Mapeamento exclusivo do ecossistema de startups de Minas Gerais
Mapeamento exclusivo do ecossistema de startups de Minas Gerais
Mapeamento exclusivo do ecossistema de startups de Minas Gerais
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Ferramenta inédita é um guia de oportunidades de negócio e inovação e aponta a presença de mais de 870 startups mineiras, divididas nas principais categorias do mercado

O Sebrae Minas, em parceria com a Pipeline Capital, empresa global de fusões e aquisições com foco em tecnologia, acaba de lançar o Scape Report, um mapeamento inédito do ecossistema de startups de Minas Gerais. O mapa aponta inicialmente a presença de mais de 870 startups mineiras, sendo uma importante ferramenta de conhecimento e um guia de oportunidades de negócios para todo o setor.

 

O principal diferencial da ferramenta é a divisão das startups por categorias e clusters (subcategorias), seguindo a lógica de mercado, gerando conexão entre as empresas e potencializando a geração de novos negócios. No mapa, as empresas podem visualizar o seu posicionamento, procurar fornecedores, analisar concorrentes ou buscar parcerias. A proposta é que o mapa seja permanentemente atualizado, de forma a acompanhar a evolução do ecossistema e o surgimento de novas startups.

O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, destaca que o estudo compõe uma das ações do Sebrae Open – estratégia de inovação colaborativa do Sebrae Minas, e gera informações importantes para o fomento de negócios inovadores e do empreendedorismo. “O Scape Report vem para materializar, de forma única, nosso apoio a todo esse ecossistema que impulsiona a inovação e o futuro de Minas Gerais, sendo uma valiosa contribuição para a evolução do setor”, destaca.

No mapeamento, as empresas foram agrupadas em 13 categorias distintas, sendo: Puretech (141), Martech (108), Fintech (103), Healthtech (93), Agtech (85), Edtech (76), Construtech / Real Estate (49), Retailtech (49), Logtech (45), RHtech (39), Adtech (25), Traveltech (13) e um último grupo de outras categorias de Tech (49). Em seguida, essas mesmas categorias foram divididas em 73 clusters (subcategorizações).

De acordo com o estudo, as cinco principais cidades mineiras onde estão localizadas as startups são: Belo Horizonte (62%), Uberlândia (9,8%), Juiz de Fora (4,1%), Nova Lima (3,7%) e Santa Rita do Sapucaí (2,4%). As demais estão espalhadas pelo Estado.

Um dos destaques do mapa é a concentração do maior número de startups de Puretech, empresas que são, em sua essência, agnósticas em tecnologia. O estudo aponta a presença de 141 startups dessa categoria, e, dentro desse grupo, elas se dividem em: Transformação Digital (19), Games (8), Desenvolvimento de Apps/Mobile (29), Software de Gestão Verticalizado (38), Indústria 4.0 & Novos Materiais (35) e ISP / Cloud Providers (12). Na sequência, a categoria com a maior concentração de startups é a Martech (tecnologia em marketing), com 108 empresas; seguido pelas Fintechs, empresas de tecnologia financeira, com 103 startups do segmento.

Vale ressaltar ainda a força e a explosão do tema “Dados” em todo o ecossistema mapeado. Em praticamente todas as categorias, existem empresas dedicadas e especializadas nesta importante vertical, as chamadas “empresas data driven”.

“O Scape Report de Minas Gerais apresenta o atual estágio das startups no Estado, com um desenho completo e de leitura simples de todo o ecossistema deste importante mercado que só cresce e toma importantes proporções de fomento à tecnologia em nosso país”, comenta o Senior Partner da Pipeline Capital, Pyr Marcondes.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas