IPTU em Belo Horizonte: Vale a pena pagar à vista?
IPTU em Belo Horizonte: Vale a pena pagar à vista?
IPTU em Belo Horizonte: Vale a pena pagar à vista?
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Endereço

A decisão de pagar à vista depende da situação de cada um

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Belo Horizonte de 2023 sofrerá um reajuste de 5,9%. O tributo poderá ser pago em até 11 parcelas mensais a partir de 15 de fevereiro.

Mas quem optar por pagar o IPTU até 27 de janeiro terá um desconto de 6%. O desconto será aplicado entre o valor mínimo estabelecido pela Prefeitura de BH e o integral. Ou seja, quem quitar à vista terá 6% sobre o valor total. Já quem pagar somente uma parte, terá desconto proporcional à essa quantia e poderá parcelar o restante.

Será que vale a pena aproveitar esse desconto de 6% para pagar todo o IPTU à vista? Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, diz que a decisão de pagar à vista depende da situação de cada um. “Se a pessoa estiver com dívidas, é muito provável que não tenha a quantia necessária para quitar o IPTU à vista. Não vale se endividar ainda mais, seja com empréstimo, cheque especial ou cartão só para pegar esse desconto de 6% equivalente a uma taxa interna de retorno de 13,3% ao ano”, diz ele.

Mas se o contribuinte tem dinheiro suficiente para pagar o IPTU sem comprometer outros compromissos financeiros, aproveitar o desconto acaba sendo vantajoso. “Além de aproveitar o desconto superior à rentabilidade líquida da Poupança e dos CDBs com liquidez diária, a pessoa tira esse débito da lista de contas a pagar do restante do ano”, diz Liao.

O educador financeiro lembra que despesas como IPTU e IPVA são cobradas todos os anos. O ideal é que o contribuinte se planeje para conseguir ter dinheiro para quitar esses impostos à vista para aproveitar os descontos. “Se não deu para pagar à vista neste ano, não tem problema. Organize-se ao longo do ano para criar uma reserva para pagar essas contas recorrentes”, afirma Liao.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas