Rui Mendonça assume cargo de CEO da operação América do Sul da MARFRIG
Rui Mendonça assume cargo de CEO da operação América do Sul da MARFRIG
Rui Mendonça assume cargo de CEO da operação América do Sul da MARFRIG
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Com mais de 40 anos de experiência no setor de proteína bovina, executivo está desde 2007 na Marfrig

Mendonça dará continuidade ao trabalho desenvolvido na região por seu antecessor, Miguel Gularte, que assume a presidência da BRF, empresa controlada pela Marfrig

A Marfrig, maior produtora global de hambúrgueres e uma das líderes mundiais do setor de carne bovina, anunciou no dia 30 de agosto último a eleição de Rui Mendonça como novo CEO de sua Operação América do Sul, que compreende os mercados de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Mendonça substitui Miguel Gularte, que após pouco mais de quatro anos à frente da operação assume, em 1º de outubro, a presidência executiva da BRF, empresa controlada pela Marfrig.

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Gestão de Agronegócios, Mendonça tem uma carreira de mais de 40 anos no setor de carne bovina. Trabalhou no Brasil e no exterior em empresas multinacionais e, em 2007, passou a fazer parte dos quadros executivos da Marfrig. Nesse período, comandou a unidade de Hulha Negra/Pampeano e liderou as áreas industrial, de logística e frigoríficos da Marfrig Brasil. Em 2017, assumiu o cargo de diretor de industrializados da Marfrig América do Sul. Entre 2018 e 2022, a participação do negócio de industrializados na receita total da Marfrig América do Sul passou de 5% para 15%.

A partir de agora, Mendonça tem a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, nos últimos quatro anos, por Miguel Gularte, com foco no aumento da produtividade e na excelência da operação. No segundo trimestre de 2022, a Operação América do Sul registrou uma receita líquida de 7,1 bilhões de reais, com crescimento anual de 41,6% (foi o maior avanço da história dessa operação em um trimestre). A margem Ebitda foi de 9,5% (aumento de 594 bps em relação à alcançada no mesmo período de 2021). A Marfrig é hoje a empresa com o maior número de plantas habilitadas para a exportação ao mercado chinês – 13, no total.

“O avanço da Marfrig é uma conquista compartilhada com cada colaborador, em cada uma das nossas unidades de produção”, diz Mendonça. “Assim como foi feito até agora, vou trabalhar muito próximo às unidades e às suas comunidades para que, juntos, façamos da Marfrig uma empresa cada vez mais eficiente, respeitada e admirada por todos aqueles com os quais nos relacionamos.”

Rui Mendonça é gaúcho e tem 63 anos.

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 34,5 bilhões de reais no segundo trimestre de 2022 e capacidade diária de abate de mais de 29.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 244.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 32 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas