Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Solenidade em São Paulo marcou homenagem às oito empresas vencedoras

O esforço para promover o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade nacional de oito empresas industriais brasileiras rendeu homenagens na noite do dia 2 de agosto, em São Paulo. Vencedoras da primeira edição do Prêmio Nacional de Inovação, elas foram avaliadas a partir de quesitos como a originalidade e funcionalidade de projetos nas áreas de Gestão da Inovação, Design, Desenvolvimento Sustentável e Competitividade.

Selecionadas entre mais de 400 propostas, as organizações ainda foram avaliadas por características como competências internas e/ou externas incorporadas ao processo de inovação, os impactos no grau de competitividade da empresa, os custos e prazos do desenvolvimento do projeto e o uso de técnicas empregadas.

Na categoria Competitividade, a Kapeh Cosméticos, nascida no sul de Minas Gerais, foi a vencedora na modalidade Pequenas e Micro Empresas, e a Novus, do Rio Grande do Sul, foi a selecionada entre os negócios de médio e grande porte. Na mesma seqüência, a ISOBLOK, do Rio Grande do Norte, e a Greif Embalagens Industriais, do Amazonas, foram premiadas por projetos na área de Desenvolvimento Sustentável.

Já na categoria Design para micro e pequenas empresas, a mineira Origem Jogos e Objetos, foi a vencedora ao lado da representante de médio e grande porte, MVC Componentes Plásticos, do Paraná. Exemplos em Gestão da Inovação, a Zenite Soluções em TI, de Pernambuco, e a Siemens, de São Paulo, foram as ganhadoras da noite.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Prêmio foi criado com a proposta de despertar a importância do investimento em boas práticas de gestão e na capacitação como meio de aumentar os níveis de competitividade nacional em indústriais brasileiras. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O Prêmio

O Prêmio Nacional de Inovação reconhece empresas que contribuem para o aumento da competitividade e para o desenvolvimento sustentável do país. A partir da proposta de valorizar idéias criativas, tem como finalidade disseminar a utilização de novos produtos, processos e serviços que promovam a melhoria no ambiente organizacional e cultural das instituições. A premiação é aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais.

As indústrias selecionadas recebem avaliação do projeto apresentado, com apontamentos sobre o desempenho e a conduta da empresa. Além do feedback, as vencedoras da categoria Gestão da Inovação tem recursos financeiros pré-aprovados, que variam entre R$ 300 e R$ 700 mil, para desenvolver projetos no Edital SENAI-SESI de Inovação. Os demais ganhadores recebem inscrição para participar de curso de Educação Executiva, com escola de negócios reconhecida internacionalmente.

Sobre o MBC

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) foi criado em 2001 para incentivar o desenvolvimento contínuo das organizações públicas e privadas, tornando-as ainda mais competitivas no cenário nacional e mundial. Seu propósito é elevar a qualidade de vida dos brasileiros, otimizando a produtividade de empresas e órgãos públicos de maneira sustentável. Para cumprir o papel de construtor de capital social, sustenta a ética, o foco em resultado e a transparência como
valores fundamentais.

Disponibilizar conceitos e ferramentas, mobilizar lideranças e disseminar conhecimento são as formas com que a entidade busca alcançar seu objetivo. O trabalho é focado nos agentes da sociedade, para que superem seus próprios níveis de eficiência competitiva. Entre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo MBC, destacam-se: os Programas Estaduais de Competitividade e Qualidade; o sistema de avaliação e premiação de micro e pequenas empresas e o estímulo à utilização de sistema de avaliação de gestão nas organizações públicas.

Prêmio Nacional de Inovação 2011
Vencedores:

Pequena e Micro Empresa
KAPEH Cosméticos
Inovação é utilizar ingredientes inusitados. Em 2009, a empresa Kapeh, que significa café no dialeto maia, iniciou o desenvolvimento de um projeto totalmente inédito: a utilização da Flor de Café em produtos cosméticos. A partir de então, a nova matéria-prima passou a ser usada também em perfumes e aromas para ambiente. Isto contribuiu para o crescimento, competitividade e consolidação da marca Kapeh como uma empresa referência em inovação e qualidade no segmento cosmético.

Média e Grande Empresa
NOVUS
Inovação é a busca pelo novo. A NOVUS Produtos Eletrônicos Ltda. desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos eletrônicos aplicados na medição, controle e registro de variáveis físicas, principalmente em ambientes industriais e prediais. Um dos destaques da produção é o FieldLogger, um dispositivo configurável de aquisição de dados com múltiplas interfaces e protocolos de comunicação, desenvolvido de acordo com o que há de mais moderno no mundo.

CATEGORIA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pequena e Micro Empresa
ISOBLOK
Inovação é uma sólida construção diária. A Isoblok, empresa do ramo da construção, desenvolveu o projeto “Compósito Ecológico” para a utilização de concreto celular espumoso e de material reciclado no preenchimento de lajes treliçadas, lajes pré-moldadas, composição de paredes internas, preenchimento de juntas de dilatação e painéis com isolamento termo-acústico. Leve, econômico e ecológico, este material contribuiu para a redução dos custos nas edificações e minimizou o impacto ambiental.

Média e Grande Empresa
GREIF Embalagens Industriais
Inovação é a busca por qualidade. A Greif, empresa do ramo de embalagens, criou um projeto inovador para preservar os recursos naturais e poupar energia elétrica. Ele foi estruturado a partir da análise dos modos de falhas e efeitos e do mapeamento dos pontos críticos. A empresa passou a ter uma produção enxuta, com participação dos funcionários em reuniões e uma grande redução de custos e de utilização da energia elétrica.

CATEGORIA DESIGN

Pequena e Micro Empresa

ORIGEM Jogos e Objetos
Inovação é um jogo onde só existem vencedores. A empresa Origem criou um kit de jogos pedagógicos para atividades extracurriculares do ensino fundamental, contando com duas fases, sendo que a primeira já foi concluída e implementada. O produto utiliza sobras de materiais descartáveis e um desenho atraente para as crianças. A produção dos kits da Oficina do Pensar e Agir tem acontecido com regularidade bem como sua comercialização está dentro do previsto pelo projeto com evidência de 40 escolas num total estimado de 300.

Média e Grande Empresa
MVC Componentes Plásticos
Inovação é encontrar caminhos alternativos. A MVC Componentes Plásticos criou a “Caixa de Rancho” que, acoplada ao implemento rodoviário, armazena produtos perecíveis e utensílios de cozinha. Com design exclusivo e inovador, ele é produzido em material termoplástico, 100% reciclável e com tecnologia capaz de garantir a vedação mesmo em estradas muito danificadas (ambientes agressivos). A Caixa Rancho é leve, resistente e muito eficiente. Graças a ele, a MVC abriu seu mercado e conquistou novos clientes.

CATEGORIA GESTÃO DA INOVAÇÃO

Pequena e Micro Empresa
ZENITE Soluções em TI
Inovação é a busca por conhecimento. Para a Zenite, esta é uma realidade. A empresa utiliza um avançado software para medir a produtividade de seus colaboradores e valoriza os profissionais que geram os melhores resultados. O programa ZAP – Zenite Ação Premiada e ZIP – Zenite Indicação Premiada, foram criados para estimular as equipe a identificar oportunidades, agir de forma inovadora e aumentar seus resultados. A Zenite acredita em seus funcionários e investe nas suas ideias. Sem limites.

Média e Grande Empresa
SIEMENS
Inovação é o elo com o futuro. Com esta crença, a Siemens do Brasil mostra que sua inovação faz parte do dia a dia da empresa. Coordenada pelo Comitê Executivo de Gestão Tecnológica, a Siemens tem a gestão estratégica como prioridade. Entre as práticas de incentivo à inovação, destacam-se o Programa de Ideias, o Future-dialogue e o Inovação Aberta, todos eles buscando aperfeiçoamento das práticas e dos produtos. Na Siemens, idéias, pesquisa e desenvolvimento formam um triângulo de inovação que gera resultados sistemáticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *