O que é PIB – Produto Interno Bruto
O que é PIB – Produto Interno Bruto
O que é PIB – Produto Interno Bruto
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O Produto Interno Bruto (PIB) é responsável por medir o desempenho econômico de um país em determinado período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IBGE explica que o indicador pode ser visto como uma fotografia da economia por se tratar do cálculo do valor que considera o total de bens e serviços finais produzidos no país naquele momento específico que está sendo analisado.

No entanto, é importante ressaltar que a análise é feita com base somente nos bens e serviços finais produzidos para evitar a dupla contagem. “Por exemplo, na produção de um automóvel. Temos que descontar do valor de produção do automóvel todos os insumos que foram utilizados para produzi-lo, como plástico, borracha e vidro. Porque, senão, vamos contar esses insumos duas vezes”, explica Claudia Dionisio, gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.

A gerente ainda esclarece que o cálculo do PIB é realizado levando em consideração o valor desses bens e serviços adicionados à economia e também os impostos que recaem sobre esses produtos.

Além disso, o IBGE realiza a mediação do PIB de forma a medir a riqueza nacional, mas também faz esse cálculo de forma segmentada, o que permite, por exemplo, obter dados sobre o PIB do agronegócio exclusivamente e onde estão concentrados os pólos de desenvolvimento dessa atividade no país.

Já em relação à periodicidade, o indicador mede o balanço geral anual, mas também pode ser calculado em intervalos menores de tempo, como em trimestres, permitindo, assim, o acompanhamento do índice e possíveis revisões sobre o valor estimado para o ano corrente.

Para realizar esse cálculo, o IBGE leva em consideração os seguintes indicadores:

Balanço geral de pagamentos, feito pelo Banco Central;

Declarações de Informações Econômicos-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), realizado pela Secretaria da Receita Federal;

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPA), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), feito pelo IBGE;

Produção Agrícola Municipal (PAM) – IBGE;

Pesquisa Anual do Comércio (PAC) – IBGE;

Pesquisa Anual de Serviços (PAS) – IBGE;

Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) – IBGE;

Pesquisa Anual – Empresa (PIA – Empresa) – IBGE;

Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM – PF) – IBGE;

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) – IBGE;

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) – IBGE.

Limitações do PIB 

O cálculo do PIB, segundo o IBGE, não tem como objetivo o desenvolvimento do país, mas pode ser usado como um instrumento para tomada de decisões e formulação de políticas públicas, por exemplo.

Ainda que relevante para indicar a saúde econômica do país, o Produto Interno Bruto não expressa fatores importantes como a distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde, como informa o IBGE. “Um país tanto pode ter um PIB pequeno e ostentar um altíssimo padrão de vida, como registrar um PIB alto e apresentar um padrão de vida relativamente baixo”. – Fonte: Brasil 61

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades