Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Vencedores do XV Prêmio Minas – Desenvolvimento Empresarial – 2012/2013

MercadoComum estará comemorando seus vinte anos de circulação simultaneamente com a solenidade do XV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – 2012/2013 e Jantar de Confraternização que ocorrerão no dia 28 de outubro, às 20 horas, no Teatro Bradesco e Centro Cultural do Minas Tênis Clube.

Todas as empresas agraciadas com a premiação foram definidas por processo eminentemente técnico, tendo como base o XVII Ranking de Empresas Mineiras.

Considerada há muito a Festa do PIB Mineiro ou a Noite do Oscar da Economia de Minas Gerais, a atual versão da premiação vai homenagear um conjunto de grupos empresariais, empresas e instituições que mais se destacaram em Minas Gerais durante o ano de 2012, em função de suas atividades econômicas, desempenho operacional e resultados financeiros. Uma única pessoa física participa como homenageada deste evento: Olavo Machado Jr., presidente da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que receberá o título de Personalidade Empresarial do Ano de Minas Gerais.

A data do evento já está definida: dia 28 outubro – segunda-feira e ocorrerá no Auditório Bradesco e Salão de Recepção do Minas Tênis Clube, às 20 horas. Antecedendo a solenidade haverá um coquetel e, logo após, será servido um jantar para 350 convidados especiais.

Neste ano, a premiação está distribuída em seis áreas distintas: Personalidade Empresarial de Minas Gerais; Homenagem Especial; Empresa Destaque do Ano de Minas Gerais; Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais – Categorias: Excelência e Expressão de Minas Gerais; Liderança Setorial de Minas Gerais e Relevância Empresarial/Institucional de Minas Gerais.

A escolha de todos os agraciados, a exemplo das vezes anteriores, obedeceu a critérios rigorosos e estritamente técnicos, possuindo como fundamento essencial a análise dos balanços, das demonstrações de lucros e perdas e dos relatórios de administração divulgados pelas empresas, com base no exercício de 2012.

Outro elemento que subsidiou de forma substantiva no levantamento e inventário de todas as informações, como alicerce principal deste estudo, foi o XVII Ranking das Empresas Mineiras, que também se encontra publicado nesta edição de MercadoComum.

O Ranking das Empresas Mineiras não encontra similar em nível nacional e vem sendo considerado uma das pesquisas mais relevantes e amplas sobre o desempenho das empresas com sede no Estado. Presentemente, contemplou a análise de cerca de três mil empresas que publicaram os seus balanços ou que os remeteram até o dia 9 de julho último à nossa editoria para integrar a base do referido estudo. De outro lado, constitui-se, paralelamente, uma peça importante na análise da evolução da economia mineira, incluindo em suas estatísticas e comparação, os dados de muitas empresas que não possuem os seus números contemplados em estudos similares em nível nacional. A equipe encarregada de sua realização é liderada pela MinasPart – Desempenho Empresarial e Econômico Ltda., que se encarrega pelo levantamento e inventário das informações, a sua análise e conclusões, desde o início desta iniciativa, há 17 anos.

A escolha do agraciado da categoria Personalidade Empresarial do Ano de Minas Gerais é realizada por uma Comissão Especial, composta por todos os agraciados anteriores com o mesmo título, pelos membros do Conselho Editorial e Consultivo de MercadoComum, pelos presidentes das principais entidades de classe empresarial do Estado e por consulta direta e seletiva a leitores e assinantes da publicação.

A Empresa Destaque do Ano de Minas Gerais é a Fiat Automóveis S.A., que também, junto a outras empresas componentes do mesmo grupo empresarial, estará recebendo, adicionalmente, os seguintes outros diplomas e troféus: CNH Latin America Ltda. e Iveco Latin America Ltda.

As 10 empresas que compõem a Categoria Melhores e Maiores – Excelência terão os seus nomes e pontuação revelados e divulgados apenas durante a solenidade de premiação.

Cabe salientar que praticamente quase todas as empresas compreendidas neste estudo e premiação têm, ao longo de sua realização, destacado este evento em seus relatórios anuais. Realmente, este tem sido o grande objetivo desta premiação, que é o de sempre valorizar as empresas e pessoas que efetivamente contribuem para o melhor desempenho da economia e alavancam, com sua eficiência e produtividade, o desenvolvimento socioeconômico de Minas.

MercadoComum estará circulando em novembro com uma edição especial, trazendo a cobertura completa da solenidade de premiação deste XV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – MercadoComum 2012/2013. A referida edição, como das vezes anteriores, contará com o descritivo de todos os premiados, as razões de suas respectivas escolhas e metodologia/critérios adotados para a definição dos vencedores.

 

6

 

7

8

9

10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *