Pesquisa inédita da Localiza mostra tendências de mobilidade e viagens no Brasil
Pesquisa inédita da Localiza mostra tendências de mobilidade e viagens no Brasil
Pesquisa inédita da Localiza mostra tendências de mobilidade e viagens no Brasil

A Companhia ouviu 1600 pessoas para entender quais são os principais meios de transporte utilizados e os tipos de uso. A pesquisa traz ainda dados e tendências de viagens em 2021/22

A Localiza acaba de lançar o relatório “Tendências de Mobilidade e Viagem no Brasil”, levantamento que reúne informações sobre os hábitos de deslocamento dos brasileiros, os motivos que os levam a escolher entre um modal e outro, qual é o papel do carro no contexto do país, um olhar sobre o transporte empresarial, além de um recorte sobre os destinos e viagens que devem impactar a retomada do turismo de lazer e de negócios

Situações de uso do meio de transporte
Situações de uso do meio de transporte
Duração de viagens
Duração de viagens

“Nós estamos constantemente ouvindo os consumidores para entender as demandas de mobilidade deles. Somos guiados e apaixonados pelos nossos clientes, por isso, resolvemos compartilhar com o mercado este conhecimento com o lançamento dessa pesquisa. Ela serve como referência para entender o impacto da pandemia no ir e vir das pessoas e empresas, sobretudo na temporada de férias que se aproxima”, comenta o diretor de marketing da Localiza, Antônio Augusto.

Ao longo da pandemia, o carro ganhou relevância no quesito mobilidade por ser um meio de transporte mais seguro, sem aglomeração e que possibilitava deslocamentos até destinos mais próximos. Entre os ouvidos no relatório da Localiza, 69% deles disseram ter carro próprio, 21% nunca tiveram e 10% optaram por vender. Entre os principais motivos que levaram à venda, estão: redução de custos (65%), falta de uso (26%) e cenário pandêmico (25%).

Para mais da metade dos respondentes, 66,2%, o carro próprio continua sendo o principal meio de transporte, seguido pelo de aplicativo (57,1%), o ônibus (44,8%), a moto (25,3%) e a bicicleta (20,6%). O carro alugado aparece na oitava posição, indicado por 16,9% dos participantes.

Os motivos que determinam a preferência pelos modais são variados. Para 85,1% dos respondentes que utilizam o carro próprio, o principal uso é para o lazer. Aqueles que optam pelo carro por aplicativo, por sua vez, o fazem para deslocamentos do dia a dia, enquanto o ônibus é muito utilizado para ir ao trabalho (47,6%) e moto e bicicleta para lazer (54,2% e 71,2%, respectivamente).

O carro alugado é opção primordial para lazer (48%), mas também aparece como escolha para viagens de pequenas distâncias a lazer (38%) e de grandes distâncias a trabalho (32,8%). A escolha por um meio de transporte segue, principalmente, os critérios de preço (39,6%), segurança (39,5%), conforto (33,6%) e agilidade (26,4%).

A pesquisa revelou que, entre as empresas brasileiras, 47,7% contam com até 10 carros, 24,8% de 11 a 25, 14,6% de 26 a 10, 7,3% de 51 a 100, 5,6% mais de 100. Essas frotas são compostas, em média, por: frota própria (49%), aluguel mensal (19%), frota terceirizada (18%) e aluguel diário (14%).

As viagens para os brasileiros

A dobradinha lazer e trabalho são os principais motivos de viagens de 59% dos entrevistados. Apenas 7% dos participantes revelaram viajar somente a trabalho e 34% disseram que só a lazer.

Entre aqueles que fazem viagens a lazer, 27,9% afirmaram que essas costumam durar de 2 a 3 dias, enquanto 20,6% disseram ficar fora por 4 a 5 dias e, 18,1%, por 6 a 10 dias. Já a trabalho, quase metade dos participantes (46,4%) afirmam que a viagem é realizada com ida e volta no mesmo dia.

Em 2021, o estado de São Paulo foi o destino de lazer escolhido por 22,5% dos participantes, seguido por Santa Catarina (21,1%), Rio de Janeiro (20,4%), Bahia 18,8%) e Minas Gerais (16,7%). Nas viagens corporativas, o levantamento mostra que São Paulo também é o principal destino, aparecendo nas respostas de 37,2% dos entrevistados, seguido por Rio de Janeiro (23%), Distrito Federal (17,9%) e Minas Gerais (17,3%).

Em 2022, há previsão de aumento significativo na intenção de viagens a lazer. Enquanto em 2020 e 2021 os percentuais de pessoas que afirmaram ter viajado – ou ainda terem intenção de viajar – foram de 69% e 71% respectivamente, em 2022, esse valor sobe para 90%. A trabalho, a intenção de viagem para o próximo ano também apresenta alto crescimento – 13 p.p. em comparação com 2021, alcançando o percentual de 67%.

A pesquisa foi realizada em junho de 2021 via painel online de respondentes de consultoria especializada em pesquisas e contou com a participação de 1.600 pessoas de todo o país.

A Localiza é a maior empresa de aluguel de carros na América do Sul. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação. Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como uma plataforma de negócios de mobilidade composta por Localiza, Localiza Gestão de Frotas, Localiza Seminovos, Localiza Meoo e Zarp Localiza, sendo hoje uma das 20 marcas mais valiosas do país. A companhia reúne uma série de premiações e reconhecimentos do mercado ligados a relacionamento com clientes e investidores. A sinergia das áreas de eficiência aliada à excelência operacional permite à Companhia oferecer as melhores soluções de mobilidade por meio de 605 agências, distribuídas em 6 países da América do Sul.

Anúncio