Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Francisco Câmpera

Jornalista e comentarista da Rádio Super Notícia de Belo Horizonte

Prisões, delações, malas de dinheiro, denúncias, tráfico de drogas, tiroteiros, mortes, esquemas de corrupção…é um festival de desgraça sem fim, parece que nunca vai acabar. Ninguém aguenta mais isso!

Não há economia que aguente essa série de notícias ruins. Desanima qualquer ser humano normal, os empresários então nem se fala. A impressão que os brasileiros vivem em estado permanente de choque, de decepção e tristeza. Quando o ser humano perde a esperança, fica há um passo da morte. Quando este sentimento é coletivo, um país pode acabar de vez.

Porém, visto de um ângulo diferente está acontecendo uma verdadeira revolução silenciosa no Brasil. Nunca se combateu a corrupção de forma tão firme,competente e permanente como agora. Jamais vimos autoridades e empresários tão poderosos na cadeia e outros tantos respondendo processos e perdendo cargos. É uma verdadeira limpeza e mudança de paradigma.

Quem vive perto do poder sabe que estas revelações sempre aconteceram, mas agora estão vindo a público. Isto é ótimo! A pauta de combate à corrupção está em voga e não vai sair tão cedo. Na mídia vende audiência, na polícia e Justiça, aplausos. Que seja assim, mas este não pode ser o único foco. Existe um Brasil que dá certo, de gente que trabalha, investe, pesquisa, realiza, vence, que aposta no país.

Muitos países já estariam em guerra civil e com a economia completamente destruída diante do que fizeramcom o nosso país. Temos os políticos da pior espécie, Estado e Justiça pesados, caros, lentos e ineficientes,com leis atrasadas que só atrapalham. Um sistema de Educação ultrapassado e outro de saúde precário.  Apesar disso, a economia está reagindo e o país andando para a frente.

As empresas estão se reinventando, as pessoas estão se virando, temos ilhas de excelência em todos os lugares, estudantes, artistas, pesquisadores e profissionaisque se destacam em todos os setores, e o melhor e mais valioso “ativo” é o próprio brasileiro, como diz o ditado, não desiste nunca.

Além disso, exuberante natureza é de fato abençoada por Deus. Temos terras a perder de vis-ta, que garantem espaço e alimento para todos. O que não pode se dizer de países como a China, que tem uma população de um bilhão e meio de pessoas com limite de áreas agriculturáveis. Ainda contamos com a espantosa Floresta Amazônica, com o maior rio em extensão e volume do mundo. Se explorada de forma adequada e respeitando o meio ambiente vai nos trazer riquezas jamais sonhadas. E ainda a maior reserva de água doce do mundo, o Aquífero Guarani. A água é o petróleo do século XXI.

Tudo isso pode parecer ufanista, mas é real, é o outro lado da moeda do discurso do fracasso, do atraso, da confusão, provocadas por políticos e grupos econômicos que se unem para se apresentar como salvadores da pátria.

Precisamos substituir este discurso derrotista apresentando exemplos e buscando soluções. Desperdiçamos muita energia discutindo o atraso, enquanto o mundo está construindo o futuro. São maravilhas tecnológicas que trazem mais lucro, conforto e segurança para uma nação. Soluções econômicas, ecológicas, da medicina, e até políticas, que estão a todo vapor funcionando com sucesso mundo afora.

Não precisa ser mágico nem gênio para saber o que precisamos. As melhores cabeças do Brasil estão aí indignadas com tudo o que está acontecendo; falta se reunir e buscar soluções que deve virar um mantra de todo brasileiro. Se nós acreditarmos e investirmos no Brasil, não precisaremos nem de capital estrangeiro para nos reerguer. Nada contra, ele será muito bem-vindo, mas o importante é mostrar que temos condições resolver os nossos problemas.

Darwin já explicava na Teoria da Evolução que os seres com maior capacidade de adaptação sobrevivem, não os mais fortes ou mais inteligentes. O Brasil superou esta tese e deixou os mais estúpidos e burros liderarem a nossa pátria. A vantagem deles é a ousadia do bandido. 

Por isso sabemos que não é tão simples mudar este sistema corrupto e viciado, mas já avançamos bastante e podemos mais. Chegou a hora de parar de reclamar de problemas e buscar soluções. Existe um Brasil que dá certo, é neste Brasil que devemos apostar para que ele prevaleça. 


Esse artigo não reflete necessariamente a opinião de MercadoComum


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *