Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa
Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa
Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Para 88%, bom atendimento faz toda diferença na escolha da loja.

Como o brasileiro compra e vivencia experiências no comércio físico e online? Essa é a resposta que a pesquisa “Experiência do Consumidor Brasileiro”, realizada em agosto de 2021 pela Opinion Box, buscou entre mais de 2.100 entrevistados em todo o Brasil.

Segundo o estudo, metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online, enquanto 29% preferem as lojas físicas e 21% têm preferência igual entre as lojas online e físicas.

Anúncio

A pesquisa vai ao encontro de outro levantamento, “Social Commerce”, realizado pela Social Miner | All iN, Opinion Box e Etus, que por sua vez aponta que 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras. Deste total, 37% já inseriram em sua rotina mensal as compras online.

Consumidores cada vez mais conectados

“O crescimento do e-commerce, que já vinha acontecendo nos anos anteriores, se deu de forma repentina e muito rápida desde o começo da pandemia. Isso fez com que o comércio eletrônico tomasse medidas também rápidas, de forma a atender esse contingente de consumidores da melhor maneira possível. Agora cada vez mais habituado ao ambiente digital, o novo cliente busca uma experiência mais personalizada e descomplicada”, explica Fellipe Guimarães, especialista em negócios digitais e CEO da empresa de tecnologia Codeby.

A experiência conta muito. Clientes que têm melhores experiências são os que voltam a comprar e se tornam fiéis. 70% dos entrevistados afirmaram que é muito importante ter uma boa experiência ao fazer uma compra online, e 65% apontaram a mesma importância nas compras físicas.

“Nossa conexão online com o cliente reflete diretamente nos nossos resultados. A chegada da pandemia nos fez repensar nossa estratégia e investimos esforços no digital, o que foi e é um importante diferencial para nós”, ressalta Silvia Barboza, diretora da empresa paulista de calçados flats La Femme. Além de lojas físicas, a empresa tem uma frente digital em franco crescimento: de 2020 para 2021, as vendas no e-commerce da marca cresceram mais de 100%.

De olho no consumidor digital

Com o crescimento da demanda no comércio eletrônico e a chegada de cada vez mais consumidores nesse ambiente, as empresas precisam ficar atentas à necessidade de se adaptarem e responderem com agilidade às novas necessidades do seu cliente.

A pesquisa da Opinion Box levantou outros dados importantes, a serem considerados tanto pelo comércio físico quanto pelo e-commerce:

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades
  • 27% dos consumidores consideram o desconto para pagamento à vista um dos atributos mais importantes para ter uma boa experiência de compra em lojas físicas;
  • Para 52% dos compradores, o frete grátis é um dos atributos mais importantes para ter uma boa experiência de compra em lojas online;
  • 54% dos entrevistados responderam que já voltaram a comprar mais de uma vez em uma loja por causa do bom atendimento;
  • 51% se tornaram fiéis a uma loja por causa de uma boa experiência;
  • 52% já falaram mal de uma loja nas redes sociais após uma experiência ruim;
  • 70% já tiveram que entrar com processo contra uma empresa por causa de problemas na compra/entrega.