Micro e pequenas empresas geraram sete em cada 10 empregos em Minas Gerais
Micro e pequenas empresas geraram sete em cada 10 empregos em Minas Gerais
Micro e pequenas empresas geraram sete em cada 10 empregos em Minas Gerais
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Resultado foi o segundo melhor do país, mas o saldo de vagas no segmento caiu 15% em relação ao mês anterior

 

Um levantamento realizado pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostrou que as micro e pequenas empresas (MPE) mineiras registraram, em setembro, um saldo de empregos de 20.305 novos postos de trabalho, o que representa 73% do saldo total para o estado. O número resulta da diferença entre 126.822 admissões e 106.517 desligamentos registrados no período.

 

O saldo de setembro é 15% menor em relação a agosto e 23% menor quando comparado a setembro do ano passado. O levantamento também aponta que o saldo geral de vagas nas MPE mineiras em setembro foi o segundo maior do país, ficando atrás de São Paulo (43.421 vagas). Belo Horizonte registrou o melhor saldo de empregos em Minas Gerais: 4.599 vagas, e Betim obteve o pior resultado (-403).

 

Sazonalidade e boas expectativas

Para o analista do Sebrae Minas André Costa, “apesar de os números da economia virem registrando uma leve recuperação nos últimos meses, o saldo negativo de setembro em relação a agosto pode ter sido puxado pelo setor da agropecuária, que neste momento apresenta sazonalidade, principalmente nas atividades ligadas ao cultivo de café. O setor foi o único com saldo negativo de emprego nas MPE no mês de setembro”.

 

Costa indica que o mercado pode e deve reagir de forma positiva. “Há uma expectativa de melhora nos números para os próximos meses, já que se aproximam as datas comemorativas de final de ano. É um período em que o consumo aumenta e, como consequência, as MPE investem mais e contratam mais, também. Em novembro já devemos sentir alguma reação, com o início da Copa do Mundo e também a  Black Friday”, explica.

 

Serviços

O setor de serviços foi o que gerou maior saldo de empregos dentre as MPE de Minas Gerais (8.966) em setembro. A agropecuária foi o setor de pior saldo (-356). As três atividades CNAE com o melhor saldo de vagas no estado foram: Serviços de engenharia (881), Restaurantes e similares (705) e Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (677).

 

As ocupações com melhor saldo de empregos naquele mês foram: Servente de Obras (1.664), Vendedor do Comércio Varejista (1.639) e Auxiliar de Escritório (1.045). A maioria das vagas nas MPE mineiras foi ocupada por homens, na faixa etária de 18 a 24 anos, com ensino médio completo.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas