Livraria Leitura - Roberto Fagundes, Marcus Teles – presidente da Leitura e Carlos Alberto Teixeira
Livraria Leitura
Livraria Leitura
Livraria Leitura é a maior rede de livrarias do Brasil
Livraria Leitura é a maior rede de livrarias do Brasil
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Livraria Leitura

Categoria Excelência – Livraria/Papelaria-BH – 85,3% das respostas válidas

A Livraria Leitura é a maior rede de livrarias do Brasil. Nos últimos nove anos, a empresa triplicou o número de lojas e atualmente está presente em todas as regiões do Brasil, com 87 pontos localizados em 39 cidades. Até dezembro, estão previstas mais sete inaugurações, com crescimento entre 20% e 25% no comparativo com o exercício anterior, e expectativa de venda de 6 milhões de livros. Para 2022, quando a empresa vai completar 55 anos de atividades, a meta é ultrapassar a marca das 100 lojas, em todo o país.

Anúncio

Com essa presença abrangente no território nacional, mais de 20% da população brasileira reside em uma cidade em que a Leitura está presente. Além das lojas, outras empresas fazem parte do grupo, como a Leitura Distribuidora de Livros, o atacado de papelaria PLM, as três lojas de departamento D+Casa e Presentes e a Editora Itatiaia Garnier.

Livraria Leitura - Roberto Fagundes, Marcus Teles – presidente da Leitura e Carlos Alberto Teixeira
Livraria Leitura – Roberto Fagundes, Marcus Teles – presidente da Leitura e Carlos Alberto Teixeira

Em meio a um cenário dominado pela internet, a Leitura tem dado continuidade à abertura de lojas físicas, para proporcionar aos clientes a experiência de passear por uma livraria e escolher uma boa leitura em um ambiente cultural acolhedor. Soma-se a esse diferencial, o mix de mais de 100 mil itens. Além de livros, é possível encontrar revistas, música, material de papelaria, presentes, informática, jogos e boardgames e, ainda, listas especiais.

A presença do atendente livreiro é outro ponto que torna a experiência dos clientes ainda mais prazerosa, principalmente para aqueles que procuram títulos específicos ou necessitam de uma indicação para a escolha da obra para lazer, consulta ou estudo. As megastores também têm espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, realização de sessões de autógrafos e eventos culturais.

A presença do atendente livreiro
A presença do atendente livreiro

Mas a empresa também se adaptou aos desafios impostos pela pandemia, quando muitas pessoas redescobriram o prazer da leitura. Assim, as vendas online cresceram mais de dez vezes no período e houve investimentos em facilidades como compras por delivery, whatsapp e mídias sociais.

Inaugurada em 1967 na Galeria do Ouvidor, tradicional ponto comercial de Belo Horizonte, para vender livros novos e usados, com o nome de Livraria Lê, com apenas 40 metros quadrados de área. Com a evolução dos negócios, a Livraria Leitura foi uma das primeiras do Brasil a aderir ao conceito megastore, que consiste em lojas acima de 1.000 m² e grande variedade de produtos de cultura e entretenimento.

A Leitura é uma empresa familiar, que teve origem no sonho de 15 irmãos de uma família de Dores do Indaiá, interior de Minas Gerais.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades