Pioneirismo: Sistema Ocemg é autossuficiente em energia
Pioneirismo: Sistema Ocemg é autossuficiente em energia
Pioneirismo: Sistema Ocemg é autossuficiente em energia
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Pioneirismo: Sistema Ocemg é autossuficiente em energia

O Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro (MinasCoop Energia) do Sistema Ocemg não para de crescer e apresentar resultados. Entre as novidades, está a autossuficiência em energia do Sistema conquistada recentemente. Desde junho, os prédios da entidade já têm suas contas zeradas, a partir da compensação da energia gerada nas usinas de energia fotovoltaica inauguradas no final do ano passado no Norte de Minas, nas cidades de Cristália e Botumirim.

De acordo com o analista do Sistema Ocemg, Lucas Lage, que faz parte do Comitê Gestor do programa, a organização começou a receber a compensação energética das usinas, o que demorou cerca de três faturas, e fez o rearranjo do que seria compensado em energia para o funcionamento de cada unidade: sede, Centro de Treinamento e um novo prédio do Sescoop que será construído em Belo Horizonte.

“Há cerca de três meses já estávamos recebendo um decréscimo das contas e, desde o mês passado, a conta passou a ser zerada. Ou seja, hoje o Sistema Ocemg já não gasta mais nem um centavo com energia e todos os prédios possuem energia limpa”, explica Lage. Ele relembra que as usinas possuem ainda uma parte de energia que será doada para a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e que as compensações consideram essa doação. No lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2022, foi assinado um termo de compromisso de doação de energia fotovoltaica para a instituição de saúde. A viabilização para que a unidade de saúde passe a receber a energia doada pelo consórcio MinasCoop Energia está em andamento junto à Cemig.

Um levantamento interno demonstrou que o Sistema Ocemg já chegou a pagar cerca de R$ 22 mil em contas de luz por mês e hoje a despesa é inexistente na organização. Lucas complementa ainda que as usinas estão preparadas para, mesmo em meses de calor, quando o gasto com energia é ainda maior com a utilização de ar-condicionado, continuar mantendo o fornecimento de energia para que as contas sigam zeradas.

“O MinasCoop Energia é um programa inédito no cooperativismo mineiro, sendo o Sistema Ocemg a primeira Unidade Estadual a ser autossuficiente em energia em todo o país”, enfatiza Alexandre Gatti Lages, superintendente do Sistema Ocemg e coordenador do programa.

Lançado em 2021, o MinasCoop Energia busca promover e incentivar a implantação de usinas de energia fotovoltaica pelas cooperativas, com doação de parte da energia gerada para entidades beneficentes. A proposta busca também a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, o estímulo à geração de energia limpa e renovável a preços mais acessíveis, o aumento da eficiência energética das cooperativas e entidades filantrópicas beneficiadas, além de gerar emprego e renda para os municípios que recebem as usinas.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br

Index Google by Seo Muniz