Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

A cidade de Contagem, em Minas Gerais, e Jiaxing, na província de Zhejiang na China, são agora duas cidades-irmãs. O acordo foi assinado em outubro, pelos prefeitos Carlin Moura e Xiao Peisheng, representando os respectivos municípios. As duas cidades são separadas por milhares de quilômetros de mar e terra. Diferentes em suas origens, histórias, idiomas, rostos, olhares e cores dos seus habitantes, agora são cidades-irmãs.

Jiaxing, com mais de quatro milhões de habitantes, é um município com grande atrativo turístico e econômico. Situada no Delta do Rio Yangtsé, a cidade atrai grandes investimentos devido a sua localização estratégica, já que fica a menos de 100 quilômetros de grandes cidades como Shanghai, Hangzhou e Suzhou. Atualmente, mantém relacionamentos comerciais com mais de 200 países e regiões.

Do outro lado, Contagem com seus 600 mil habitantes é uma importante cidade brasileira. Próxima à capital mineira de Belo Horizonte, a cidade ocupa a terceira posição na economia do Estado e a 25º na economia do país. Ela é parte do principal polo-industrial mineiro, abrigando grandes empresas nacionais e internacionais de diferentes segmentos. Possui uma grande vocação para os setores industrial, de serviços e do comércio.

Anúncio

Em discurso durante a cerimônia, o prefeito Carlin Moura destacou as semelhanças entre as duas cidades. “Contagem e Jiaxing têm grandes similaridades na vocação industrial. Ambas possuem localização estratégica, sendo de extrema relevância para o fomento da economia do Brasil e da China”. O prefeito brasileiro destacou a importância de se firmar parcerias para futuros investimentos nas duas cidades, visando a expansão da vocação industrial que lhes é comum. Moura citou frases do chinês Confúcio e do brasileiro Guimarães Rosa para falar da importância do aprendizado e ressaltou que a delegação brasileira ali presente viajou até o Oriente “para aprender com a grande nação chinesa e seu povo”.

Por sua vez, o prefeito Xiao Peisheng expressou a felicidade em receber o seu colega Carlin e toda a comitiva brasileira. Forneceu informações básicas sobre sua cidade e ressaltou que a presença humana na região consta há mais de sete mil anos. A cidade começou a ser construída há cerca de 1.700 anos. “O acordo entre nossas cidades abre novos espaços e oportunidades para diversificar investimentos e aprofundar as relações em diversos setores com Contagem e com o Brasil”, afirmou Xiao Peisheng.

Para coroar simbolicamente os laços de amizade, o prefeito Xiao Peisheng entregou ao prefeito Carlin Moura um pequeno barco que reproduz o que foi usado pelos primeiros comunistas na reunião de fundação do partido em 1921. O barco é agora o símbolo da cidade. Carlin Moura retribuiu a Xiao entregando artesanatos produzidos em Contagem por mulheres que participam do Programa de Economia Solidária. Além disso, passou às mãos do prefeito chinês a bandeira de Contagem. Para lembrar o amor dos brasileiros pelo esporte, o prefeito de Contagem presenteou o seu colega de Jiaxing com as camisas do Sada Cruzeiro e do Clube Atlético Mineiro.

Jiaxing também entrou para a história moderna da China por ter abrigado o primeiro Congresso do Partido Comunista Chinês. Em 1921, depois de serem perseguidos pela polícia política em Shanghai, que fica a 100 quilômetros dali, os delegados foram obrigados a se deslocar para Jiaxing e concluir a reunião inaugural do partido dentro de um barco, sobre as águas de Nanhu (Lago Sul). Já Contagem é conhecida como coração da indústria mineira e com sua população operária entrou para a história como a maior cidade a ser governada pelo Partido Comunista do Brasil.

 

Fiemg

A cidade de Contagem também foi representada por uma comitiva de 17 integrantes, entre representantes do governo municipal e empresários de diversos setores. Durante a cerimônia de assinatura do acordo, participou também uma comitiva da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), liderada pelo seu presidente Olavo Machado. O empresário afirmou que viajou até a China para desvendar o “espetáculo” de desenvolvimento daquele país. “Com muito prazer participamos aqui dessa oportunidade em que Contagem está se tornando cidade-irmã de Jiaxing, duas cidades importantes para o segmento industrial. O acordo vai trazer desenvolvimento maior no Brasil, com a participação dos chineses naquilo que é importante para nós: a criação de novos empregos e de novas empresas”.

Há 40 anos, o presidente da Fiemg é proprietário de uma indústria elétrica sediada em Contagem e diz acompanhar de perto o desenvolvimento da cidade. “Sempre que podemos estamos presentes para apoiar a administração municipal e o nosso prefeito Carlin, que tem se desdobrado muito em levar para Contagem justamente o que há de melhor no mundo e é por isso que fizemos questão de participar hoje aqui”, salientou Olavo.

Acompanharam o prefeito os secretários Alexis de Freitas (Desenvolvimento Econômico), Albert Plucky (Comunicação e Transparência), Paula Perim (presidenta do IPUCON), Renata Lima (presidenta da FUNDAC), Rodrigo Tomaz (vice- -presidente da Transcon), Sérgio Moraes (presidente do Instituto Brasil-China de Desenvolvimento Econômico), os empresários Olavo Machado (presidente da Fiemg), Petrônio Machado (Delp), Alberto Salum (Fiemg), João Neves (Seva), Mário Valadares (Shopping Oiapoque e Só Marcas), Osvaldo Jr (São Gonçalo), Marcos Silva (Nestlé), Marcelo Alfeu (CVN), Tércio de Souza (Patrimonial e Kayzer), Alfredo Diniz (Crea)m e Gil Diniz (Economista), além do deputado estadual Thiago Ulisses (PV). Também acompanhou a comitiva o brasileiro correspondente da Rádio China Internacional José Medeiros, residente em Pequim.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *