Selic: Com cenário de incertezas destacado, Banco Central mantém taxa em 13,75% a.a.
Selic: Com cenário de incertezas destacado, Banco Central mantém taxa em 13,75% a.a.
Selic: Com cenário de incertezas destacado, Banco Central mantém taxa em 13,75% a.a.
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central decidiu pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% a.a.  Na avaliação do economista-chefe da Daycoval Asset, Rafael Cardoso, a decisão do comitê segue na mesma linha da reunião anterior, mostrando que os juros altos devem permanecer por um período maior. Cardoso observa que em seu comunicado o mostrou estar mais atento à ancoragem fiscal no Brasil, principalmente em meio a um cenário de incertezas na economia brasileira.

“A manutenção da Selic em 13,75% a.a. era o cenário projetado e confirma o que o COPOM tem sinalizado, que são juros na casa dos dois dígitos por um período maior. O comunicado é claro ao dizer que o cenário precisa ser analisado com serenidade diante das incertezas fiscais pelas quais o país está passando. A Daycoval Asset segue com a projeção de patamar da Selic alta até agosto de 2023, podendo chegar a dezembro de 2023 em 11.75% a.a”, disse Cardoso.

Cardoso destaca que o COPOM conseguiu passar mensagens importantes para o mercado, de que está atento à questão fiscal e qualquer definição futura está diretamente relacionada ao que está por vir. O economista-chefe da Daycoval Asset avalia que os próximos passos do BC devem ser respostas a como ficará a questão fiscal depois da PEC da Transição.

“Você pode ter uma PEC de Transição boa, mas você sabe que tem a discussão de teto lá na frente. Então, a incerteza não se reduz de forma substancial. Então, é óbvio que ela tira um risco do radar, mas avaliamos que eventualmente mesmo a passagem da PEC de Transição não deve reduzir as incertezas, Logo, nossa avaliação é que o Banco Central terá que conviver com esse risco final durante grande parte de 2023”, explica Cardoso.

Mauro Rached, Head de Investimento do Banco Daycoval, avalia que a decisão do COPOM pela manutenção da taxa SELIC em 13,75% a.a não terá impactos para os investimentos neste momento. Rached reforça que a manutenção da taxa básica de juros em patamares mais elevados deve ser mantida por longo período, inclusive com possível movimento de alta se a evolução da discussão sobre o arcabouço fiscal brasileiros para os próximos anos apresentar uma perspectiva de deterioração.

“Nosso cenário base, que parece ser também o do Banco Central, é que será encontrada uma solução a contento para o arcabouço fiscal, uma formulação que não deteriore a dinâmica da relação dívida pública – PIB significativamente”, explica Rached.

Frente a esse cenário, Rached destaca que o Banco Daycoval deve manter a preferência por ativos vinculados ao CDI, aqueles que acompanham a taxa de juros.

“Como a nossa projeção é de juros mais altos até pelo menos o fim do primeiro semestre de 2023, dependendo da âncora fiscal, ficamos com ativos indexados ao CDI.  Para prazos mais curtos, preferimos manter as aplicações de renda fixa vinculadas ao CDI e para os investidores que prefiram prazos mais longos, entre dois e três anos, preferimos aplicações indexadas ao IPCA”, afirmou Rached.

Para o Head de Investimentos do Banco Daycoval, a escolha de vincular as operações de longo prazo à inflação é vista como a melhor estratégia diante de um cenário de incertezas sobre qual será o arcabouço fiscal e qual será o perfil da equipe econômica do próximo governo.

Em relação à pressão inflacionária, o Banco Daycoval projeta que os preços dos serviços devem exercer maior pressão em 2023. O Banco Daycoval projeta que o IPCA feche em 5,9% em 2022. Para 2023, Cardoso destaca que a expectativa é de IPCA de 5,2% e, em 2024, 3,5%.

O Banco Daycoval é uma instituição financeira com mais de 50 anos no mercado, especializada em crédito para empresas, para pessoa física (consignado e financiamento de veículos), produtos de câmbio (comércio exterior e remessa), gestão de recursos e investimentos. Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.343 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo país e mais de 250 pontos de atendimento. O Daycoval, em 2022, foi reconhecido como uma das melhores empresas do setor financeiro segundo o ranking do Valor 1000.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas