Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

A ACMinas-Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais foi palco, no último dia 18, de uma verdadeira celebração em memória do mineiro Juscelino Kubitscheck, que teve sua trajetória recuperada pelas mãos e empenho do economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, Presidente/Editor Geral de MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios e Presidente da ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais.

O lançamento dos três volumes que compõem a coletânea Juscelino Kubitschek – Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI, uma obra que soma nada menos que 2.336 páginas, reuniu representantes do poder público, empresários, economistas, jornalistas e intelectuais para celebrar a vida daquele que é considerado o maior político brasileiro.

Entre os presentes no lançamento estavam o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e a cantora Glaucia Nasser, responsável por dar voz ao espetáculo “JK – Um Reencontro com o Brasil”, no qual faz um verdadeiro passeio pelos feitos e inspirações que marcaram a trajetória do mineiro, como o Plano de Metas e a construção de Brasília.

Anúncio

Momentos marcantes
A noite contou ainda com dois outros registros especiais: o lançamento, pelo empresário e presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz, da campanha para rebatizar a Avenida do Contorno, uma das principais vias da capital mineira, com o nome do ex-presidente, e a posse de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira para a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMULMIG), em momento conduzido pelo presidente da mesma, César Vanucci. Carlos Alberto Teixeira de Oliveira ocupou a vaga do intelectual, advogado e político Murilo Badaró, falecido em 2010.

Badaró, que assumiu a presidência da AML-Academia Mineira de Letras em 1998, era também um grande entusiasta do legado deixado por Kubitschek. Tanto que, em 1964, foi responsável por um discurso, no qual repudiava a cassação do então senador JK, que ficou conhecido como “Protesto de uma geração”.

César Vanucci, ao celebrar o amigo que agora assume a Academia, afirmou em seu discurso: “A Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, apoderada de regozijo, afeição e simpatia, engalana-se toda para acolher condignamente seu mais novo associado nesta solene assembleia. Uma assembleia de feérico brilho pelo seu significativo enredo e pela presença sumamente honrosa de ilustres convidados. Carlos Alberto é nacionalmente reconhecido como detentor de opulenta bagagem de conhecimentos na área dos estudos econômicos de vanguarda. É um analista econômico louvado, pode-se dizer, em verso e prosa. Amigos e conhecidos identificam, em sua rica personalidade e em seu perfil de dinâmico empreendedor, o que pode ser classificado de “santa obsessão” com relação às formulações que engendra, ancoradas em sólidos conceitos doutrinários e bom-senso, quando reivindica das gestões públicas a adoção de políticas de desenvolvimento realmente eficazes para o país”.

Vanucci afirmou, ainda, que “a publicação de Juscelino Kubitschek – Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI oferece ao presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais ensancha oportunosa para revelações que constituem motivo de orgulho muito grande para a instituição. A sede da AMULMIG, além de Casa de São Francisco, é também conhecida por Casa de JK. E por mais de uma razão, permitam-nos a gabação. Primeira razão: JK fez parte do quadro de associados da AMULMIG. Segunda razão: a sede da Municipalista, no alto das Mangabeiras, próximo à praça Israel Pinheiro, também conhecida por praça do Papa, quase no sopé da majestosa Serra do Curral, fica localizada em prédio que pertenceu a JK e que conserva nas paredes traços arquitetônicos desenhados por Oscar Niemeyer, companheiro de Nonô na epopeia de Brasília e em muitas outras vitoriosas empreitadas políticas e culturais”.

Obras já podem ser adquiridas
Juscelino Kubitschek – Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI já pode ser adquirida por pessoas de todo o país, por R$ 175, para entregas em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais; e R$ 199, para outras capitais e municípios (frete incluso). Há desconto de 10% para compras de mais de um conjunto, aceitando-se todos os cartões de crédito. A aquisição pode ser feita pelo site www.mercadocomum.com, diretamente na sede de MercadoComum em Belo Horizonte (Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja – Bairro São Pedro), pelo telefone (31) 3281-6474 ou revistamc@uol.com.br

Juscelino Kubitschek – Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI retrata, de forma inédita, um dos personagens mais importantes da política nacional brasileira, em uma obra que resgata de forma definitiva a trajetória histórica daquele que foi considerado um dos mais notórios nomes que presidiram o país.

São três volumes, que somam 2.336 páginas: Profeta do Desenvolvimento (Volume I); O Desenvolvimento em 1º Lugar – A Construção de uma Nação Próspera e Justa (Volume II); e Mensageiro da Esperança – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI (Volume III). Sobre este trabalho, o autor e idealizador da obra afirma: “Não se trata de uma obra biográfica, nem de um documento de natureza acadêmica, porque é muito mais do que simples relato e análise de sua vida”, explica o economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira.

A edição tomou, como referência básica, as publicações intituladas “JK-Cinquenta Anos de Progresso em Cinco Anos de Governo”, lançadas anteriormente por MercadoComum. A primeira, rapidamente esgotada, ocorreu em janeiro de 2006 – em comemoração aos 50 anos da posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira na Presidência da República. A outra edição, em dois volumes – 1.312 páginas, também de autoria de Teixeira de Oliveira, e com a participação de 57 outros colaboradores, teve o seu lançamento realizado em outubro de 2014.

Material inédito
Para a realização desta nova edição foram várias as colaborações recebidas ao longo de vários anos e, diversas delas, incorporadas, enriquecendo o resultado final. “Cada colaboração fluiu como num passe de mágica, trazendo sempre novos e fascinantes detalhes e informações, sobre a trajetória de JK, seu caráter de homem público, sua obsessão pelo Brasil e, principalmente, sua obra que marcou época na História do País e o alçou à condição de maior Presidente do Brasil em todos os tempos”, destaca o autor.

Neste novo estudo sobre o Presidente JK foram incorporados cerca de 400 discursos proferidos por ele, quase todos quando no exercício da Presidência da República – e, dos quais, 250 deles publicados na sua íntegra. “Muitos, ainda desconhecidos, podem ser considerados verdadeiras obras-primas sobre a política e a economia nacional. Desses discursos também foram selecionados vários textos e frases, ora publicados nesta nova edição”, completa Teixeira de Oliveira.

De acordo com o autor, quando se fala, comenta ou analisa o desenvolvimento, esta relevante expressão não poderá ser considerada, nem compreendida e muito menos imaginada, desconectada e separada de outras duas: o econômico e o social. Deve ser, ainda, compreendida em sua acepção mais ampla, nas abrangências e nas contextualizações da cultura, da política e do direito.

Pontos de vista heterogêneos e opiniões diversificadas, além de um grande número de fatos e episódios até então desconhecidos, transformam esta nova obra em uma das mais completas e fascinantes publicações já levadas a efeito no País sobre a vida e a obra do ex-Presidente JK.

Um verdadeiro compêndio sobre a vida, as realizações e a trajetória política de Juscelino Kubitschek, o Presidente da República que, pela sua obstinação, pela sua extraordinária capacidade de planejar e executar, conseguiu fazer o País crescer 50 anos em cinco. “Mais do que uma obra biográfica, este livro busca resgatar o debate sobre o Desenvolvimento Nacional para que o Brasil possa se reconciliar com o crescimento econômico vigoroso, consistente, contínuo e sustentável”, finaliza o autor.

Os livros foram editados por MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios que circula há 26 anos, sendo desenvolvida e escrita pelo economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, e têm apresentação dos renomados economistas Paulo Rabello de Castro e Luis Paulo Rosenberg.

 

Fotos: Davi Martins

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades