Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Chamado de Pix, sistema totalmente digital e instantâneo estará disponível para pessoas físicas e empresas de todos os tipos, a partir de novembro 

O Sebrae participou no dia 9 de setembro último da abertura da 2ª edição do Conexão Pix, evento realizado pelo Banco Central, que acontece de forma online e gratuita, para divulgar e discutir a utilização e integração do novo meio para pagamentos e transferências chamado PIX. Com previsão para início de funcionamento a partir de novembro, o sistema totalmente digital vai trazer benefícios para todos os tipos de negócios, de todos os segmentos e formas de atuação.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a chegada do Pix também vai melhorar a vida dos donos dos pequenos negócios, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEI). “O PIX vem de uma maneira célere, barata e com tecnologia avançada acessível aos pequenos negócios”, elogiou.

Anúncio

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o Pix é um dos principais projetos em desenvolvimento pela instituição. Segundo ele, além de oferecer segurança e transparência, é importante destacar o quanto o sistema vai permitir a eliminação de custos operacionais para as empresas. “Partimos do princípio que é uma forma de pagamento instantânea que facilita o recebimento, reduz custos ligados ao transporte de numerários e ao disponibilizar imediatamente os recursos vai beneficiar os pequenos negócios”, destacou.

Ao longo de três dias, o evento Conexão Pix terá uma programação com painéis de discussão sobre como o novo meio de pagamento e transferência poderá alterar a forma como as empresas fazem e recebem pagamentos; os impactos sobre a eficiência e custos dos negócios e as soluções tecnológicas disponíveis para integração do Pix aos negócios.

Na programação desta quinta-feira (10), a partir das 16h30, haverá um painel específico para tratar da inserção do Pix para impulsionar as vendas dos pequenos negócios com a participação do analista do Sebrae, Geraldo Costa. Também participarão o pipoqueiro Valdir Novaki; o empresário e especialistas em desenvolvimento de negócios Rodrigo Bindes e o idealizador da ASAAS Gestão Financeira, Piero Contezini.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades