Mineiros no pódio em Londres
Mineiros no pódio em Londres
Mineiros no pódio em Londres
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Há menos de dois anos no mercado, Lamas Destilaria conquista duas medalhas de ouro em premiação na Inglaterra.

Um tradicional teste às cegas realizado por especialistas em degustação de whisky reuniu em um hotel de Londres, Inglaterra, produtos de diversas destilarias do mundo para uma avaliação, sobretudo, da qualidade das bebidas em mais uma edição do The World Whisky Masters . E foi com sotaque mineiro que os whiskies Caburé e Verus, da Lamas Destilaria , subiram ao pódio para receberem medalhas de ouro.

Divulgado no fim da última semana pela Spirits Business, veículo organizador dedicado à indústria mundial dos destilados, o resultado engrossa a lista de conquistas da marca que, há menos de dois anos no mercado, coleciona outras premiações mundo afora. “Com o nosso carro-chefe Nimbus, whisky mais premiado da casa, já havíamos recebido uma medalha de bronze e o destaque “Brazil whiskey of the year” na New York International Spirits Competition 2021, prata no Bartender Spirits Awards 2020, realizado em São Francisco, outro bronze na London Spirits Competition 2020, além de uma pontuação surpreendente na Jim Murray’s Whisky Bible 2021, alcançando 93 pontos”, orgulha-se Luciana Lamas, sócia e responsável pelo marketing da destilaria.

Anúncio

Ao custo de R$ 10 milhões, e com capacidade de produção mensal de até 30 mil litros de bebida, a unidade da Lamas Destilaria instalada em Matozinhos, região metropolitana de Belo Horizonte, produz ainda gin, rum, vodka, cachaça e cerveja. Com um amplo portfólio, Luciana revela parte do segredo que levou suas bebidas ao reconhecimento internacional. “Contamos com destiladores projetados por um especialista da indústria do whisky, feito seguindo um rigoroso padrão que viabiliza nossa produção dentro daquilo que queremos, da qualidade que desejamos alcançar, sobretudo porque a produção de whisky, seguindo a tradição escocesa, é bastante peculiar por aqui”, compara.

O bom momento institucional refletiu diretamente na comercialização dos seus produtos que, embalados pelas recentes conquistas, têm atraído cada vez mais consumidores. “Ficamos surpresos com as vendas do Caburé, uma edição especial produzida com estoque limitado. Abrimos a venda dele num dia e em menos de 24 horas todo o estoque já havia acabado”, comemora a empresária.

Brazil whiskey of the year
Brazil whiskey of the year
O Verus é um single malt rico em complexidade pela sua maturação em múltiplos barris
O Verus é um single malt rico em complexidade pela sua maturação em múltiplos barris
Single malt Caburé
Single malt Caburé

Produzido em parceria com o influenciador Tierri Gabriel, que mantém canais nas redes sociais destinados aos apreciadores da bebida, o single malt Caburé passa por três diferentes barris até o seu envasamento, sendo sua maturação realizada em carvalho americano, e a finalização em carvalho europeu e bálsamo, sendo este último um barril virgem. “É um whisky que se destaca inicialmente pelas notas amadeiradas nobres do barril de bálsamo que remetem a cedro e mogno. Na sequência, o barril de carvalho americano nos brinda com sensorial de coco queimado e dulçor de caramelo e baunilha. O carvalho europeu, com seu frutado e picância insinuantes, o torna intrigante. Um whisky de caráter bem definido com finalização longa, residual rico, herbáceo e levemente defumado”, define Tierri.

O Verus, outro a subir no pódio em Londres, faz parte da produção regular da Lamas, que ao lado do já citado Nimbus, do Canem e do Plenus, formam o quarteto titular da destilaria. “O Verus é um single malt rico em complexidade pela sua maturação em múltiplos barris, ou seja, ele inicia seu processo em barris de carvalho americano ex-bourbon, e é finalizado em barris de carvalho europeu ex-vinho licoroso estilo Porto”, define Luciana.

Inaugurada meses antes do início da pandemia, a Lamas viveu grande parte de sua curta trajetória impactada pelos contratempos econômicos causados pelo isolamento social. Por conta disso, alguns planos adiados no período mais crítico das restrições, voltam gradativamente ao radar da equipe à frente da destilaria. “Nosso e-commerce integrado está previsto para ser lançado ainda este mês e contará com todo nosso portfólio à disposição, incluindo as versões miniaturas dos destilados com entrega para todo o território nacional”, adianta. Luciana revela ainda que a expansão do negócio passa por novos acordos comerciais, participação em eventos, inclusão dos nossos produtos em marketplaces variados, entre outras medidas para o crescimento da marca. “Estamos em vias de negociação para o início da exportação dos nossos produtos para o mercado europeu, prevemos também a criação de clubes de relacionamento para clientes Pessoa Física e Jurídica, além de vários novos lançamentos”, finaliza.

Duas gerações da família- os irmãos José Carlos e Marcelo, ladeando a sobrinha Luciana Lamas
Duas gerações da família- os irmãos José Carlos e Marcelo, ladeando a sobrinha Luciana Lamas

Créditos Gabriel Maciel

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades