Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Setor estará reunido em Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 e 17/09, para o 16o Congresso Brasileiro de Mineração e Exposição Internacional de Mineração – EXPOSIBRAM.

O Ministro de Minas e Energia, Carlos Eduardo de Souza Braga, é uma das diversas autoridades confirmadas para o 16º Congresso Brasileiro de Mineração, que acontece paralelamente à Exposição Internacional de Mineração. Juntos, eles formam a EXPOSIBRAM, que acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 e 17 de setembro, no Expominas.


Principal evento da cadeia mineral da América Latina, o encontro receberá ainda membros de 26 países, bem como executivos das principais mineradoras de todo o mundo. O representante do governo federal será responsável pela palestra especial “Panorama do Setor Mineral Brasileiro: o presente e o futuro”, que marca o primeiro dia de atividades.   

Luis Márcio Viana, Antônio Marum, Marcílio Soares, Olavo Machado Jr.,
José Fernando Coura, João Carlos Amaral e Carlos Alberto Teixeira de Oliveira


Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, que tem à sua frente o engenheiro José Fernando Coura, a EXPOSIBRAM também receberá Paulo de Sá, Practice Manager, Energy and Extractives Global Practice, The World Bank Group (Washington, DC, USA); John Gravelle, Partner, Global Mining Leader, PriceWaterhouse Coopers LLP (Canadá); George Hemingway, Partner & Innovation Practice Lead, Stratalis Consulting (New York City, USA); Armando Zeferino Milioni, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Arnaldo Calil Pereira Jardim, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Luiz Sávio de Souza Cruz, Secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais; e Maria Dalce Ricas, Superintendente-Executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA).


Merece ainda destaque o jornalista Merval Pereira, da Rede Globo, que apresentará a palestra “Panorama Político no Brasil”. A escolha dos temas reforça a preocupação do IBRAM em tornar o evento um celeiro de discussões e proposição de alternativas para um dos setores mais importantes para a economia brasileira, que vem sentindo, como diversos outros, os impactos da crise econômica e da desvalorização do dólar.


De acordo com estudos feitos pelo Instituto, de 2014 a 2018, estão previstos aportes da ordem de US$ 53,6 bilhões. As expectativas de 2015 a 2019 ainda estão sendo levantadas, mas devem apresentar uma significativa melhora. A Vale, por exemplo, anunciou recentemente o encerramento de seu plano de desinvestimentos, que contribuiu para o lucro líquido de R$ 5,1 bilhões entre abril e junho deste ano.

José Fernando Coura, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM


O Congresso Brasileiro de Mineração sediará ainda o lançamento do estudo “Panorama da Mineração em Minas Gerais”, executado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. O levantamento aborda aspectos diversos da presença da mineração em Minas Gerais, com foco nos aspectos econômicos, demográficos, geográficos, ambientais e históricos. Para isso, foram analisados os principais aspectos para o total do Estado e para os principais municípios com predominância na produção extrativa mineral.


Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.ibram.org.br.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *