Inteligência artificial: a arte digital irá substituir a feita por pessoas?
Inteligência artificial: a arte digital irá substituir a feita por pessoas?
Página inicial da plataforma Midjourney, que divulga obras de arte digital promovido por sistemas de inteligência artificial (Reprodução/Midjourney.org)
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Aplicativos e ferramentas com base na inteligência artificial têm ganhado destaque em criações de obras de arte digitais ao redor do mundo. 

 

Ferramentas digitais que lançam mão da inteligência artificial têm sido cada vez mais utilizadas na criação de obras de arte digitais. Com uma breve descrição em texto, é só dar um comando e uma arte prontinha com os elementos citados está pronta em segundos. Essa tecnologia em prol das artes visuais e plásticas tem sua importância reconhecida por uns, mas é questionada por muitos artistas plásticos ao redor do mundo.

 

Recentemente, nos Estados Unidos, um homem chegou a ganhar um concurso de arte com uma pintura digital feita desse jeito. Conhecida como “Midjourney” a plataforma usada pelo vencedor do concurso usa a inteligência artificial para criar qualquer imagem a partir de uma descrição rápida.

 

“Esses algoritmos se baseiam em dados e há fonte de dados, de imagens já conhecidas, que vão ser manipuladas para poder gerar uma saída nova. Na área das imagens já existem milhares de bancos de dados que fornecem essa informação. Especialistas em tecnologia e artes visuais são unânimes em dizer que apesar desses recursos estarem disponíveis e gerarem bons resultados, a arte produzida por robôs, não vai substituir a produzida pelos seres humanos”, destaca Gleudson Júnior, professor de Pós-Graduação em Tecnologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas