Lula pode vencer no 1º turno Avaliação negativa do governo Bolsonaro recua ao menor nível desde 2021 e diferença entre Lula e o presidente cai de 14 para 12 pontos percentuais
Lula pode vencer no 1º turno  Avaliação negativa do governo Bolsonaro recua ao menor nível desde 2021 e diferença entre Lula e o presidente cai de 14 para 12 pontos percentuais
Lula pode vencer no 1º turno – Avaliação negativa do governo Bolsonaro recua ao menor nível desde 2021 e diferença entre Lula e o presidente cai de 14 para 12 pontos percentuais

Lula tem agora 44% das intenções de voto no primeiro turno, com variação de 1 ponto em relação a julho.

Bolsonaro sobe 1 ponto percentual e chega a 31%.

Reprovação ao governo recuou entre mulheres, em todas as regiões, faixas de renda, faixas etárias, níveis de escolaridade e religiões.

Percepção de que a economia é o principal problema do país recuou de 44% para 40%

01 Lula pode vencer no 1º turno

A 14ª rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra que a disputa pelo Palácio do Planalto está mais apertada. Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) teria 44% dos votos no primeiro turno, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois candidatos, de 12%, é a menor da série histórica iniciada em julho de 2021. Considerando-se apenas os votos válidos, Lula teria 51% dos votos, vencendo no primeiro turno na margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação a janeiro, Lula oscilou de 45% para 44% das intenções, enquanto Bolsonaro subiu nove pontos percentuais, passando de 23% para 32%. Os outros candidatos, somados caíram de 19% para 10%. A Genial/Quaest tem a mais longa série de pesquisas eleitorais nacionais de entrevistas presenciais no país.

Ciro Gomes (PDT), teve 5% das intenções de voto, com nova oscilação de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantiveram 2% de intenções de voto cada um, e Pablo Marçal (PROS), 1%. Os demais candidatos – Vera Lúcia, Eymael, Sofia Manzano, Felipe d´Ávila, Luciano Bivar e Leonardo Péricles – não pontuaram. Eleitores indecisos são 6%, mesmo percentual dos que pretendem votar nulo.

Avaliação negativa do governo Bolsonaro recua ao menor nível desde 2021 e diferença entre Lula e o presidente cai de 14 para 12 pontos percentuais

O Nordeste segue sendo a região onde Lula teria vitória mais folgada: 57% contra 22% de Bolsonaro. Em dois meses, a diferença entre os dois candidatos caiu de 53 para 35 pontos percentuais na região. Na região Norte, o ex-presidente também perdeu terreno. Em junho tinha 59% das intenções de voto contra 22% de Bolsonaro, e agora tem 41%, contra 35% do presidente. Nas demais regiões, as oscilações foram menores. As intenções de voto nos dois candidatos variaram de 1 a 3 pontos percentuais, praticamente dentro da margem de erro. No Sudeste, Lula tem 39% das intenções de voto contra 36 de Bolsonaro; no Sul, 40% contra 35%; no Centro-Oeste, também 40% contra 35%.

Na simulação de segundo turno, o ex-presidente teria 51% dos votos, contra 37% de Bolsonaro. Isso significa que entre o primeiro e o segundo turno, Lula cresce 6 pontos percentuais, enquanto Bolsonaro sobe 5 pontos. Eleitores indecisos somam 3%, mesmo patamar desde o início da pesquisa, enquanto 6% informaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas. O índice de rejeição de Bolsonaro é de 55%, contra 44% de Lula. Ciro Gomes tem rejeição de 53%.

Lula pode vencer no 1º turno

 

A economia continua sendo considerada o principal problema do Brasil por 40% dos entrevistados, um índice que vem caindo gradualmente, assim como a expectativa de piora da situação econômica, que está em seu nível mais baixo. A preocupação com a renda da família também recuou, de 44% para 40%. Esta é a última pesquisa Quaest antes do início da propaganda eleitoral e do pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 28 e 31 de julho, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. Até novembro de 2022, serão 24 rodadas de pesquisa nacional, cada uma delas implicando em duas mil coletas domiciliares face a face, realizadas nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios.

Lula pode vencer no 1º turno
Lula pode vencer no 1º turno

A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA). A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Lula pode vencer no 1º turno

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Lula pode vencer no 1º turno

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD)

Lula pode vencer no 1º turno

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
CNPJ: CNPJ 10.712.481/0001-11
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio