Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

 

Jihan Kazzaz

Sócio-Diretor da ETC Comunicação

 

 

 

Qual a marca mais valiosa do planeta? E os setores econômicos ou atividades empresariais com postura mais ética e responsável?

Quem são as personalidades mais admiradas por suas opiniões e atitudes? E a empresa com a melhor reputação do país? Existem várias respostas para estas perguntas, mas há pelo menos um ponto em comum que diferencia os líderes e as organizações vencedoras: eles possuem uma estratégia de comunicação assertiva, facilmente percebida pelo público e criteriosamente definida por um ou mais especialistas na área de Comunicação Corporativa.

Foi na década de 90 que as empresas brasileiras começaram a sentir a necessidade de redesenhar seus modelos organizacionais.

Era um momento em que o país enfrentava uma revisão de sua política macroeconômica e o mundo vivia o início do processo de globalização. Então denominada Comunicação Empresarial, a área já era considerada estratégica para qualquer modelo de gestão organizacional. O conceito foi ampliado e o desafio hoje é ainda maior. A Comunicação Empresarial, que transcendeu o ambiente empresarial e abraçou o social, político e institucional, tornou-se Corporativa e não é mais uma área da empresa que transita entre os departamentos de RH e Marketing.

Ela envolve obrigatoriamente todos os que atuam com a gestão e a estratégia, já que remete diretamente ao relacionamento da organização com todos os seus públicos de interesse (stakeholders), incluindo comunidade, governo, acionistas, empregados, clientes, fornecedores e imprensa. Porquanto, além de reunir os especialistas na área – normalmente profissionais formados em Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade – tornou-se também responsabilidade de todos os gestores que cuidam do relacionamento com os stakeholders e, por que não, da alta administração.

Uma boa estrutura de Comunicação Corporativa deve atender a todas as necessidades internas e externas de forma integrada, possibilitando um bom sistema de comunicação face a face, que priorize a transparência e garanta o retorno (feedback) a ser dado aos empregados. Deve, ainda, estabelecer uma gama de veículos de informação próprios que estejam alinhados com os objetivos da organização. E, principalmente, observar riscos e oportunidades para a construção da reputação e valorização da marca da organização, trabalhando de forma eficaz a gestão de potenciais crises, além de treinar e qualificar fontes e porta-vozes para o atendimento à imprensa e a participação em eventos estratégicos para o negócio, como audiências públicas e reuniões com comunidades.

Para que uma empresa se proclame responsável socialmente ou sustentável economicamente, não basta adotar uma política de investimento social para a comunidade ou criar programas que minimizem os impactos ambientais, por mais sérios e eficientes que sejam. É preciso prever uma política de comunicação que contemple um alinhamento entre as expectativas de seu negócio – visão, missão e valores – suas diversas implicações e atitudes, com uma postura em que haja transparência e coerência com o discurso. Esta é uma estratégia que cria valor real para o negócio, atrai investidores e consumidores, gera motivação entre os empregados e estabelece parcerias duradouras na comunidade onde a organização atua.

Publicitários mineiros visitam agências de NY

 

Quatorze empresários mineiros das áreas de Comunicação e Publicidade visitarão em comitiva as oito agências mais revolucionárias de Nova York. O tour acontece em março e foi organizado pela Alquimia, braço cultural do Museu da Propaganda. Já confirmaram presença sócios-diretores das empresas RC Comunicação, NEW 360, Populus, Domínio Público, ProBrasil, JChebly, Avelar, Dedé Vilella e ETC Comunicação.

 

Os viajantes assistirão a uma apresentação por parte dos executivos de agências como 360i, Anomaly, Fuseproject e SapientNitro, na qual quatro pontos principais serão abordados: foco, delivery (quais os produtos finais de uma agência moderna de comunicação?), qualificação e tipo de equipe e atual modelo financeiro.

O número de interessados superou as expectativas e a Alquimia está montando outro grupo para Maio de 2013, também em Nova York, e outros dois para junho (Buenos Aires) e agosto (Londres e Paris).

O study group tem apoio da 4A’s (American Association of Advertising Agencies), da Advertising Educational Foundation e do Sinapro-MG. Os interessados em participar dos próximos grupos deverão enviar e-mail para contato@alquimiabh.com, com Mário D’Alcântara.

 

Super Nosso fecha contrato com Filadélfia Comunicação

 

O Grupo Super Nosso escolheu a Filadélfia Comunicação como sua nova agência. De acordo com a diretora de marketing da rede varejista, Rafaela Nejm, a escolha foi motivada pelo crescimento da marca no cenário nacional. “Em 2012, entramos para o ranking das 20 maiores do varejo. Por isso, ampliamos o investimento em comunicação para reforçar nossa posição no mercado”, afirma. Atualmente, a rede conta com 14 lojas, entre elas as do Super Nosso Gourmet, que adota “conceitos de vanguarda em padrões mundiais”.

Nove entre 10 empresas utilizam redes sociais, diz estudo

 

Burson-Marsteller acaba de anunciar os resultados do segundo estudo Latin America Social Media Check-up, em que examina como as 25 maiores empresas do Brasil e de outros países da América Latina utilizam as  plataformas das redes sociais mais populares: o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google Plus.

O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958.

 

Tom + Sapien cria anúncio em 3D para o Colégio Pitágoras

 

A nova campanha da Tom + Sapien para a abertura do período de matrículas do Colégio Pitágoras Cidade Jardim, em Belo Horizonte/MG, busca mostrar diferentes áreas da vida em que um aluno pode se destacar, sendo o colégio um caminho para o sucesso.

O slogan “Educar é Abrir Portas. Hoje e Sempre, Onde Você Estiver” visa mostrar como a escola investe em seus alunos para que obtenham sucesso onde estiverem. Segundo o diretor de criatividade da agência, Vinícius Alzamora, “a proposta é colocar o Colégio Pitágoras como um facilitador, que abre portas, reafirmando o conceito de que a educação de boa qualidade faz diferença durante toda a vida,” diz.

“Nos layouts usamos uma ilustração em 3D com a logomarca do colégio no centro, representando os “ambientes” que remetem a diferentes áreas da vida: pessoal, social e profissional. Colocamos o Pitágoras com um elo que conecta todas essas áreas, com portas que se abrem de um lugar para o outro”, afirma o diretor de Criação, Rubens Aguiar.

A campanha é composta também por spot de rádio, flyer card, backbus, forro de bandeja, mega banner e vinheta de vídeo.

 

 

 

Abracom promove curso sobre regime tributário para agências de comunicação

 

O início de ano é o momento em que as empresas devem analisar seu regime tributário e fazer a opção para o exercício seguinte. Saber qual é o melhor regime tributário pode ser fundamental para otimizar custos dentro do que prevê a legislação. Por isso, a Abracom e o Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social, promovem no dia 5 de fevereiro o curso “Planejamento Tributário e a Indústria da Comunicação”, que será ministrado em São Paulo pela advogada Vanessa Alvares, do escritório A,V Advocacia e assessora jurídica do sindicato e da associação. Para informações e inscrições, ligue (11) 3079.6839 ou envie e-mail para contato@abracom.org.br.

 

 

Prêmio Minas de Comunicação

 

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais – Sinapro-MG informa que, no início de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o Prêmio Minas de Comunicação – Edição 2013. Para mais informações, envie um e-mail para:

eventos@sinapromg.com.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *