Localiza Aluguel de Carros
Localiza
Localiza
Localiza Aluguel de Carros
Localiza Aluguel de Carros
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Localiza

Categoria Excelência – Locadora de Veículos/MG – 80,5%,0% das respostas válidas

Fundada em 1973, em Belo Horizonte, a Localiza começou sua atuação como uma pequena agência de aluguel de carros com apenas seis Fuscas usados na frota, mas com o sonho de construir uma grande empresa com capacidade de oferecer bons serviços com qualidade e diferenciação aos clientes.

Anúncio

Hoje, 48 anos depois, a companhia se consolidou como uma robusta plataforma de negócios de mobilidade composta por aluguel de carros (Localiza Aluguel de Carros), que inclui também o franchising de aluguel de carros; gestão de frotas (Localiza Gestão de Frotas); e uma rede de pontos de vendas de carros desativados da frota para consumidores finais (Localiza Seminovos).

Com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) desde 2005, a empresa contabiliza mais de 11,80 milhões de clientes de Aluguel de Carros, 11.687 colaboradores, 612 agências distribuídas em 408 cidades de cinco países (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Paraguai) e uma frota de 289.193 carros. Atualmente, é uma das 20 marcas mais valiosas do país, avaliada em 45,3 bilhões de reais no 1T21.

A Localiza foi uma das empresas que mais cresceu em participação dos colaboradores
A Localiza foi uma das empresas que mais cresceu em participação dos colaboradores

A empresa compreende o importante papel de seus fundadores, colaboradores e clientes para a construção do legado que carrega e de todas as conquistas alcançadas ao longo destas 4 décadas de história. Por isso, adota um planejamento estruturado e de logo prazo que a torna capaz de entender as dinâmicas e superar os desafios do mercado. Como resultado deste modelo de gestão, nos últimos 4 anos dobrou de tamanho, alcançando crescimento de aproximadamente 30% por ano.

A escalada exponencial não está relacionada apenas ao número de carros e lojas, mas também de colaboradores, atualmente mais de 11 mil. Para suportar esse crescimento, a companhia estabelece processos bem estruturados de seleção e de gestão da reputação para conquistar os melhores profissionais do mercado.

Em tempos desafiadores, o bem-estar dos colaboradores se tornou prioridade para a Localiza. Em 2020, a empresa reforçou as medidas de gestão, implementando programas de acolhimento, como incentivo a atividades físicas; consultorias psicológica, jurídica e financeira; disponibilidade de atendimento via telemedicina 24 horas; treinamentos sobre saúde emocional; e incentivo à capacitação profissional foram realizados para criar um ambiente que permitiu ao time trabalhar com harmonia e segurança em momentos difíceis. A companhia também lançou um robusto programa de diversidade e inclusão, estruturado em cinco pilares: Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência e Pessoas em Refúgio e LGBTI+.

O investimento da companhia no bem-estar dos seus colaboradores pode ser reconhecido na pesquisa de clima organizacional realizada pela consultoria Korn&Ferry, referência nesse assunto. A Localiza foi uma das empresas que mais cresceu em participação dos colaboradores – 92% de respondentes -, conquistando 85.5 pontos de favorabilidade, índice que a colocou em um grupo seleto de empresas com melhores resultados do Brasil, segundo a metodologia da consultoria.

A Localiza foi uma das empresas que mais cresceu em participação dos colaboradores
A Localiza foi uma das empresas que mais cresceu em participação dos colaboradores

A capacitação dos colaboradores também se mostrou um recurso que contribui para reforçar a saúde mental e o engajamento do time no propósito da companhia de construir o futuro da mobilidade sustentável. Em 2020, mais de 88% dos colaboradores participaram das capacitações da Universidade Localiza, que migrou os cursos presenciais para o modelo on-line, aumentando o volume, qualidade e escala dos treinamentos.

Foram 103.136 horas de capacitações, uma média de 9,26 horas por colaborador. As iniciativas tiveram, ainda, 97% de índice de satisfação da plataforma e mais de 300 cursos ofertados. O número de acessos à Universidade aumentou quase sete vezes em relação ao ano anterior, passando de 25.867 para 174.814. Cuidar da saúde, do bem-estar e da segurança dos colaboradores sempre foi prioridade da Localiza e continuará sendo feito neste ano.

A busca por resultados sustentáveis sempre esteve alinhada à estratégia da Localiza. Com a evolução do conceito e a ampliação do foco em ESG, a companhia tem se destacado no mercado nacional e estrangeiro como uma empresa de práticas consistentes nas frentes ambiental, social e de governança.

Entre os reconhecimentos conquistados, foi considerada a melhor empresa ESG da América Latina pelo ranking internacional Institucional Investor nos últimos dois anos e citada recentemente como world class no tema pela Financial Times.

Recentemente a Localiza publicou seu terceiro relatório de sustentabilidade com os resultados alcançados em ESG em 2020. Além do Global Reporting Initiative, a Localiza também utilizou nesta edição a metodologia Sustainability Accounting Standards Board (SASB), visando oferecer mais clareza e transparência para as iniciativas realizadas no ano passado.

O relatório revela pela primeira vez a nova matriz de materialidade da companhia, revisada e atualizada em 2021. Esse movimento é parte da evolução também do Programa de Sustentabilidade, para que a Localiza continue tratando de temas importantes e atuais para a empresa, colaboradores, mercado e sociedade. Os temas priorizados e elencados dialogam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, do Pacto Global da ONU, do qual a Localiza é signatária desde 2017.

A matriz de materialidade foi traduzida em três pilares de atuação: Mobilidade Sustentável, que abarca iniciativas relacionadas às mudanças climáticas, segurança no trânsito e uso consciente do carro; Educação e Empreendedorismo, com ações de desenvolvimento do time Localiza, das comunidades onde a empresa está presente e de um ambiente mais diverso e inclusivo; e Cultura e Governança de Classe Mundial, que reforça a cultura de integridade da companhia, pautada em confiança e ética e na transparência das relações com todos os públicos de relacionamento da empresa.

ESG e transformação digital em crescimento – A Localiza continua investindo em sua agenda de sustentabilidade. No primeiro trimestre de 2021, a Companhia incluiu metas específicas nos contratos de gestão da diretoria executiva, dos membros do Comitê de Sustentabilidade e dos colaboradores envolvidos em cada frente. O Programa de Diversidade e Inclusão também ganhou tração no período. Os grupos de afinidades das cinco frentes prioritárias de atuação – raça, equidade de gênero, migrantes e pessoas em refúgio, LGBTI+ e pessoas com deficiência – iniciaram o plano de mais de 40 ações definidas para o ano.

Foi anunciado, ainda, no último mês, a ampliação do Localiza Labs, laboratório de tecnologia da Companhia, para Recife. A Localiza está construindo um espaço anexo a sua principal agência na cidade, que também é a maior de aluguel de carros do Brasil, para abrigar seus profissionais de tecnologia. O local oferecerá experiência única para os colaboradores vivenciarem de perto a dinâmica do negócio, entendendo o comportamento dos clientes e detalhes da operação, possibilitando a construção de soluções de mobilidade cada vez mais aderentes às necessidades da sociedade.

Novo CEO – O Conselho de Administração da Localiza nomeou, em 27 de abril último, Bruno Lasansky como novo CEO da Companhia. Depois de uma transição cuidadosa e planejada nos últimos anos, o executivo irá dar continuidade à transformação da mobilidade que a empresa vem promovendo no país iniciada pelos seus fundadores. Eugênio Mattar,co-fundador e CEO da Localiza, se tornou presidente executivo do Conselho de Administração da Companhia. Oscar Bernardes, até então presidente do Conselho, agora responde pela vice-presidência do órgão.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades