Evento do Sebrae Minas será realizado em Belo Horizonte no dia 3 de setembro

Supermercados, padarias, indústrias, clínicas médicas, confecções e hotéis são alguns dos negócios que mais consomem energia elétrica. Melhorar a eficiência energética do negócio pode impactar diretamente no bolso do empresário, possibilitando redução significativa de até 95% no valor da conta de luz. Para conscientizar os donos de pequenos negócios sobre os benefícios de se produzir a própria energia, que o Sebrae Minas promove o Seminário Minas Solar. O evento gratuito é realizado no dia 3 de setembro, terça-feira em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla.

Investimentos em energia solar fotovoltaica

Resultado da conversão da luz do sol em energia elétrica por efeito fotovoltaico – são crescentes, embora respondam por apenas 1,2% de toda a oferta no país. Essa fatia é quase invisível quando comparamos o Brasil à Alemanha – referência mundial na utilização de fontes renováveis – mas as previsões para o país são otimistas: estima-se que, em 2024, a utilização da energia solar fotovoltaica salte para 3,3%

Analisando este cenário que o Sebrae Minas criou o Projeto de Energia Solar Fotovoltaica. Entre as ações está a realização do Seminário Minas Solar, realizado na próxima semana na capital mineira. Na programação do evento haverá um painel sobre tendências e oportunidade do setor de energia solar fotovoltaica e como as empresas podem reduzir custos com energia elétrica.

Uma dessas abordagens será sobre a criação de micro e mini-usinas de geração distribuída, de forma individual ou consorciada, que favorece a eficiência energética dos pequenos negócios. Além da redução de custos, essa medida traz ganhos intangíveis como a associação da marca a práticas ecologicamente corretas e as possibilidades de desenvolvimento econômico local, quando os significativos ganhos financeiros poderão se transformar em novos empregos e geração de renda.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), parceira do Sebrae, em um ano o número de conexões de micro e mini geração de energia cresceu rapidamente. Hoje, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já contabilizava 93,5 mil registros ante os 5 mil apurados em 2016.

Para facilitar a aproximação de donos dos pequenos negócios que consomem muita energia com os integradores de usinas, como são chamadas as empresas prestadoras de serviços neste segmento, o Sebrae Minas irá promover, durante o seminário, uma Agenda de Relacionamento com 11 empresas atuantes na Região Metropolitana.

Além disso, os participantes do seminário terão a oportunidade de conversar com instituições bancárias que poderão ajudar na concessão de linhas de financiamento para que os pequenos negócios consigam recursos financeiros para implantar o sistema de geração própria de energia. Mesmo sendo um investimento alto, o retorno previsto para recuperação deste gasto é de até 4 anos.

Seminário Minas Solar

Dia 3 de setembro, das 9h às 13h

Sede do Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

Inscrições no www.sympla.com.br

Anúncio