Parcerias visam impulsionar o desenvolvimento local, com ações de estímulo aos pequenos negócios

O Sebrae Minas assinou, na terça-feira (02/07), termos de cooperação técnica com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumadinho, Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR) e Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico do Vale do Paraopeba. As parcerias visam impulsionar o desenvolvimento local, com ações de estímulo aos pequenos negócios dos setores de comércio e serviços.

Participam do encontro, o superintendente e o diretor de Operações do Sebrae Minas, Afonso Rocha e Marden Magalhães; o presidente da CDL de Brumadinho, Aldinei Sobrinho; o presidente da ATBR, Leonardo Esteves e o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico do Vale do Paraopeba, Elson Júnior.

Os termos preveem ações de orientação e capacitação técnica e gerencial de empreendedores afetados ou atingidos com a tragédia do rompimento da Barragem de Rejeitos da Vale no Córrego do Feijão, em janeiro deste ano. Serão promovidos cursos, consultorias e oficinas gerenciais, além de ações de fomento a compras locais dos pequenos negócios, estímulo e promoção do destino turístico de Brumadinho e região.

Brumadinho reúne mais de 3,4 mil Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), a maioria concentrada nos setores de serviços e comércio (Fonte: Neoway/2018). O município tem forte dependência da atividade extrativista mineral, mas possui boas alternativas de diversificação da sua economia, como serviços voltados para o turismo e a cultura, construção civil, agronegócios e o varejo em geral.

Estímulo ao turismo

Brumadinho tem forte apelo turístico, não só por abrigar o Inhotim, maior museu de arte moderna ao ar livre do mundo, como pela natureza exuberante e preservada da região. O Sebrae atua com o setor turístico na região desde 2010, quando contribuiu para a criação da Associação de Turismo de Brumadinho, que reúne empresas dos distritos de Casa Branca e Piedade do Paraopeba.

Em 2019, o Sebrae começou um trabalho com 15 empresas (meios de hospedagem e alimentação) impactadas pela tragédia na região da Encosta da Serra, no distrito de Córrego Ferreira. Em maio, as empresas participaram de consultorias de gestão financeira. Nos dias 25 e 26 de junho, foi promovida uma visita técnica dos empresários de Brumadinho à Central de Negócios do Turismo de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata.

Outras ações em desenvolvimento com os empreendedores de Brumadinho são um cardápio de experiências turísticas, além de estratégia de marketing digital para impulsionar o turismo na região. “Com estas parcerias, unimos esforços para oferecer aos empreendedores da região instrumentos que permitam reverter o quadro negativo gerado pela tragédia, além de fortalecer Brumadinho como destino turístico no mercado nacional e internacional”, afirma o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.