Estudo sobre gestão da água, conduzido na unidade de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, também foi apresentado em evento na Fiemg

O projeto Valoração da Provisão de Água no Processo de Abatimento de Aves e Processamento de Carne, elaborado pela Pif Paf Alimentos, recebeu um importante reconhecimento. O estudo foi publicado no Anuário de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das referências na área de ensino e pesquisa no mundo. A distribuição do informativo é feita pela própria instituição, a partir deste mês de julho, em âmbito nacional e internacional.

Liderado pela equipe de Sustentabilidade da Pif Paf, em parceria com a área de Finanças e com integrantes da unidade de Visconde do Rio Branco (VRB), na Zona da Mata mineira, o case apresentado foi elaborado ao longo do ano de 2018, com suporte do Centro de Estudo em Sustentabilidade da FGV. Em resumo, o objetivo foi entender o nível de dependência da empresa em relação à água, insumo indispensável no processo produtivo, e qual seria o impacto em uma hipótese de escassez do recurso hídrico na unidade de VRB.

No local, são consumidos, aproximadamente, 3.620 metros cúbicos diários de água, sendo que há normas sanitárias que limitam a implementação de algumas soluções, como reuso e recirculação de água em algumas etapas da atividade de abate. Assim, a proposta foi avaliar riscos e oportunidades para gestão da água na unidade e apontar alternativas para que seja possível atuar de forma ainda mais responsável, garantindo a qualidade ambiental da região e potencial aumento da oferta hídrica.

De acordo com o gerente de Sustentabilidade da Pif Paf, José Borges de Carvalho, a companhia foi selecionada pela Agência de Cooperação Brasil Alemanha para participar das Iniciativas Empresariais – Tendências em Serviços Ecossistêmicos, da FGV. A partir daí, foi desenvolvido todo o projeto. “É uma importante valorização do nosso trabalho, em meio aos inúmeros cases estruturados dentro do Centro de Estudo de Sustentabilidade da FGV”, destaca Borges.

A relevância do projeto também foi reconhecida pelo Sistema Fiemg, que convidou a Pif Paf para apresentá-lo na Semana de Produção e Consumo Sustentáveis 2019, entre os dias 3 e 4 de julho, em Belo Horizonte (MG). O evento debateu a importância das grandes temáticas ambientais para as indústrias. O profissional Breno Aguiar, especialista de Sustentabilidade da companhia, apresentou o painel Valoração da Provisão de Água no Processo de Abatimento de Aves e Processamento de Carne a especialistas, executivos, lideranças empresariais e autoridades.