Número de empresas de TI dispara nos últimos anos
Número de empresas de TI dispara nos últimos anos
Número de empresas de TI dispara nos últimos anos
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Brasil já conta com mais de 422 mil negócios na área

De acordo com o Tech Report 2021, um estudo divulgado no final do ano passado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway, o número de empresas do setor cresceu 55% desde 2018. Hoje já são mais de 422 mil negócios nos segmentos de hardware, software e serviços, cerca de 85 mil foram fundados apenas em 2020.

Em 2020, o faturamento do setor foi de 426 bilhões de reais, o equivalente a 5,6% do PIB Nacional. O estado de São Paulo movimentou sozinho 206 bilhões de reais, o que representa 48,4% do total do país, seguido pelo Rio de Janeiro com 10%, Minas Gerais com 6,3% e Rio Grande do Sul com 5,4%.

A estimativa da Associação das Empresas da Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é que até 2024 o Brasil terá um total de 420 mil vagas abertas para profissionais da área. De acordo com Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil, a tendência é que todos esses números cresçam significativamente nos próximos anos.

“Estamos em um momento muito favorável para o surgimento de novas empresas de TI, não apenas pela pandemia que exigiu que providências fossem tomadas rapidamente e a tecnologia foi uma grande aliada, mas também pelo aumento da procura de companhias de outros segmentos pela digitalização, então, consequentemente, novas empresas surgirão, a parcela do segmento no PIB aumentará e novas vagas de emprego serão criadas”, comenta o executivo.

A Zyxel é uma multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas. Com forte presença global em mais de 150 mercados atendidos entre os cinco continentes, a companhia oferece inovações tecnológicas e conecta o mundo à internet há mais de 30 anos, construindo as redes do futuro e ajudando a explorar o potencial do mundo para satisfazer as necessidades do trabalho moderno.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades