SAMARCO – Produção atingiu 4,4 milhões de toneladas até julho
SAMARCO – Produção atingiu 4,4 milhões de toneladas até julho
SAMARCO – Produção atingiu 4,4 milhões de toneladas até julho
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

A Samarco atingiu produção de 4,4 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas até julho de 2021, sete meses após a retomada das operações. O volume produzido atende ao mercado interno e externo, já tendo sido embarcados 47 navios para diversos países.

Para preservar suas operações, a Samarco iniciou em abril o processo de recuperação judicial, acolhido pela Justiça mineira. A recuperação judicial protege a empresa contra ações de credores do mercado financeiro internacional. Na última semana de julho, a Justiça de Minas Gerais aprovou financiamento de US$ 225 milhões à Samarco, por meio de um mecanismo conhecido como DIP Financing – específico para empresas em situação de recuperação judicial. A autorização para o empréstimo foi dada pela 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, que reconheceu a necessidade da empresa por recursos que garantam sustentação das suas operações ao longo do processo de recuperação judicial.

Atualmente, a Samarco opera com 26% de sua capacidade produtiva e emprega mais de seis mil pessoas, direta e indiretamente, em Minas Gerais e no Espírito Santo, além de atuar com 1.533 fornecedores.

Anúncio

“A Samarco se empenhou ao longo dos últimos anos em um projeto que chamamos de prontidão operacional, que possibilitou a verificação de todos os processos produtivos e corporativos para garantir um retorno seguro e estruturado. Nosso foco é produzir com segurança”, afirmou o gerente geral comercial e de Marketing da empresa, Renato Pereira. O executivo ressalta que as operações foram retomadas de uma forma diferente, por meio da implementação de um sistema de filtragem de rejeitos que possibilita seu empilhamento a seco, sem a necessidade do uso de barragens. “A retomada das operações é uma conquista para todos nós e fruto de muito esforço e dedicação, o que nos possibilitou dar este importante passo. Outros passos serão necessários até atingirmos a capacidade plena, mas queremos dar um passo de cada vez”, afirmou Pereira. – (Fonte: Brasil Mineral 05.08)

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades