Administração Federal de Aviação) e o Departamento de Transportes dos EUA. O IPP está focado em autorizar operações de entregas realizadas por drones para que a indústria e o governo possam trabalhar juntos. Na Dakota do Norte, as entregas da Flytrex aconteceram na ampla área aberta de um campo de golfe. Em Holly Springs, as entregas serão feitas diretamente nos quintais.

Entrega de encomendas com peso de até 3 quilogramas  
Quando a Flytrex começou, a empresa construiu seus próprios drones personalizados. Mas a equipe rapidamente percebeu que fazia mais sentido confiar em uma plataforma estabelecida. Eles agora usam o DJI M600 para entregar pacotes e pedidos que tenham peso de até 2,7 kgs. Além disso, possuem um sistema especialmente construído que mantém o conteúdo seguro e a temperatura controlada. Quando o drone chega ao seu destino, o pacote é entregue por um cabo.

“Drones são quase uma ordem de magnitude mais eficiente quando se trata de entregas sob demanda para itens pequenos”, diz Yariv Bash, fundador da Flytrex. “Eles são muito mais rápidos do que uma bicicleta e consomem muito menos energia do que um carro. Em termos de economia e meio ambiente, os drones oferecem muitas vantagens para uma categoria inteira de pacotes”, completa.

Para os moradores de Grand Forks e Holly Springs, a nova solução não é apenas uma maneira mais rápida de obter lanches, mas também uma nova forma de criar novos setores e gerar novos empregos.

Trazendo a Plataforma Avançada de Drones Para Empreendedores
“Na DJI, trabalhamos para construir a plataforma mais avançada e confiável para operações aéreas não tripuladas. Estamos entusiasmados por ver empreendedores e startups como a Flytrex trabalhando em estreita colaboração com a FAA para explorar novas operações como a entrega de drones”, diz Brendan Schulman, vice-presidente de Políticas e Assuntos Jurídicos da DJI. A comprovação da segurança e do benefício econômico dessas aplicações nos aproxima de um mundo em que aeronaves pequenas e não-tripuladas podem fornecer tudo, desde um hambúrguer até suprimentos médicos essenciais”, finaliza.