Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mais importante evento da Construção Civil em Minas Gerais será realizado de 27 a 30 de junho no Expominas

Representantes de todas as áreas da indústria da construção civil se reunirão no Expominas de 27 a 30 de junho para a edição 2012 do Minascon/Construir Minas. A expectativa é atrair um número recorde de visitantes e expositores nacionais e internacionais, que exibirão nos quatro dias de feira os principais lançamentos do setor em produtos, tecnologia, equipamentos e serviços. A previsão dos organizadores é ampliar em 20% o número de visitantes e marcas expositoras nacionais e internacionais.

Já a programação técnica contará com uma qualificada grade de palestras, debates e encontros para a discussão das atuais questões mais relevantes para a construção civil. Realizado pela FIEMG, através de sua Câmara da Indústria da Construção (CIC), em parceria com a Fagga l GL exhibitions e Tambasa Atacadistas, o evento integra desde 2009 a Plataforma Construir, que também está presente no Rio de Janeiro e Bahia.

Anúncio

84º ENIC acontece paralelamente ao evento

“Este ano o evento acontece em uma data mais promissora. É um período do ano mais propício para o mercado concretizar bons negócios e ter contato com as inovações. Este reposicionamento da data do evento ainda culmina com a realização, em paralelo, do ENIC, um encontro com peso nacional”, defende Antônio Júnior, diretor do Núcleo Construção da Fagga.

A edição 2012 do Minascon/Construir Minas será realizada simultaneamente ao 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que neste ano foi intitulado “Encontro de Soluções”, reunirá mais de 1.500 representantes do setor para discussão de temas ligados à Sustentabilidade, Inovação Tecnológica e Parcerias Público-Privadas.

Em 2011, o Minascon/Construir Minas superou as expectativas dos realizadores e patrocinadores ao reunir no Expominas mais de 32 mil visitantes e 264 marcas expositoras do Brasil e exterior, o que contribuiu para um volume de negócios de aproximadamente R$ 94 milhões. Já a programação técnica, sob a organização da CIC/FIEMG, teve como destaque a realização da Semana Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável, promovida pela Escola de Arquitetura da UFMG. “Mais do que ser um espaço para lançamentos de produtos e serviços e levantamento de discussões sobre assuntos de interesse do setor, o Minascon/Construir Minas tem se tornado um espaço para fortalecer a integração entre o setor acadêmico e a iniciativa privada”, explica Teodomiro Diniz Camargos, presidente da CIC/FIEMG.

O evento é aberto ao público em geral e tem como perfil de seus visitantes lojistas e atacadistas; arquitetos, engenheiros, administradores de condomínio, profissionais da construção em geral, designers de interiores, decoradores e paisagistas; construtores, empreiteiros e estudantes de áreas afins. “O Minascon/Construir Minas tem crescido a cada edição e se tornado um momento muito importante para o setor, já que tem a característica de ser uma vitrine de produtos e serviços inovadores”, comenta Alberto Portugal, diretor comercial da Tambasa. A empresa participou de todas as edições do evento até hoje, trazendo sua extensa rede de representantes vindos de várias partes do Brasil para ministrar treinamentos para sua equipe de vendas e divulgar novos produtos para o setor da construção.

BELO HORIZONTE SE PREPARA PARA SÉRIE DE EVENTOS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO

O mês de junho concentrará no Expominas uma série de eventos ligados às áreas da construção civil e pesada. O maior do gênero no estado, o Minascon/Construir Minas 2012, será realizado entre os dias 27 e 30, com a expectativa de aumentar em 20% o número de visitantes e de expositores nacionais e internacionais. No mesmo local, no dia 28, o Seminário Cidades Cicláveis discutirá os projetos de mobilidade urbana dos grandes centros urbanos e as formas de inclusão da bicicleta nos sistemas de transporte.

O Seminário é parte integrante do Programa Soluções para Cidades, liderado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A ideia do evento é fornecer apoio à gestão de municípios com o objetivo de qualificar o desenvolvimento urbano. Dividida em seminário e oficina técnica, a programação trará discussões sobre a experiência de Brasília na implantação de ciclovias, além de reflexões a respeito da bicicleta no contexto das cidades.

84º ENIC

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-MG) e Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-MG), o Encontro Nacional da Industria da Construção é o maior evento empresarial do setor do país e reunirá em três dias mais de mil empresários, representantes de diferentes órgãos do Poder Público e outros atores relevantes para o segmento discutindo temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, qualificação profissional, relações de trabalho, dentre outros assuntos.

Pela terceira vez em Belo Horizonte, o evento deste ano traz uma novidade. “Ao invés de imposta, toda a programação técnica está sendo discutida desde o ano passado com os representantes das entidades e principais empresas do setor de todas as regiões do Brasil”, explica André de Sousa Lima Campos, vice-presidente do Sinduscon-MG e presidente da Comissão Organizadora do evento, que vai de 27 a 29 de junho no Expominas.

MINASCON

Dedicado a discutir temas de interesse do setor da construção, o Minascon já está em sua 8ª edição. Sua programação será composta por debates, palestras, congressos, conferências e feira de produtos e serviços. Com a assinatura “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, mantém-se com conteúdo e ambiente propícios para a realização de bons negócios.

A programação do Minascon é complementada pelo Concurso Mãos à Obra, que é aberto a estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou pós- graduação das áreas de Engenharia e Arquitetura, com trabalhos acadêmicos relacionados aos seguintes temas: Projetos de Gestão de SST – Saúde e Segurança do Trabalho; Projetos de Inovação e Tecnologia para agregar valor à cadeia produtiva; Projetos de Sustentabilidade no setor da construção civil; Sistemas Construtivos Industrializados.

Os trabalhos escolhidos serão apresentados durante o Minascon 2012 e serão julgados através de critérios como originalidade, aplicabilidade, inovação, entre outros. As equipes vencedoras serão contempladas com: Prêmio de R$ 3.000,00 ao grupo; Disponibilização de um profissional para ministrar uma palestra técnica sobre Inovação e Sustentabilidade para a Construção Civil pela Precon para a escola/ universidade; publicação de matéria sobre seu projeto em um meio eletrônico ou impresso do Sistema Fiemg e espaço para apresentação de seu trabalho em uma reunião da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg – CIC, composta de presidentes de Sindicatos, empresários e instituições do setor.

Também dirigido a alunos de Arquitetura e Engenharia, o concurso A Ponte compreende a avaliação de um protótipo do tabuleiro de uma ponte – executado com palitos de picolé, de madeira, ligados com cola – que deverá resistir a uma determinada carga crescente, para avaliação do seu desempenho estrutural. O projeto tem como objetivo integrar as Universidades e Empresas do setor produtivo da área da construção, promovendo uma maratona entre os alunos.

PRAÇA DE CONCRETO

Espaço recordista de visitação nas edições passadas, a Praça de Concreto volta em 2012 para mostrar ao mercado as várias aplicações, soluções inovadoras e produtos do mercado cimenteiro. Na Praça, os expositores do setor podem apresentar variações do produto como: pisos elevados, intertravados, ladrilhos, casas pré-fabricadas, soluções para construções modernas, econômicas, de aplicações rápidas e com qualidade, além de trazer à Feira produtos para engenharia sanitária como separadores de água e óleo, entre outros.

Nesta edição, o projeto tem foco nas questões urbanas, como a acessibilidade para as pessoas com limitações de locomoção. Com isso, serão valorizados os pisos podo táteis, as rampas de pré-moldados de concreto para os cadeirantes e as pistas de ciclovias para melhoria e educação no trânsito. O público ainda poderá conhecer pisos de concreto permeáveis, que têm uma utilização voltada para a sustentabilidade, promovendo uma nova cultura de preservação das cidades. A Praça é uma realização do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento (SIPROCIMG) em parceria com a ABCP.

SOBRE A FAGGA L GL EXHIBITIONS

Com quase meio século de experiência no setor de promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL exhibitions segue o modelo de negócios da francesa GL events, a segunda maior empresa do mundo no setor, da qual faz parte.

A Fagga – pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro – se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga l GL exhibitions, uma das maiores do setor, é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil.

Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão o setor de moda e beleza, com a realização de algumas de suas principais feiras, entre elas a Première Brasil, edição latino-americana da francesa Première Vision, o maior evento do mercado têxtil do mundo, realizada em São Paulo; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as três feiras Construir (Rio, Minas e Bahia), Fitabes e Rio Infra; o setor cultural, com amplo destaque para quatro Bienais do Livro, além do Rio de Janeiro, Bahia, Minas e Amazonas.
MINASCON/CONSTRUIR MINAS 2012

Data: 27 a 30 de junho

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6030, Gameleira

Horário de visitação

Dias 27, 28 e 29: das 12h às 22h

Dia 30: das 13h às 21h

Entrada franca: Credenciamento online no site da Construir Minas

http://www.feiraconstruir.com.br/minas/

Ou na entrada do evento

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *