A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi a grande homenageada da 11ª edição da maior comenda do agronegócio mineiro, realizada na noite do dia 18 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Engenheira agrônoma, ela já foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e tem destacada atuação em defesa do agronegócio brasileiro.

A premiação é promovida anualmente pelo Sistema FAEMG em comemoração ao Dia do Produtor Rural Mineiro. Em 2019, foram homenageadas 18 pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços ao setor rural.

Destaques dos discursos

Roberto Simões – Presidente do Sistema FAEMG

“A ministra Tereza Cristina tem longo histórico de atuação competente e capacidade de negociação, sempre com firmeza e serenidade. Em poucos meses recebemos com alegria os resultados de seu trabalho, com um plano agrícola unificado, o importante acordo entre Mercosul e União Europeia, e uma forte atuação em políticas externas, abrindo novos mercados para nossos produtos agrícolas”.

Romeu Zema – Governador

“Minas tem obtido resultados econômicos acima da média brasileira graças ao agronegócio. Precisamos apoiar quem produz, gera emprego e renda. Especialmente o setor rural, que enfrenta tantas dificuldades adicionais. Precisamos trabalhar pela desburocratização e agilidade nas questões jurídicas, ambientais e de segurança no campo. O estado precisa ser aliado e não um obstáculo”

João Martins – Presidente do Sistema CNA

“A agropecuária precisava da condução de uma pessoa como a ministra Tereza Cristina, com equilíbrio, serenidade e foco de resultado. É a ministra dos sonhos do agronegócio brasileiro. Terá grande parcela de contribuição no futuro do país”.

 Tereza Cristina Costa Dias – Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

“O produtor rural brasileiro sabe produzir muito bem, mas precisa aprender a vender, levar seus produtos para fora, agregar valor. Temos oportunidades enormes de abertura de novos mercados internacionais, mas precisamos deixar de lado a timidez e nos preparar para aproveitá-las. E o governo entrará com as políticas públicas que forem necessárias. Não podemos deixar o Brasil fechado por falta, ou por excesso de legislação. Precisamos ser facilitadores dos que querem produzir nesse país, e vamos conseguir isso juntos!”

 Grande medalha

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias
Nascida em Campo Grande (MS) e formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuou no governo de Mato Grosso do Sul, no Senar e no setor privado. Eleita deputada federal por dois mandatos consecutivos, foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e se destacou por sua atuação em defesa do agronegócio brasileiro. Desde janeiro, é ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Categoria comunicação

Miguel Daoud
É analista político e econômico com formação pela Escola Superior de Administração de Negócios da PUC-SP. Há mais de 10 anos à frente de programas do Canal Rural, participa de programas jornalísticos de rádio e televisão. Faz palestras sobre economia e política com foco em agronegócio para empresas, sindicatos, associações e eventos rurais em todo o país.

Categoria técnico-científica

José Braz Matiello
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), é pesquisador do Ministério da Agricultura e da Fundação Procafé, promovendo cruzamentos naturais entre variedades, em busca do grão perfeito. Considerado um dos maiores pesquisadores de café do mundo, seu trabalho de décadas de inovação contribui para os cafés do Brasil estarem sempre entre os mais premiados do mundo.

Categoria Especial

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Fundada em 1911, a Corporação se dedica às atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos. Coragem, preparo técnico e dedicação são sempre marcas de sua atuação, especialmente reconhecida este ano pelo trabalho de resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho. Os bombeiros continuam incansáveis nas buscas, que completam seis meses em 25 de julho.

Categorias Produtor Rural 

Adriel Guedes Azambuja
Nascido em Gurinhatã, é formado em Engenharia Agronômica e pecuarista de leite desde 1997.  Há dez anos, iniciou trabalho de melhoramento genético de seu rebanho, das raças GIR Leiteiro e Girolando. Em 2018, recebeu o prêmio Produtor Revelação CAMARU, pelo desempenho dos seus animais em feiras e exposições. Com 240 vacas em lactação, sua produção é de 5000 litros/dia. Casado com Adelaide, é pai de Adriano.

Alex Mussi
Natural de Cornélio Procópio (PR), começou no agronegócio em 1993, como vendedor de cenouras na Ceasa Minas. Três anos depois, iniciou sua própria produção de hortifruti, em São Gotardo. Foi pioneiro no cultivo de batata-semente e estendeu sua produção para Santa Juliana e Nova Ponte. Emprega 600 funcionários, entre cultivo e beneficiamento, e se destaca nacionalmente na produção de alho, batata, cenoura e grãos. Casado com Michelle, é pai de Gabriela, Alana e Alex Filho.

Derli Carvalho Trindade e Rosângela Maria Barbosa Trindade
Ao se casar com o técnico agrícola Derli, Rosângela deixou a carreira de professora e se dedicou à fazenda São Gonçalo, em Perdões. Em 1996, fez o curso de Industrialização de Leites e Derivados pelo Senar e começou a produzir iogurte caseiro para a família. O hobby virou negócio, e a marca Vimilk cresceu. Empregam 98 funcionários e industrializam 30 mil litros de leite diariamente. A linha conta com 72 produtos lácteos e acumula vários prêmios nacionais, como o de melhor doce de leite e melhor requeijão do Brasil. A empresa é também administrada pelo filho do casal, Vinicyus, e é reconhecida pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Geraldo Elísio dos Santos
Nascido em Martinho Campos, ele transformou seu sonho de criança – ter uma vaca – em uma bem-sucedida criação, com genética de qualidade, pastos irrigados por pivôs e compost barn. Localizada às margens do Rio São Francisco, a Fazenda Beira Rio tem 165 animais e produção diária de 4.700 litros de leite. Geraldo é casado com Simone e pai de Bárbara e Beatriz.

 José Marcelo Araújo
Natural de Campos Gerais, graduou-se no curso de Laticínio no Instituto Cândido Tostes, em Juiz de Fora. De volta à cidade natal, fundou um laticínio com o irmão e passou também a cultivar cafés de alta qualidade. Foi pioneiro na produção de cafés despolpados e especiais, acumulando diversos prêmios e certificações. Além de café e leite, cria gado de corte e produz soja, milho, aveia e outros cereais. É casado com Dirlene e pai de Carla, Cristina e Marcelo.

Magnólia Martins da Silva
Natural de Monte Alegre de Minas, atua na pecuária leiteira há três décadas. Ao assumir a Fazenda Valinhos, focou na seleção da raça Girolando, para produção de leite e de genética. Destaca-se pelo pioneirismo e pela excelência na atividade, com animais de alta qualidade genética e produtividade, com média diária de 3 mil litros. É diretora-administrativa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Casada com Daniel, é mãe de Daniela.

Nuno Monteiro Casassanta
Natural de Belo Horizonte, o mestre em Economia chefiou Assessoria Econômica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi diretor- executivo do Conselho de Política Financeira do Estado, diretor-geral da Rural Minas, e Secretário de Estado de Agricultura. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico da fruticultura no Norte de Minas e um dos pioneiros na produção de limão Tahiti e banana. Casado com Nilza, é pai de Eduardo e Beatriz.

Rodrigo Pinto Canabrava
Natural de Curvelo, o engenheiro civil foi um dos pioneiros nos trabalhos de cruzamentos do Guzerá com a raça holandesa (dando origem ao Guzolando), e também com o nelore (resultando no Guzonel). É um dos grandes divulgadores das raças no Brasil. Em área de 12 mil hectares de pastagem, em Bocaiúva e Engenheiro Navarro, o empreendimento é referência pelo uso de tecnologia; compatível com as melhores médias da moderna pecuária nacional. É também modelo de atividade sustentável, em equilíbrio com o meio ambiente e a responsabilidade social.

Thiago Soares Fonseca
Nascido em Uberlândia, é graduado em Administração de Empresas e vice-presidente da FAEMG. Atua no setor rural há mais de duas décadas no segmento da suinocultura, avicultura, pecuária de leite, pecuária de corte, agricultura e produção de feno. Compõe a diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia desde 2000 e foi presidente entre 2012 e 2018. Em sua gestão, foi criada a Femec – Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais, que já se tornou uma das maiores feiras do país. É casado com Fernanda e pai de Maria Fernanda e Maria Paula.

Vilmar Pereira Pires
Natural de Nova Ponte, começou na pecuária ainda criança, com seu pai. Foi pioneiro – e tem atuação destacada – na realização de grandes leilões na região, comercializando, anualmente, mais de 20 mil animais com genética avançada. Confina mais de dois mil animais por ano e cultiva também soja, milho, sorgo e cana-de-açúcar, com grande uso de tecnologia. É pai de Danilo José, Maria Luiza e Alceu Lucas.

Categoria Sindicato

Bom Despacho
Presidente: Patrick Brauner Resende Silva
Realiza a Exposição Agropecuária Expobom e um programa de melhoramento genético gratuito do rebanho leiteiro na região. Nos últimos dois anos, registrou crescimento no número de associados de 170 para mais de 500 com a oferta de serviços como os planos de saúde, cursos do Senar, emissões de DAP e convênio com uma faculdade local.

Itabira
Presidente: Evando Lage Avelar
Fundado em 1965, promove treinamentos do Senar Minas e oferece assistência contábil, assessoria para cadastros (CNIR, CCIR, CAFIR, ITR, ADA) e outros serviços. Realiza anualmente eventos como o Agrowin (Workshop Itabirano de Agronegócio) e a Semana do Produtor Rural, com grande programação de cursos e palestras.

Mar de Espanha
Presidente: Marion Ferreira Gomes
Com mais de 50 anos de atuação, oferece cursos e serviços para os produtores e promove eventos como a Missa do Homem do Campo e o ciclo de palestras técnicas Bate-Papo Rural. Outro destaque do Sindicato foi a criação do Programa Curral Novo, de melhoramento genético.

Santa Maria de Itabira
Presidente: Evandro Pires Fernandes
Fundado em 30 de março de 1958, funciona em sede própria desde 1968 e tem como principal foco a formação e treinamento de mão de obra, por meio de convênio com o Senar Minas. Disponibiliza equipamentos agropecuários aos associados e promove dias de campo e assistência técnica, por meio de programas do Sistema FAEMG e parceiros.

 

 

 

Anúncio